Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

O que a comunicação organizacional ganha com o Programa para Jornalismo do Facebook?

Em janeiro, o Facebook anunciou o seu mais novo programa de apoio ao jornalismo, que consiste em desenvolvimento de produtos, novos treinamentos e ferramentas para promover as práticas jornalísticas na rede e formar novos (e melhores) leitores digitais.

A empresa de Zuckerberg informou que o projeto Facebook para Jornalismo será construído em parceria com grandes veículos como Washington Post, Fox News e El País. As ferramentas atuais devem ser melhoradas para atender à imprensa, como o Live (vídeos ao vivo), fotos em 360º e a melhoria do recurso Instant Articles para os veículos de comunicação (este recurso é aquele que possibilita a leitura de uma notícia, na versão mobile, dentro do próprio Facebook, sem precisar abrir o navegador). Estes parceiros vão ajudar, ainda, na construção de novos formatos para “contação de histórias”.

Além disso, parcerias com universidades vão garantir cursos que ajudem o jornalista a utilizar melhor o Facebook e ações de fomento às notícias locais e à mídia independente.

O Programa de Jornalismo

Este programa do Facebook surge também como uma resposta aos ataques no final do ano passado, quando parte da imprensa e outras instituições norte-americanas atribuíram às notícias falsas no Facebook um peso de contribuição à eleição de Donald Trump para presidência dos Estados Unidos.

O Facebook caminha em um projeto para ter maior controle em relação à publicação de notícias falsas, e, no início deste mês, começou a alertar os usuários brasileiros sobre como identificá-las.

Mark Zuckerberg Facebook
Mark Zuckerberg Facebook

Este novo programa, que contempla essas e outras iniciativas, é uma boa alternativa para tornar a participação da imprensa mais presente na rede. Inclusive, o programa anuncia que um dos objetivos da parceria com educadores e pesquisadores da área é continuar os esforços para impedir a divulgação das notícias falsas na rede (news hoaxes).

Sob um ponto de vista otimista, o The Facebook Journalism Project ajuda a promover a circulação de informações, as boas práticas jornalísticas e até pode ser um começo na conscientização sobre o consumo e o compartilhamento de informações (embora isso demande um caminho bem mais audacioso e que envolva diversos outros atores. Falarei sobre isso no próximo artigo).

Mas, finalmente, o que as assessorias de comunicação ganham com esse programa?

A melhoria das ferramentas como o Live beneficia não só os veículos tradicionais, mas qualquer usuário que utilize o recurso, e isso inclui as organizações. Vídeo é o formato que faz mais sucesso nas redes hoje. Um estudo da Cisco Forecast projetou que 69% do tráfego da Internet, em 2017, vai ser realizado em vídeos; a previsão para 2019 é de 80%.

De acordo com o Facebook, as pessoas tendem a comentar 10 vezes mais em posts do Facebook Live do que em outros vídeos. Ainda que com alguns problemas de transmissão, o Facebook Live precisa ser considerado dentro das estratégias de assessoria de imprensa, seja na transmissão de um evento do cliente para os seus públicos ou ainda, por exemplo, na negociação de cobertura desse evento pela imprensa. E não podemos nos esquecer do recurso recente que a galera do Zuck trouxe do Snapchat: o Stories. Esta é uma boa alternativa para perfis gerenciados por assessores e profissionais de social media.

Além disso, com o Facebook dando mais espaço para as matérias dos veículos nas timelines dos usuários, é possível ampliar a visibilidade da inserção dos clientes. Mas, para isso, é necessário que as estratégias de assessoria de imprensa se estendam para a rede social.

Um novo entendimento sobre as páginas dos veículos no Facebook

Este programa demonstra o quanto o Facebook reconhece a importância da presença dos veículos de comunicação em sua rede. Sendo assim, as organizações precisam encarar os perfis institucionais da imprensa, de jornalistas e de influenciadores como veículos de comunicação com potencial para repercutir o tema além dos canais tradicionais.

E esse entendimento está diretamente ligado às estratégias de assessoria de imprensa. Ao construir a estratégia de follow-up, por exemplo, o assessor de imprensa deve levar em consideração que a notícia do seu cliente pode ser postada tanto na versão impressa do jornal como em sua página no Facebook com milhares de seguidores. É uma forma de multiplicar a audiência daquela inserção e promover o engajamento sobre o tema de interesse do cliente.

Outra maneira é dando visibilidade aos clippings nas páginas institucionais dos clientes no Facebook, como já falei em outros artigos.

Parece óbvio, mas é algo que ainda está bem distante da realidade de muitas assessorias no Brasil. Contar com um programa que estimule a divulgação e o consumo de notícias reais na rede pode contribuir para que a comunicação organizacional valorize mais o direcionamento das ações de assessoria de imprensa para o ambiente digital.

Leia mais sobre o programa de apoio ao jornalismo do Facebook.

Leia também: Devo investir em influenciadores digitais?

Kadydja Albuquerque é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócia do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.