Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

O que é serendipidade e como ela pode ser aliada da comunicação estratégica?

A primeira vez que ouvi falar em “serendipidade” foi em 2012, enquanto tomava um sorvete na “Serendipity”, em Las Vegas. Lembro de ter achado a palavra estranha e acho até que, na época, nem havia uma tradução conhecida em português. Agora, em 2025, ela voltou à minha vida, desta vez no contexto do trabalho.

Serendipidade, que nada mais é do que aquela descoberta feliz, inesperada e aparentemente acidental, foi tema de um dos debates que acompanhei recentemente em um evento sobre sustentabilidade, em São Paulo. Saí de lá refletindo: acaso e estratégia, pilares aparentemente opostos, poderiam andar juntos na comunicação?

O que acontece, então, quando combinamos comunicação estratégica e serendipidade? A resposta é simples: surgem oportunidades com enorme potencial.

Quer ver um bom exemplo?

Um dos nossos clientes no Conversa, Gabriel Granjeiro decidiu, junto conosco, criar um canal no YouTube. A ideia era transformar seus artigos semanais mais lidos em vídeos para expandir sua marca pessoal e atingir novos públicos.

Poucos meses depois, ele conheceu uma aluna aprovada em concurso público que havia estudado com a tecnologia e os professores da sua empresa, e cuja história de vida merecia ser contada.

O que fizemos? Em vez de apenas escrever um texto e adaptá-lo para vídeo, decidimos testar o formato de entrevista no canal. O resultado foi tão bom, que a proposta original do canal evoluiu para entrevistas semanais com alunos aprovados. Hoje, já são mais de 400 vídeos, quase 9 milhões de visualizações e 171 mil inscritos. Confira aqui.

Em resumo: o plano de ampliar a presença no YouTube encontrou uma história de aprovação marcante e, desse encontro, nasceu algo inesperado: um programa de entrevistas de enorme sucesso.

E agora? Como incorporar a serendipidade à comunicação estratégica na nossa rotina profissional? Tenho alguns palpites.

Criar ambientes propícios para trocas espontâneas, por exemplo, aumenta muito as chances de insights valiosos surgirem. Uma curadoria aberta, que inclua vozes diversas e perspectivas não óbvias, pode surpreender positivamente e resultar no “inesperado relevante” que sua comunicação precisa.

Manter a atenção ao inusitado também pode ser muito eficaz. Sabe aquele comentário casual de um cliente que normalmente passaria despercebido? Ele pode ser exatamente o ponto de partida para uma grande ação de comunicação.

Além disso, construir planejamentos flexíveis e capazes de acolher o que ainda não sabemos é fundamental. Se um conteúdo viralizar de forma inesperada, sua equipe estará com a prancha na mão para surfar na onda do engajamento?

No fim do dia, abrir-se ao inesperado e saber aproveitá-lo pode transformar os resultados do seu planejamento em inovação — e essa, sim, muda o jogo de uma marca.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.