Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

As agências serão engolidas por consultorias?

A discussão veio à tona no ano passado, quando se tornou incontestável a convergência entre empresas de consultoria – que tradicionalmente indicavam alternativas para melhorar os resultados de organizações baseando-se em análises de dados – e agências de comunicação, que também notaram a importância da análise de dados para o sucesso das estratégias de marketing digital.

Hoje, não faz mais sentido contratar uma agência com finalidade única de propor um briefing e direção de arte, mas sim, planejar todo o posicionamento da empresa, desde a comunicação com seu público até a análise dos dados gerados a partir da percepção do que foi comunicado.

No começo de maio participei do Planner Summit, um evento para apresentar e discutir tendências com planejadores de comunicação. O evento paulista, realizado pela Media Education, trouxe um painel em que abordava a entrada das consultorias no mercado de comunicação.

PLANNER SUMMIT

O publicitário Rafael Ziggy, que hoje trabalha no braço de Comunicação da consultoria Accenture, compartilhou sua experiência ao trocar uma agência de publicidade por uma empresa de consultoria que, anteriormente, era focada apenas em negócios.

A percepção de Rafael é que a concorrência entre essas organizações começou a existir porque, até pouco tempo atrás, falava-se apenas em mídia offline e a presença digital não tinha relevância na visibilidade de uma marca.

Entretanto, à medida em que o marketing torna-se cada vez mais aliado dos dados e da tecnologia, as agências de comunicação estão começando a se adaptar a esta tendência e criar um novo eixo de trabalho que é bastante similar ao da consultoria empresarial. Muitas agências já discutem com seus clientes estratégias e desafios de negócios e suas consequências do ponto de vista de comunicação, com rigor analítico.

HÁ ESPAÇO PRA TODO MUNDO

As agências que não optarem por uma estrutura de profissionais de consultoria “in-house” terão de mostrar que entendem de estratégia de negócios e o papel da tecnologia em marketing para acompanhar as consultorias.

Já as consultorias terão de se esforçar na criação de soluções inovadoras e criativas para os desafios de seus clientes, tendo em vista que a estética e criatividade ainda são partes essenciais para o sucesso do marketing.

É evidente que tanto as agências de comunicação quanto as consultorias terão de se adaptar a este novo modelo de comunicação a fim de oferecerem serviços mais completos a seus clientes. Entretanto, você, dono de agência, não se desespere: há espaço pra todo mundo!

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Larissa Sampaio
Estudante de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília (Comorg/UnB) e estagiária no Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.