Neste dia 26 de janeiro, o Conversa faz 6 anos, e me desafiei a fazer um exercício de olhar para nossa trajetória como uma forma de ajudar outros empreendedores a terem novos olhares sobre os caminhos das suas empresas.
Importante: este é um artigo menos sobre dicas de empreendedorismo para atingir o sucesso (que é bem relativo) e mais sobre acolher seus desafios e acreditar nos movimentos importantes para seguir empreendendo.
Em primeiro lugar está quem constrói a história ao seu lado
Clientes, faturamento, rentabilidade, processos, etc. etc. etc. Nada disso é possível (ou sustentável) se não olharmos para a equipe. No Conversa, a nossa maior preocupação é garantir uma cultura forte, de respeito à diversidade e ao protagonismo dos proseadores (como são chamados).
Para isso, em 2019, iniciamos um processo de rebranding que não contemplou apenas uma nova identidade visual e um novo posicionamento de marca, mas também definiu valores e deu início a um processo de revisão da cultura da empresa com foco nas pessoas.
Por sermos, hoje, uma agência 100% remota, o desafio de manter a nossa cultura viva é ainda maior, mas vencê-lo diariamente é nossa prioridade. Compartilho com vocês os valores que nos movem:
Viva a diversidade!
Respeitamos, valorizamos e abraçamos as diferenças. Estamos sempre atentos a inserir essa pauta da diversidade em nossos processos seletivos, na formação de grupos diversos (Mulheres e LGBTQIA+) e também na discussão estratégica com nossos clientes.
Relações ganha-ganha-ganha
Tem que ser bom para a empresa, para o cliente e para a equipe. Buscamos sempre oferecer novas oportunidades de projeto primeiro a quem está conosco; estudamos como executar o projeto com a flexibilidade necessária que a pessoa necessita e garantimos a liberdade para criar e sugerir melhores formas de realizar.
Impactar positivamente
Comunicamos para construir um mundo melhor e ajudar a fazer as pessoas tomarem melhores decisões para suas vidas. Então sempre nos preocupamos em enxergar o poder transformador da comunicação e levar a discussão de pautas importantes para nossa equipe e para os nossos clientes. Este ano, vamos retomar o ConversAção, o nosso projeto probono de apoio a instituições sociais, por meio do qual ofertamos nossos serviços de forma gratuita por um período de três meses.
Seja transparente; jogo aberto
Somos o mais claros possível com nossa equipe. Sem mistérios, sem deixar dúvidas, ainda que tenhamos que tratar de assuntos espinhosos. Temos uma cultura de feedbacks periódicos em que revisamos e implementamos ações coletivas e individuais com base nesses ciclos de conversas. Periodicamente realizamos reuniões de alinhamento sobre novidades e a gestão do Conversa.
Colaboração, aprendizado, evolução
Não há crescimento empresarial sem crescimento individual. O Conversa incentiva e valoriza a capacitação da equipe. Contratamos e disponibilizamos diversos cursos e sempre encorajamos a equipe a trazer demandas de capacitação. Temos encontros periódicos para dividir conhecimento como em nosso projeto Clube de Conversas. Além disso, existe sempre uma conversa sobre como cada um pode evoluir dentro da empresa, seja participando de mais projetos ou assumindo novas responsabilidades ou novas configurações de trabalho.
Reconhecimento às conquistas coletivas e individuais
Garantimos a bonificação a cada renovação de contrato com os clientes e buscamos incentivar, por meio de comissão, as iniciativas que gerem novas receitas para a empresa. Recentemente, iniciamos a construção de planos de desenvolvimento individual com avaliação e revisão periódicas.
Cada passo importa e deve ser comemorado
Começamos pequenos, trabalhando na casa dos sócios e, aos poucos, fomos migrando para um formato mais parecido com uma empresa convencional. A ansiedade de enxergar o crescimento, principalmente no início do negócio, é inevitável, mas pode ser amenizada no exercício diário de enxergar as conquistas passo a passo. E, principalmente, comemorá-las. Temos a tendência de dar maior importância às perdas, aos recuos e ao que fracassou. No entanto, é mandatório celebrar cada vitória por menor que seja para que a construção da história da sua empresa fique marcada pelos momentos em que empreender fez todo sentido.
Faça pausas para realinhar estratégias
Esse papo de que o empreendedor não deve parar, precisa estar sempre em movimento, “pra cima” e com “sangue nos olhos” deve ser enxergado com cautela. Pausas são necessárias para rever caminhos, respirar e tomar decisões mais sensatas. Vai haver momentos em que a empresa parece estar estagnada, que as perspectivas não estarão muito claras e que você vai questionar o sentido de tudo. Nessa hora, pause. Faça o exercício de olhar para trás, perceber tudo que construiu e como fazer para seguir adiante.
Conte sua história com orgulho
Você não precisa ter criado a empresa mais disruptiva do mundo para ter orgulho da história dela. Um negócio não se legitima apenas por quanto ele vale em termos financeiros. A história que você construiu é muito mais interessante e legítima quando ela faz diferença na vida das pessoas. As ações da empresa precisam ser um manifesto nessa direção para que o caminho faça sentido.
E, falando em manifesto, resgato o nosso vídeo de 5 anos. É muito gratificante saber que, passado um ano, ele segue vivo em nosso cotidiano.
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Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada