Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como a Comunicação Interna pode humanizar as relações de trabalho?

No mundo corporativo, a humanização das relações de trabalho é uma inovação necessária e que já começa a ser vivida em algumas organizações. Uma estratégia eficiente para humanizar as relações de trabalho é instituir a visão de que o funcionário pode contribuir como alguém que tem opiniões e vivências que podem beneficiar a organização, que integra a empresa estrategicamente e ajuda a construir seus significados internos e imagem perante o mercado.

Muito desse trabalho é atribuído aos setores de RH, mas existe uma ferramenta – tão importante ou mais – subutilizada: a Comunicação Interna. Daí você se questiona: “mas o que a Comunicação Interna tem a ver com isso?”. Tudo. A decisão de humanizar o ambiente e relação de trabalho pode ser vertical, mas a alta gestão precisa de um meio para que isso aconteça. A Comunicação Interna é esse meio. O papel da Comunicação Interna é ser fomentadora na construção de novos sentidos dentro das empresas. E atuar nesse processo é basicamente a sua vocação.

Pela Comunicação Interna é possível migrar de um modelo mecânico, centrado nos processos, para um modelo mais orgânico, em que as pessoas são o centro, o que pode trazer as empresas para um novo patamar, no qual novos desafios são descobertos vertical e horizontalmente e devem ser superados.

Se você quer que a sua Comunicação Interna seja eficiente e humanizada, essas dicas são para você!

1 – Conheça o seu público

Não tem como humanizar sem conhecer. Faça pesquisas internas para traçar o perfil dos seus funcionários e colaboradores. Possivelmente você terá vários perfis, por isso é necessário entender o perfil principal e secundários. Você pode dividir por setores, mas contribui mais dividir por meios de comunicação. Afinal, você quer ser assertivo com 100% dos destinos, correto?

2 – Comunicação para todo mundo, não é para ninguém

Agora que você traçou os perfis é preciso definir a forma mais eficiente de se comunicar com cada um deles. Essa etapa passa por meios de contato e linguagem e outras variáveis. É preciso considerar o que é mais efetivo e, dependendo do caso, ter meios tradicionais e inovadores para o mesmo fim.

3 – Comunicação eficiente tem diálogo

Não adianta a Comunicação Interna só ser emissora e não ouvir. É preciso criar um mecanismo para que os feedbacks cheguem, inclusive anonimamente. E nem todo mundo que gere a Comunicação Interna precisa ter acesso a isso.

4 – Deixe que os colaboradores se conheçam…

Além da empresa conhecer os seus funcionários e colaboradores, é preciso que eles se conheçam entre si. Muitos podem pensar em um grande happy hour ao ler isso. É possível, mas pensando de forma mais colaborativa, rodadas de apresentações por setores (internos e entre si) é o que pode ser mais eficiente. Nesse momento você já terá os perfis traçadas, então saberá como não fazer da ocasião um momento tediosozZzzz.

5 – … e elas a você

Agora é hora de apresentar a parte de baixo da pirâmide à parte superior. Una os gestores, divididos por áreas ou juntos, e deixe que funcionários e colaboradores tenham acesso e conheçam as pessoas para quem trabalham. Tem alguém lá em cima guiando o futuro profissional dessas pessoas e é importante – e legítimo – que elas o conheçam. Essa estratégia é usada erroneamente apenas em gerenciamentos de crise. Mas lembre-se: uma relação saudável tem que ser vivida na alegria e na doença.

6 – Não tem comunicação sem ponto final

Quando você abre canais de contato direto com seus funcionários e colaboradores, é possível que cheguem demandas inesperadas a você. Uma vez abertas, elas precisam de resolução. Mesmo que a resolução seja uma negativa para o proposto. É assim que se constrói uma relação de confiança e transparência. E validar a construção coletiva é muito importante em Comunicação Interna.

Existem muitas outras etapas a ser consideradas nesse processo de humanização das relações de trabalho, mas elas adentram as peculiaridades das organizações. Se você seguir as aqui listadas – com a ajuda de profissionais na área – você certamente saberá identificar e definir a melhor estratégia e forma de condução.

Também é possível que sua organização não tenha tantos funcionários e colaboradores e ache que essas dicas não são para você. Então, aqui vai outra dica: são, sim. Resguardadas as devidas proporções, isso pode ser aplicado em empresas com, no mínimo, duas pessoas envolvidas. Mesmo que elas sejam sócias.

Leia também: 10 estratégias para fazer a comunicação interna da sua empresa

Comunicação Interna: o gestor é o carnal da vez nas empresas

Bruno Aguiar é gestor de Comunicação, concludente na especialização de Gestão da Inovação e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.