Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Comunicação interna: o gestor é o canal da vez nas empresas

Uma pesquisa da SocialBase com empresas brasileiras de pequeno, médio e grande portes revelou quais são as principais tendências de comunicação interna para este e os próximos anos.

No geral, empresas de todos os portes reconhecem a importância da liderança como um canal de comunicação. O gestor foi identificado como o principal canal para as ações de comunicação interna.

Empresas de grande e médio portes, principalmente, mostram que ainda pretendem manter canais tradicionais como e-mail, mural impresso e intranet, enquanto as pequenas empresas vão na direção contrária e seguem a tendência de digital workplace, destacando a adesão de newsletters/revistas digitais (27%) e redes sociais corporativas (22%) – canais que permitam uma maior interação e agilidade na troca de informações.

Outro ponto interessante da pesquisa é que, no geral, a maioria dos profissionais de comunicação entrevistados respondeu que o orçamento para comunicação interna em 2017 deve ser maior em relação ao do ano anterior.

Isso pode ser um indicativo de que a área tem sido mais valorizada pelas organizações. A pesquisa não traz em profundidade as razões deste fenômeno, mas podemos conjecturar. Será a possibilidade de maior exposição das empresas por seus funcionários nas redes sociais? Será fruto de medidas impopulares internas a partir da crise econômica? Isso nos deixou curiosos por aqui.

Ao todo, mais de 200 empresas participaram da pesquisa, sendo 41% dos entrevistados funcionários dos departamentos de comunicação de organizações de grande porte. A pesquisa foi respondida predominantemente por gerentes e analistas nas médias e grandes empresas.

Outro dado interessante é encontrado ainda no início da pesquisa quando os entrevistados são perguntados sobre a área a qual está vinculado o processo de comunicação interna na empresa: 51% responderam que seria no RH (Recursos Humanos); Assessoria de Comunicação e Marketing se dividem ocupando o segundo local.

Mas, será que comunicação interna é uma atribuição do RH? Esta área faz parte do tripé clássico da Comunicação Organizacional e precisa ser desempenhada por profissionais de comunicação qualificados e integrados, sim, ao RH, mas não deve ser uma atribuição deste setor.

Vamos aos dados?

Principais canais de comunicação

A pesquisa da SocialBase aponta que a ampliação do investimento em canais face a face são tendência em todos os portes pesquisados.

Nas pequenas empresas, o aumento da comunicação face a face é a principal tendência, visto que gestor imediato (45%), colegas multiplicadores (42%) e alta liderança (36%) estão entre as iniciativas mais intensificadas em 2017; as médias empresas seguem a tendência, e na sequência das intensificações dos canais vêm intranet (45%), e-mail e rede social corporativa (33%).

Nas grandes, o face a face também ganhará relevância em 2017 e essa abordagem será intensificada na comunicação por gestor imediato (62%), alta liderança (59%) e colegas multiplicadores (58%). Neste público, a intranet também será bastante fortalecida (62%). Ainda merecem destaque a rede social corporativa (39%) e a newsletter/revista digital (37%).

Campanhas de Comunicação Interna para 2017

Nas grandes empresas, a tendência é utilizar canais de comunicação interna (99%) e liderança (81%) como forma de divulgar as campanhas. O destaque é em relação ao investimento que deve ser feito ao longo de 2017: quanto maior a empresa, maior a dúvida sobre o orçamento: 23% não sabem se ele será aumentado ou reduzido.

Para 95% dos participantes das médias empresas, os canais de comunicação interna serão a principal mídia para divulgação das campanhas, seguida dos gestores (82%), com seu papel de liderança comunicadora. Nas pequenas empresas, as campanhas terão os canais de comunicação interna (90%) e a liderança (69%) como principais aliados de divulgação.

Eventos internos: pequenas e médias irão investir mais

De maneira geral, as pequenas, médias e grandes empresas dizem que manterão os eventos realizados em 2016 (53%). Cerca de 35% dizem que retornarão e investirão mais do que em 2016. Porém, as grandes e as médias, onde os eventos são maiores por conta da quantidade de colaboradores, dizem que reduzirão ainda mais: 15% e 12% respectivamente.

Comunicação interna mais colaborativa

Um aspecto interessante da pesquisa é que há uma intenção de tornar a comunicação interna mais colaborativa. Essa é uma tendência mundial, que reconhece seus funcionários como usuários-mídia em potencial. Afinal, estamos diante de um cenário onde qualquer pessoa pode produzir e publicar conteúdo, emitir opiniões sobre diversos assuntos, e isso inclui contribuir para reforçar as mensagens da empresa e sugerir novas ideias.

As pequenas, médias e grandes empresas investirão mais em programas de celebração (22%). Somando-se a isso, 2017 poderá ser caracterizado por ser um ano em que muitas organizações abrirão espaços para programas que ouçam mais seus colaboradores: 17% dos respondentes irão implantar programas de geração de ideias e 16% implementarão programas de comunicação ascendente e de agentes de comunicação.

Tecnologia e ferramentas de comunicação

Pequenas e médias empresas revelam que suas empresas têm poucas ferramentas de comunicação e elas não são eficientes. Essa constatação traz um alerta. A escolha eficaz de canais é fundamental para que a comunicação interna consiga atingir seus resultados.

Em relação às tecnologias digitais que devem ser implementadas em 2017, intranet e mural digital aparecem com mais frequência em todos os portes. Nas pequenas empresas, rede social corporativa e plataforma de e-mail dividem a preferência (19%) de investimentos em tecnologia, seguido de mural digital (18%) e intranet (17%). Já as grandes desejam investir nas seguintes tecnologias para a comunicação interna: mural digital/TV corporativa (22%); intranet (20%) e aplicativos para smartphone (20%).

Comunicação interna sobre o quê?

Quando perguntados sobre os principais temas que serão abordados nas estratégias de comunicação interna, os entrevistados elegeram benefícios e programas de recursos humanos como os assuntos mais priorizados nas empresas de pequeno, médio e grande portes. Objetivos e estratégias da empresa vêm logo em seguida em todas elas. Sustentabilidade e Meio Ambiente são temas pouco priorizados entre os respondentes.

Ou seja, as mensagem priorizadas são as de RH (benefícios e programas). Em seguida, a prioridade é dada para questões que orientam os colaboradores a fazer melhor seu trabalho, seja em busca dos objetivos e estratégias da empresa, foco no cliente, produtividade, cultura, etc.

Como disse acima, temas como sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social recebem menor foco nas pautas. Avalio isso como um erro e espero que este dado não reflita o mercado, já que vai na contramão de uma tendência global corporativa de não olhar mais apenas para o próprio umbigo.

A mensagem das empresas, hoje, deve caminhar no sentido de construir valor para a comunidade à sua volta e isso passa por reforçar estes princípios com os seus colaboradores, seja para que eles exerçam estes valores como funcionários dentro da empresa ou fora dela como cidadãos.

Para acessar o eBook completo, clique aqui.
Com informações da SocialBase.

Leia também: Como a comunicação interna pode humanizar as relações de trabalho?

Kadydja Albuquerque é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócia do Coletivo Conversa de Comunicação Criativa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.