Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

8 erros comuns na Comunicação Empresarial

Em mais de 10 anos de experiência trabalhando com comunicação nas organizações, não é difícil perceber que determinados erros são cometidos com alguma frequência por empreendedores e empresários. Por isso, no artigo desta semana decidi listar os mais comuns – e mais graves – para que você reflita: isso está acontecendo no meu negócio? Como posso melhorar minhas práticas em comunicação?

1 – Deixar a comunicação com o “sobrinho”

Qualquer um pode tentar fazer um transplante de coração, mas não é qualquer um que saberá como fazer funcionar. É preciso um especialista para isso. Com comunicação não é diferente. O seu amigo, sobrinho ou cunhado pode te auxiliar em processos de comunicação, mas, se não for um especialista na área, dificilmente alcançará os resultados que você precisa. Se você precisa de um site, por exemplo, é necessário um designer criando o layout, um programador à frente da programação, jornalistas produzindo o conteúdo e fotógrafos profissionais registrando as imagens, pelo menos. Um time desses pode garantir a entrega de um material estrategicamente pensado para obter os melhores resultados.

2 – Não alinhar a estratégia ao público

Se o seu público é jovem, feminino e antenado, a sua comunicação precisa ser pensada estrategicamente para atingi-lo. Você pode fazer uma campanha digital, ativar influenciadores nas redes sociais, criar um aplicativo e outras estratégias. Mas se você não sabe que tipo de comunicação seu público consome, ou mesmo não o conhece, provavelmente sua comunicação não é eficiente. Escrevemos recentemente sobre como construir a buyer persona do seu negócio. Confira aqui

3 – Esquecer o público interno

Funcionários, fornecedores e parceiros também são públicos importantes. Muitas vezes até mais importantes do que o público externo. Ter estratégias pensadas para eles é essencial e deixar isso de lado pode ter um custo muito atual. Falei um pouco sobre o assunto em um artigo recente. Leia aqui

4 – Ignorar as redes sociais…

Empresários e empreendedores mais tradicionais têm costume de ignorar a relevância das redes sociais para os seus negócios. Muitos, inclusive, preferem ficar de fora. Mas aqui vai uma notícia: sua empresa está nas redes sociais mesmo que você ache que não. As pessoas compartilham experiências e opiniões. Se você fica de fora, só abre mão de tentar gerenciar o que as pessoas estão falando sobre você. Kadydja Albuquerque, sócia do Conversa, falou sobre o assunto aqui

5 – … e novas tecnologias

O e-mail ainda é uma ótima ferramenta de comunicação corporativa, mas novas plataformas, principalmente de produtividade, surgiram e podem tornar o trabalho mais ágil, organizado e eficiente. São ferramentas que unem diversos recursos no mesmo espaço. Confira alguns deles em artigo que escrevi. Clique aqui

6 – Não respeitar as estratégias planejadas…

Planejar a comunicação é algo essencial para garantir a sua eficiência. Já estamos convencidos disso, correto? Assim, uma vez planejada, as estratégias devem ser concluídas e as etapas respeitadas. Isso não quer dizer que as ações não possam ser revistas no meio do caminho. Revisão, inclusive, é uma etapa que deve ser prevista em um planejamento de comunicação. O que não pode acontecer é, uma vez feito, o planejamento ser colocado em uma gaveta e esquecido. O planejamento funciona como um mapa. Ele mostra para onde a organização pretende chegar e o caminho perseguido. Deixe-o bem visível e lembre de revisitá-lo periodicamente. Entenda mais sobre o assunto neste artigo que escrevemos recentemente. 

7 – … inclusive em gerenciamento de crise

Ninguém quer passar por uma crise de imagem, mas uma vez que ela acontece, as estratégias planejadas devem ser executadas. Você conta com profissionais da área para executar todas etapas da melhor maneira possível. Não deixe que a ansiedade tome conta e resulte em decisões precipitadas. Evite que a crise se alastre ou gere novas a partir de ações realizadas sem planejamento. Escrevi um artigo sobre isso e você pode conferi-lo aqui

8 – Achar que investimento em comunicação é desnecessário

Investir em comunicação é investir na imagem do seu negócio e sua sustentabilidade. Ver como um gasto desnecessário só torna o processo mais difícil e moroso. É possível que você não consiga investir imediatamente em todas as frentes de comunicação necessárias, mas não fazer nada é a pior decisão a ser tomada. Planeje, divida os investimentos por etapas e avalie os resultados. Com o tempo você terá mais clareza de onde devem estar seus maiores esforços e do que se mostra mais eficiente para a sua organização.

Leia também: O que é comunicação empresarial e por que adotar esta estratégia?

Bruno Aguiar é gestor de Comunicação e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.