Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

7 passos para produzir um ótimo planejamento de Comunicação

Vira e mexe a gente defende aqui a necessidade de conduzir as ações de Comunicação do seu negócio de forma planejada. Nossa sócia Kadydja já escreveu aqui um artigo com orientações estratégicas para um planejamento bem feito e que, realmente, ofereça respostas às demandas da empresa. Hoje, resolvi apresentar os passos para que este processo seja construído com o envolvimento da equipe e sem traumas.

1. Envolva todos os setores

Para trazer à tona o que de fato importa e ser abrangente, completo, um planejamento estratégico de Comunicação precisa ser construído com a participação de representantes de todas as áreas de uma empresa ou fatalmente não será executado e cairá no esquecimento. Representatividade realmente importa e envolver as equipes desde o início vai estimular seu engajamento na hora de executar o que for planejado, além de enriquecer muito o produto final.

2. Contrate uma assessoria externa

Todo planejamento estratégico precisa passar por uma avaliação e revisão profunda do que já existe e está em funcionamento. Isso pode significar mexer em questões incômodas, em feridas não cicatrizadas e pontos frágeis que, provavelmente, não serão expostos a colegas, mesmo com a promessa de sigilo. Trazer um time de profissionais de fora para conduzir o processo certamente facilitará seu desenvolvimento.

3. Crie um ambiente seguro

Para que todos possam expor questões centrais e apontar soluções possíveis, você precisará criar um ambiente seguro e de confiança. Por isso, avise a todos que um novo planejamento de Comunicação está sendo produzido e que um time externo vai circular pela empresa com este objetivo. Assim, você minimiza as chances de boatos quando essas pessoas forem vistas em ação.

4. Faça entrevistas individuais

Depois de decidir que pessoas de cada área participarão do planejamento mais ativamente, deixe que a assessoria externa convide-as para entrevistas individuais em profundidade. O ideal é providenciar um ambiente confortável e dar ao colaborador o tempo necessário para que ele fale sobre todos os assuntos sem pressa. Garantir (e manter!) o sigilo do que for dito é essencial para que a conversa flua.

5. Teste processos

Você desconfia de que algo não funciona bem? Use a assessoria externa para testar seus processos com simulações de situações reais que precisam ser verificadas. Esses testes trarão insumos importantes para gerar os insights de ações que irão compor o planejamento.

6. Avalie o que for proposto

Agora que a busca ativa de informações foi feita, é hora de sentar com a assessoria externa para conhecer e alinhar as propostas. Nesta fase, mais restrita à equipe que toma as decisões estratégicas na empresa, é fundamental separar um bom tempo livre – de preferência fora do horário e do ambiente de trabalho – para que todos dediquem sua máxima atenção às discussões que vão orientar o documento final.

7. Socialize as informações

Para que possa ser executado, o seu planejamento estratégico de Comunicação precisa ser conhecido. Parece óbvio, mas muitas empresas não cumprem a etapa de tornar público para seus colaboradores aquilo que foi planejado. Se você conseguiu passar bem pelas etapas anteriores e envolveu seu time desde o começo, não deverá encontrar muitos problemas para realizar esta etapa.

DICA EXTRA! Corresponsabilize a equipe

Compartilhe as informações, explique como tudo foi feito, esteja pronto para ouvir novas sugestões e defina responsáveis pela execução e monitoramento de ações.

Lembre-se: o planejamento não tem fim em si mesmo. Ele é o guia orientador do trabalho que está apenas começando. Mãos à obra!

Descubra: Conteúdos para bombar nos stories

Rodrigo Rocha
Especialista em Comunicação nas Organizações e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.