Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

WhatsApp e Facebook são ferramentas eficientes para follow-up?

Odiado por muitos assessores e repórteres, o follow-up é uma etapa importante para garantir de que a pauta sugerida chegou até quem deveria e que foi compreendida, independente do resultado final.

O follow-up recebe muita resistência de ambas as partes porque pode ser invasivo. E ninguém quer ser invadido ou invasor, correto? Acontece que muita coisa mudou nesse processo nos últimos anos.

Plataformas de mensagens instantâneas como o WhatsApp e o Messenger do Facebook aumentaram as possibilidades na hora do follow-up. Falamos um pouco sobre o assunto neste artigo sobre dicas na hora do follow-up. Agora é hora de entender um pouco sobre a eficiência desses meios na hora de contactar os jornalistas de redação. 

Não force intimidade!

Uma pesquisa recente do Comunique-se revelou que 95% dos jornalistas de redação preferem que o primeiro contato seja feito por e-mail quando não há intimidade. É um número expressivo e nos mostra que a grande maioria desses profissionais acredita que receber o primeiro contato de um assessor por plataformas sociais é invasivo. Temos que concordar. Assim, é importante que você construa uma relação com o repórter antes de acioná-lo por Whatsapp ou Messenger.

Uma etapa aqui pode ser infalível: pergunte! Questione o jornalista qual o melhor canal para falar com ele, além dos melhores horários para contato e os assuntos que o interessa. Isso diminuirá bastante a chance de você ser inoportuno e prejudicar a relação com o jornalista.

Abriu o caminho? Use-o!

A mesma pesquisa do Comunique-se conta que 73% dos jornalistas de redação usam redes sociais para estabelecer contato com as assessorias. Esse dado não contraria o anterior. Apenas revela que, uma vez que o canal foi aberto, é um excelente meio de contato para tratar sobre sugestões de pautas, fontes, exclusivas etc.

WhatsApp e Messenger têm a adesão que têm justamente pela agilidade no contato. E isso já foi percebido pelas redações. Muitas delas, inclusive, possuem canais de WhatsApp exclusivos para receber pautas. Você já fez o “mailing” com os WhatsApp’s dos principais veículos de imprensa com os quais lida? Saber fazer bom uso dessas ferramentas é fundamental para os assessores de imprensa que trabalham no século 21.

Não esqueça do telefone…

Muitas vezes o WhatsApp e o Messenger substituirão o telefone. Outras vezes não. Mandou mensagem nas plataformas digitais e não teve retorno? Tira o telefone do gancho e liga. O processo só acaba quando você tem o retorno de que precisa.

… muito menos do e-mail

WhatsApp e Messenger são eficientes pro follow-up? Muito. Mas são péssimos para registro. O e-mail continua sendo a melhor ferramenta para registrar o que ficou definido. Então, a conversa e negociação pode acontecer nas redes sociais, mas é aconselhável registrar por e-mail o que ficou acordado. Vai que você perde o celular e/ou o backup dele não funcione? Previna-se!

Grupos: um follow-up de guerrilha

WhatsApp e Facebook possuem grupos que reúnem assessores, repórter, produtores e outros profissionais de comunicação. Esses canais são muito eficiente para quando você precisa acionar vários veículos ao mesmo tempo, principalmente quando a sua pauta tem apelo diverso. Se não tem, o contato individual continua sendo a melhor solução.

ATENÇÃO: Grupos para assuntos profissionais são destinados a assuntos profissionais. Nada de cartão de bom dia, correntes, mensagens religiosas, foto do cachorro, do almoço e, principalmente, fake news. Somos jornalistas. Vivemos da credibilidade do que propagamos. Falamos sobre fake news neste artigo

Seja estratégico

Sabemos que pauta que é para “mailing geral” na verdade não é para ninguém. Mas isso fica ainda mais grave quando decidimos por estratégias em plataformas como WhatsApp e Facebook. Esses meios destinam-se a ações exclusivamente estratégicas. Nada de criar uma lista de transmissão com jornalistas de Saúde, Educação, Política e Esportes e enviar uma pauta com receita de bolo. Segmente.

Leia também: Follow-up : o que é e como estruturar sua cadência?

Bruno Aguiar é gestor de Comunicação e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.