Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

7 aplicativos gratuitos para você ser mais organizado e produtivo

Na semana passada falamos sobre como o e-mail tem se tornado um grande acúmulo de lixo eletrônico e, por isso, acaba perdendo espaço para novas ferramentas de produtividade e organização profissional.

Além de serem mais produtivas, essas ferramentas estão inovando a Comunicação através da tecnologia. Por isso, no artigo desta semana, seguiremos no assunto e listaremos algumas dessas plataformas que te auxiliarão a ter uma comunicação corporativa mais eficiente, mais organização na execução de suas tarefas e, com isso, mais produtividade.

1 – Slack

O Slack se parece bastante com Messenger, WhatsApp, Telegram etc. Mas não se engane. Ele é muito mais que uma plataforma online de conversação. A troca de mensagens no Slack acontece em espaços conhecidos como Times, que geralmente têm o nome das empresas. Ele funciona como o macroambiente no qual todas as comunicações da empresa ou de um projeto acontecerão. E você, enquanto usuário, pode participar de mais de um Time: o da sua empresa, o de parceiros e de outros projetos. É possível, inclusive, criar subgrupos para uma empresa. Você pode dividir, por exemplo, uma organização por setores: administrativo, jurídico, comercial, produção etc. Assim, as conversas sobre cada área, com debates e decisões, estarão distribuídas de forma mais organizada.

Há outro detalhe que faz do Slack um grande fenômeno. É possível conectar a ele dezenas de aplicativos e serviços. Você pode, por exemplo, conectar seu Google Drive e compartilhar documentos com as pessoas de um canal ou, no caso do Twitter, definir que o canal de suporte técnico receberá sempre uma cópia de todas as mensagens direcionadas ao Twitter da empresa. Outra possibilidade é ligar o MailChimp para acompanhar as pessoas que se inscreveram ou saíram do seu mailing.

O Slack é gratuito e está disponível para iOS, Android, Windows e Microsoft.

2 – Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas bastante conhecida. A plataforma é muito versátil e pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário. Você pode utilizá-lo para organizar tarefas do trabalho, planos de viagens, estudos, entre muitos outros projetos.  Por se moldar aos objetivos de cada usuário, o Trello pode ser tanto usado por uma pessoa como para trabalhos em equipe. Em resumo: é o fim do post it.

O Trello é um site que pode ser acessado por, praticamente, todos os navegadores. Ele é totalmente em inglês e gratuito. Você também pode acessá-lo por meio de aplicativos do Google Play e do iTunes – e até mesmo no app de Windows 8 e de Kindle Fire.

Primeiramente, é preciso entender o layout do Trello e como é a disposição das informações no serviço. O seu cadastro é composto por diferentes “Boards”, que são quadros que reúnem diversas listas e informações. Logo ao fazer o login no site, você se depara com todos os “Boards” dos quais faz parte, podendo criar mais alguns.

Acesse o Trello aqui.

3 – Asana

Asana é uma plataforma online e gratuita de gerenciamento de tarefas colaborativa. É possível criar e administrar trabalhos, convidar amigos para formar um grupo de colaboração e controlar tudo por meio de quadros e colunas capazes de dividir as tarefas de forma organizada e prática. Funciona no modo web e no formato de aplicativo para Android e iOS.

O sistema do Asana dispõe uma interface totalmente limpa e intuitiva. O objetivo do programa é ser rápido, acessível e eliminar o trabalho de ter que organizar tarefas. Ou seja, elimina a perda de tempo que se vê em grandes projetos com tarefas de rotina que demandam muito tempo, além de locomoção, como a produção de planilhas e agendamento de reuniões. Com uma interface simples e intuitiva, o usuário pode delegar tarefas, estipular prazos, seguir ou não projetos e tarefas específicas, tudo isso sustentado por relatórios detalhados.

4 – Brewster

Brewster é um aplicativo voltado para quem precisa reunir diversas informações sobre todos os contatos. Dessa forma, ele funciona como uma espécie de agenda eletrônica digital, resumindo os dados dos seus amigos.

É possível sincronizar o software com vários serviços diferentes, como o Facebook e o Twitter. Além disso, também há a possibilidade de usar Gmail, LinkedIn, Foursquare e os contatos do próprio smartphone. Ele ainda encontra contatos duplicados e ajuda você a conferir sempre os dados mais recentes de todas as pessoas da sua lista.

Disponível para Android e iOS.

5 – Do.com

Suas reuniões de trabalho não precisam ser improdutivas. Esta ferramenta organiza todas as suas pautas e fica de olho em quanto tempo cada assunto está ocupando. É possível gerenciar um calendário de reuniões e inserir detalhes de decisões tomadas em todos os encontros profissionais que você tem.

Disponível para iOS, OS X e versão Web.

6 – Doodle

Pedro pediu uma reunião para segunda-feira, 9h. Paula só pode à tarde, Cristiano sugeriu terça e outras três pessoas estão aguardando alguma definição. O Doodle é um serviço que vem exatamente para acabar com isso. Ele traz uma maneira de agendar eventos de todo o tipo de forma muito mais descomplicada, já que, no lugar de precisar perguntar a data pessoalmente para cada um, tudo o que você precisa fazer é criar um evento, enviar para os convidados e deixar que eles escolham quando é melhor, na forma de enquete.

Disponível para Android, iOS e versão Web.

7 – Get Sh*t Done!

Já imaginou se suas tarefas fossem apresentadas como um trailer de filme? “Uma pessoa, uma missão, 2 horas”. Bom, esse é o Get Sh*t Done!. Ele também usa frases motivacionais e provocativas como “Procrastinação é para franguinhos” ou “Heróis também precisam de descanso”.

Além disso, um cronômetro faz contagem regressiva até que a tarefa seja realizada. Para os mais ansiosos isso pode ser meio aflitivo, como quando nos filmes alguém precisa desarmar uma bomba-relógio. Também é possível programar punições ou recompensas, o que serve de grande incentivo.

O aplicativo está em inglês e só disponível para Android.

Espero que estas dicas sejam úteis e possam deixar o seu trabalho mais organizado, sua comunicação mais eficiente e, no que depender da última dica, até mais emocionante.

Leia também: Redes sociais: 10 ferramentas essenciais para trabalhar em 2020

Bruno Aguiar é gestor de Comunicação e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.