Recentemente, eu tenho visto crescer o número de pessoas que entram em contato comigo para entender como funciona o serviço de Assessoria de Imprensa. Um questionamento dos mais comuns é: “será que é para mim? O que eu faço tem apelo para a imprensa?”
Bem, essas perguntas dão outro artigo sobre como construir pautas relevantes para os veículos de comunicação, mas eu já adianto que é possível construir estratégias de imprensa sobre (quase) tudo.
Mas, para quê contratar um serviço de assessoria de imprensa? O que minha empresa ganha com isso? Não seria melhor investir esse valor em estratégias mais diretas de marketing para conseguir mais clientes e alavancar meu negócio?
Depende. Se você tem um orçamento limitado para comunicação, precisa avaliar qual é o momento da empresa e a maturidade da marca. É até possível construir relevância do zero, mas o caminho é muito mais curto quando já há uma conversa sobre a marca em outros canais, por exemplo.
O que é assessoria de imprensa?
Por mais que a palavra “imprensa”, deixe o entendimento mais fácil, não é tão simples quanto parece. Muitas pessoas confundem “Assessoria de Imprensa” com “Assessoria de Comunicação” (um termo mais amplo e que abarca o primeiro).
A Assessoria de Imprensa é uma área da comunicação (seja ela pública ou empresarial) que desenvolve ações estratégicas para repercussão positiva e espontânea de uma marca e de seus porta-vozes na imprensa.
E por que ela é tão importante e utilizada por toda grande marca? Abaixo, trago 4 motivos para pensar com carinho em investir nesse tipo de serviço.
1. Sua marca alcança novos públicos
Brand Awareness (ou conhecimento de marca) é um objetivo central em todas as ações de comunicação e, para a assessoria de imprensa, não seria diferente. Ao sair na imprensa, a marca e o porta-voz alcançam públicos que não buscaram a marca, mas passam a conhecê-la.
2. Você qualifica sua reputação por meio da construção de autoridade
Por mais que, hoje em dia, as marcas consigam dialogar com seus públicos em seus canais de comunicação, ainda é a imprensa que ajuda a legitimar a autoridade de uma marca e de seus porta-vozes. A assessoria de imprensa busca, constantemente, inserir o cliente em oportunidades que possam valorizá-lo como especialista nos assuntos sobre os quais pode falar.
Muita gente diz que o jornalismo morreu, mas são os prints de notícias que são usados para provar que algo é verdadeiro. Então, isso é fato: você pode até dizer que é uma autoridade, mas você precisa de terceiros para que validar isso.
3. Você se destaca em relação aos concorrentes
Toda empresa e todo especialista têm redes sociais. São centenas, milhares de pessoas na sua área que estão, diariamente, produzindo conteúdo e investindo em estratégias que tragam mais engajamento. Mas, quantos são ouvidos como especialistas e aparecem em reportagens relevantes? Quantos podem capitalizar isso em suas redes sociais e acelerar o processo de validação de autoridade (lembra o que escrevi acima?). A assessoria de imprensa tem o desafio de inserir os seus clientes de forma espontânea na imprensa. E por que é tão importante que essas inserções sejam espontâneas e gratuitas? Porque elas têm mais peso jornalístico que as “matérias pagas”, portanto, legitimam mais.
4. Construção de ativo social
Sair na imprensa não é algo que se esgota na publicação. Uma inserção relevante deve ser destacada nos canais de comunicação da empresa/especialista, por exemplo. Para além disso, o porta-voz começa a ser inserido em discussões importantes, com autoridade validada por jornalistas, e essa conversa vai invadindo outras searas da comunicação, como convites para participar de eventos, podcasts, etc. Mas isso acontece de forma orgânica? Nem sempre. A Assessoria de Imprensa pode abraçar estratégias de relações públicas usando os seus resultados como credenciais para aumentar o ativo social do seu assessorado.
Resumo da história: se você quer participar de conversas relevantes e aparecer em espaços que reforcem a sua autoridade, a assessoria de imprensa pode ser um investimento bastante útil.
Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada