Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

O que eu aprendi com um vendedor ambulante sobre comunicação

Fui a São Paulo para um congresso, quando vi o melhor exemplo de planejamento de comunicação da minha carreira. O mais engraçado é que essa aula de empreendedorismo não aconteceu dentro de um auditório ou durante alguma palestra, mas sim no meio da rua.

Estava dentro de um Uber quando o motorista parou em um sinal vermelho em uma rua larga abarrotada de carros. De canto de olho vi um ambulante, cheio de tralha na mão, vindo certeiro em direção ao carro e rapidamente fomos abordados: “Você é um Uber? Você pode me dar um cartão seu por favor?”

O motorista simpático respondeu: “Poxa amigo, eu não tenho”.

Eu achei que a conversa ia terminar por ali. Mas o vendedor ligeiro tirou uma caixinha do bolso e falou: “Então te encontrei na hora certa. Eu vendo 100 cartões por 20 reais. Ele já vem com a logo do Uber e com espaço para você colocar o seu nome e seu telefone”.

Na hora o motorista sorriu, entregou o dinheiro bem em tempo de o sinal ficar verde. Saiu de lá cantando pneu e me falou: “Eu estava precisando mesmo, mas nunca tive tempo para fazer”.

O que podemos aprender com o vendedor de rua?

Identifique seu público-alvo: Primeiro ele observou o público local para identificar quem era um potencial cliente. Nesse caso ele optou por vender em uma rua larga, em uma cidade conhecida por seu trânsito. Por isso, ele estava preparado para qualquer necessidade de um motorista. Desde cartões para Uber e Táxi, como cabos de carregador de celular portátil, e tantas outras coisas que não consegui nem identificar.

Conheça o seu público-alvo: Ele mostrou ter criado referências para reconhecer de longe um carro de Uber, como o fato de não ter ninguém sentado ao lado do motorista, por exemplo. No caso dele, que consegue falar com apenas um carro a tempo de o sinal abrir novamente, é crucial não perder tempo com quem não tem demanda por seus produtos.

Crie uma demanda: Já vi muitos camelôs com carregador de celular e outros apetrechos para carro, mas o maior diferencial dele não foi apenas os produtos disponíveis, mas sim a abordagem. No momento que ele pediu um cartão e o motorista não tinha, ele criou uma demanda. O motorista pensou, poxa, se ele realmente fosse um cliente em potencial, eu teria perdido uma oportunidade. Esperto, logo em seguida, o vendedor entregou a solução.

Algumas semanas depois, em Brasília, eu presenciei um exemplo contrário. Um ambulante que não fez sequer uma análise de mercado. Fiquei com pena quando vi um senhor vendendo abridor de coco, entre os carros, em uma cidade que nem praia tem.

Como aplicar esses ensinamentos na minha empresa?

A lição mais importante aqui é: você deve descobrir o que motiva os seus clientes. Para isso, o primeiro exercício é identificá-los para conhecê-los bem. Não adianta querer atirar para todos os lados e dizer que seu público-alvo é um bairro inteiro. Um planejamento de comunicação para estudantes do ensino médio de escolas públicas no entorno será completamente diferente de um para estudantes de uma pós-graduação no plano piloto, apesar de ambos serem da área de saúde.

Nem sempre é preciso ficar horas no sol, no meio da rua, como os vendedores que eu vi, para fazer essa pesquisa de mercado e entender a sua clientela. Hoje em dia é possível acompanhar o mercado de dentro de casa, na frente da tela de um computador, por meio das redes sociais. O importante é perceber o mercado, suas necessidades e suas diversas nuances, e não perder o timing. Empreender é realizar.

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Júlia Carneiro é assessora de imprensa do Conversa Coletivo, formada em Jornalismo e especialista em Gestão de Projetos. 

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.