Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Extraia os melhores resultados do seu evento corporativo

A tecnologia resolve muitos problemas práticos e facilita o relacionamento da sua empresa com clientes, potenciais clientes, parceiros e fornecedores. Mas ela jamais será capaz de trazer 100% dos retornos que o olho no olho é capaz de alcançar.

Mais confiança – e até uma certa intimidade – são alguns dos benefícios do contato presencial proporcionado por um bom evento. Se ele for associado a uma estratégia de comunicação bem feita, melhor ainda.

O que você pode esperar de um evento corporativo? Depende do seu objetivo. De modo geral, ele serve para:

– Projetar e reforçar a imagem de credibilidade da organização;
– Dar visibilidade a temas de interesse;
– Pautar a imprensa e influenciadores;
– Cativar clientes e fidelizá-los;
– Melhorar o relacionamento da empresa com seus parceiros e fornecedores; e
– Promover a integração entre os colaboradores da organização.

Por onde começar

Local, convite, decoração, infraestrutura, buffet, atrações, brindes…. Organizar um evento pode dar muito trabalho, mas nenhuma dessas coisas é mais importante do que a resposta à seguinte pergunta: qual o propósito do evento que quero realizar?

Isso pode, em princípio, parecer óbvio. Mas, somente após o exercício de descrever o que se quer como resultado e que será possível dimensionar corretamente cada item necessário.

Para ajudá-lo a tirar o melhor proveito do seu próximo evento, separei algumas dicas essenciais e exemplos do que fazer a partir do seu objetivo.

Fortalecer laços com clientes

Tão importante quanto conseguir clientes novos é manter os que você já possui, certo? Por isso, ao convidá-los para um evento, certifique-se de que eles não apenas serão expostos às novidades que você pretende apresentar, mas também serão reconhecidos como parte do sucesso da sua empresa.

O que fazer? Clientes antigos recebem um bônus para usar o novo serviço e sua empresa pode mostrar a experiência e seus resultados.

Ampliar o networking

Gerar novos negócios, formatar parcerias e desenvolver projetos são, sem dúvida, excelentes frutos a serem colhidos a partir da realização de um evento. Pense em como proporcionar essas oportunidades, crie situações que estimulem a interação e use o momento para prospectar.

O que fazer? Promover uma rodada de apresentações pode ser uma oportunidade para que desconhecidos se tornem parceiros.

Gerar leads para conversão futura

Você não necessariamente conseguirá vender seu produto num evento, mas ele é uma excelente oportunidade para gerar leads, ou seja, para captar contatos, compreender interesses e, a partir daí, construir uma relação que possa se converter em vendas reais num momento posterior.

O que fazer? Se você estiver realizando um curso, colete dados dos participantes e informações sobre seus interesses. Eles serão o insumo necessário para abordagens futuras.

Motivar seus colaboradores

Manter um time unido, engajado e disposto é um desafio para qualquer empresa. Eventos de integração – formais ou mais descontraídos – trazem a sensação de pertencimento e importância que todo mundo gosta de sentir em seu ambiente de trabalho.

O que fazer? Promova rodadas de apresentação e brainstorm entre setores seguidas de um bom happy hour.

Por fim (este artigo já ficou grande demais! rs), seja visto e lembrado

Muitas vezes os empresários e executivos ficam tão concentrados em sua atividade que esquecem de mostrar o que estão fazendo. Isso pode ser perigoso porque, ainda que você seja o melhor no seu ramo, é possível que haja gente da concorrência captando seus clientes apenas por se mostrar mais. Pense nisso e não perca tempo!

O que fazer? Com as mensagens definidas, o suporte de uma assessoria especializada pode fazer toda a diferença entre um evento de sucesso e um fiasco. Profissionais da área serão capazes de identificar todas as necessidades e dimensionar cada pedaço do seu evento, otimizando resultados e custos, e permitindo que você se concentre no seu business, sem distrações.

Aqui no Conversa a gente tem um time pronto para ajudar você a planejar, organizar, executar e comunicar o seu evento. Fale com a gente!

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre eventos corporativos

Leia também: Por que o mundo e as marcas se renderam aos GIFs?

Rodrigo Rocha
Especialista em Cibercultura e Gestão da Comunicação nas Organizações, e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.