Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

O site da sua empresa gera novos negócios?

Na década de 90, quando a Internet chegou para o cidadão comum no Brasil, estar presente no novo ambiente on-line tornou-se essencial para as empresas que queriam ser encontradas pelos seus clientes. Possuir um site, um cartão de visitas virtual, passou a ser uma necessidade, um protocolo comercial indispensável.

Com o passar dos anos, essa relação praticamente unilateral perdeu espaço e a produção descentralizada de conteúdo revelou usuários cada vez mais ativos e altivos, dispostos à interação, ao questionamento, a fazer críticas e a interagir em tempo real com as organizações. A relação entre empresas e clientes passou a ser, então, fundamentada em outro quesito: a produção de conteúdo informativo, relevante, útil.

Se hoje ninguém sequer questiona a necessidade de um site, outra pergunta continua relevante: como transformar a sua página na Internet uma importante ferramenta de vendas, ainda que o seu negócio não seja realizado por meio do e-commerce?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que a sua página tem três funções, além de servir como ponto de referência para quem quer conhecer o seu negócio ou quem já é cliente dele. Ela precisa 1) atrair potenciais clientes, 2) servir como espaço para desenvolver e manter relacionamento com eles e 3) convertê-los em clientes. Para isso, é preciso manter no radar o tempo inteiro as fases que envolvem a decisão de compra do seu produto.

Segundo o fundador do Portal Comunique-se, Rodrigo Azevedo, especialista na utilização da Internet para a geração de negócios, o cliente vive três momentos durante o seu processo de compra: a) ele tem uma ‘dor’, um problema a ser resolvido, e busca na Internet a solução para essa questão; b) neste processo, ele busca aprender sobre as opções disponíveis; e c) ao final desta pesquisa ele decide comprar.

Se é assim, do que o seu site precisa para gerar mais negócios?

1. Dialogar com as dores de seus clientes.

Conectar o seu desejo de atrair clientes com as necessidades deles é condição essencial para que seu site seja encontrado, consultado e útil. O seu cliente precisa aprender sobre algo para resolver o problema que tem, mas ele pode procurar uma diversidade enorme de empresas para isso. Então a sua página na Internet precisa fazer com que ele queira aprender com você!

Disponibilize informações úteis, mantenha um blog atualizado, envie newsletters e e-mail marketing, crie produtos como e-books para atraí-los e ofereça tudo gratuitamente nas chamadas landing pages, páginas em que o usuário faz um pequeno e rápido cadastro para baixar o que você oferta. Esta é uma excelente maneira de conseguir contato e informações sobre seus potenciais clientes e, assim, direcionar sua produção de conteúdo e posicionar-se como especialista em uma área do conhecimento.

2. Funcionar bem em qualquer dispositivo.

Seu site precisa ser responsivo e se adaptar aos diversos tamanhos de tela com uma disposição adequada das informações para que a navegação seja agradável e a leitura, fácil. O Google, inclusive, penaliza sites que não possuem essas características, prejudicando seu posicionamento na lista de resultados quando o usuário faz uma busca.

De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal, 26% dos brasileiros usam a Internet como primeira opção para se informar e 49% como segunda. Além disso, 72% das pessoas afirmam usam o smartphone como primeira opção para acessar a web, enquanto 25% ainda têm o computador ou notebook como primeira ferramenta de acesso. Seus clientes certamente fazem parte desta estatística.

3. Ser ranqueado entre os primeiros resultados.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) otimizam o seu site para obter melhores resultados orgânicos no Google. A lógica é simples: os sites de busca são a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da Internet e, por isso mesmo, têm gigantesca importância comercial.

Aparecer bem no Google é parte importante do sucesso de uma empresa, então torne o seu site mais amigável para os motores de busca. Trabalhe palavras-chave selecionadas no conteúdo do site para que ele fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. Você também pode impulsionar a sua empresa utilizando estratégias pagas, como o Google AdWords e o Google AdSense.

A soma da produção estratégica de conteúdo e do uso adequado dos componentes técnicos pode, sim, tornar o seu site uma das principais ferramentas para formar a boa reputação da sua empresa e gerar negócios, ainda que eles não sejam completamente realizados no ambiente on-line.

Leia também: Como gerar novas oportunidades de negócios com o marketing digital.

Descubra: O que você precisa saber para promover inovação em sua empresa?

Rodrigo Rocha é gestor de Comunicação e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.