Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Design Thinking e Comunicação: uma maneira de resolver problemas

Design Thinking e Comunicação: uma maneira de resolver problemas

Já faz algum tempo que o design tem se desprendido das questões estéticas, por meio do design gráfico, e tem passado a ser também visto como uma ciência, uma alternativa para solucionar problemas. Muito utilizado por empreendedores, o design thinking (pensamento do designer) surge como uma possibilidade de criar e aprimorar projetos e serviços.

Participei do 10ª Edição do Prêmio Universitário ABERJE no começo de novembro deste ano e o desafio era criar um plano de comunicação usando o passo-a-passo do Design Thinking.

O QUE É?

Design Thinking (DT) é uma metodologia para encontrar a melhor solução para o problema em questão. Normalmente ligado à inovação, o design thinking apresenta como seu maior diferencial o foco em entender o problema, muito antes de chegar à solução.

Normalmente, quando sua empresa tem um problema, a maior preocupação é em resolvê-lo a fim de causar o menor dano possível, e às vezes, passam despercebidos outros fatores que podem ser geradores de outras problemáticas. Mas isso não quer dizer que o Design Thinking seja uma atividade demorada, muito pelo contrário: a ideia é que os processos sejam aplicados de maneira rápida e reaplicados, caso necessário.

– A primeira parte é o entendimento. É o momento de avaliar todo o contexto no qual seu problema está inserido. Caso o objetivo seja criar um projeto, ao invés de resolver algo, o princípio é o mesmo: entender toda a conjuntura e coletar o máximo de informações que façam parte desse contexto.

– A segunda parte é a redefinição. Nessa etapa é importante que todas as informações coletadas sejam analisadas e sintetizadas, de forma que sejam criados padrões e uma lógica que permita a compreensão do problema em questão.

– A terceira etapa é a ideação, ou seja, é hora de pensar em soluções para os problemas/projetos. Nesta etapa é comum que ocorram brainstormings, sessão de co-criação e escuta ativa às ideias de todos que estão inseridos no processo em questão. É neste momento também que são criadas as personas (você pode ler mais sobre aqui e aqui).

– As terceira e quarta etapas são prototipagem e testes. É hora de dar o START na solução encontrada, é o momento que ideias abstratas ganham conteúdo formal e material, de maneira a ser colocada em prática. Em seguida, o momento de testes e avaliação é uma etapa muito importante para validar a solução, assim como entender se o impacto que ela teve foi o esperado. Caso não tenha sido, é hora de passar por outro processo de Design Thinking.

E A COMUNICAÇÃO?

Até agora falamos do DT para solução de problemas e criação de negócios, mas e a comunicação? Como eu disse lá no começo do artigo, o desafio do Prêmio ABERJE deste ano foi usar o DT para melhorar a imagem da BAYER.

Desde que comprou a Monsanto (empresa de agrotóxicos e sementes fortificadas), a Bayer foi duramente criticada e sentiu que sua imagem abalada por fundir-se com a outra empresa. Por fim, o desafio era criar um Plano de Comunicação que melhorasse a imagem da organização para convencer as pessoas e para que confiassem que a fusão foi pensada para a melhoria da economia do país.

Diante do desafio, usamos o DT, com foco no problema, na criação das personas e, por fim, na ideação, prototipagem e testes do plano de comunicação.

Depois do desafio, constatamos que a metodologia do DT tem tudo a ver com comunicação, seja ela interna, externa, para campanhas ou projetos mais longos e até para gestão de crises. Os processos são excelentes para pensar em Comunicação: identificação de um problema, suas barreiras e as maneiras possíveis de superá-las.

No caso da Bayer, nosso grupo entendeu o contexto do agronegócio e agrotóxicos no Brasil, desde sua movimentação do PIB no Brasil até os discursos de quem é contra essa área. Decidimos atuar com pessoas que não entendem muito sobre o agronegócio e que poderiam ter posições favoráveis ao assunto: um jovem estudante e uma mulher dona de casa. A partir daí criamos ações online e offline que abordariam a temática do Agronegócio no Brasil e mostrando as vantagens da aquisição da Monsanto pela Bayer.

Entendemos, por fim, que por meio do Design Thinking podemos pensar especificamente no problema a ser resolvido, criar personas que representem o público-alvo de interesse e desenvolver estratégias que resolvam o problema em questão criando projetos, ações e planos de comunicação mais assertivos.

Leia também: O que você precisa saber para promover inovação em sua empresa?

Larissa Sampaio é estudante de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília (Comorg/UnB) e estagiária no Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.