Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

O poder do e-commerce: 93% dos brasileiros conectados já compraram online

Dentro do mercado online, 93% dos brasileiros conectados já realizaram compras pela internet. É o que mostra a pesquisa inédita Consumidor Digital 2017, da Conversion. O estudo, que contou com a participação de consumidores digitais de todos os estados do Brasil e Distrito Federal, aponta tendências estratégicas ao e-commerce brasileiro. Se sua empresa tem e-commerce ou a capacidade de ter um, esses números são para você!

Outro dado inédito revela que as classes C, D e E representam 73% dos consumidores digitais, sendo que a classe C  aparece com a maior fatia: 35%. Os indicadores mostram que as compras online estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros, que têm mostrado mais maturidade digital nos últimos anos. Entre as regiões mapeadas, o Sudeste mantém a liderança no segmento de e-commerce, computando 51% das compras realizadas no país.

Quando o assunto é segurança digital, a pesquisa mostra que o brasileiro está mais confiante com as compras pela internet: 78% dos consumidores consideram seguro comprar online, sendo que 30,13% destes se sentem totalmente seguros. Para assegurar proteção no meio digital, 70% dos consumidores recorrem aos selos de segurança. Outras fontes de recomendação que se destacam são as avaliações dos usuários (66%) e endereço físico da loja online (54%).

Outros dados também identificam características importantes do consumidor digital. Segundo o levantamento, 84% dos consumidores comprariam mais se o frete fosse sempre grátis. Além disso, o cupom de desconto é considerado a melhor forma de fidelizar um cliente (77%). Pensando no comportamento de busca, na hora de iniciar a pesquisa por um produto que se deseja comprar, 78% dos consumidores pesquisam no Google.

As mulheres são maioria entre consumidores digitais, representando 52%, contra 48% dos homens. Estes 4% parece pouco, mas dentro do universo de 93% dos brasileiros conectados que já realizaram compras pela internet e dos 28% que compraram sete vezes ou mais no período de seis meses, pode ser muito relevante.

Os dados inéditos reforçam o entusiasmo da economia brasileira com o e-commerce, já que o segmento se apresenta na contramão da crise instalada em outros setores produtivos.

Confira outros destaques da pesquisa:

  •             68% dos consumidores têm entre 25 e 49 anos, onde 33,4% têm entre 35 e 49 anos e 34,2% têm entre 25 e 34 anos;
  •             As classes C, D e E representam 73% dos consumidores
  •             34% das pessoas têm gasto de R$ 151 a R$ 300 em cada compra realizada pela internet;
  •             16% das pessoas costumam fazer pedidos acima de R$ 600 no e-commerce;
  •             Para 91%, o preço no e-commerce é melhor que nas lojas físicas;
  •             54% dos consumidores digitais têm ensino superior, e 42% o ensino médio completo;
  •             28% dos consumidores fazem, em média, mais de uma compra na internet por mês;
  •             52,66% fizeram, no mínimo, quatro compras nos últimos seis meses;
  •             44,44% da classe A fizeram, no mínimo, sete compras online nos últimos seis meses;
  •             41,76% de consumidores com pós-graduação fizeram, no mínimo, sete compras online nos últimos seis meses;
  •             28% das pessoas compram por celular ou tablet regularmente;
  •             Cartão de crédito parcelado é preferido por 63% dos brasileiros;
  •             Para 70%, Reclame AQUI e Google são as principais fontes para medir reputação de um e-commerce;
  •             80% dos consumidores digitais valorizam boas fotos e ficha técnica em uma página de produto;
  •             64% dos consumidores declararam que consideram os depoimentos na página do produto como fator de influência na decisão de compra.

Vendas a partir das redes sociais:

  •             Facebook é a rede social mais acessada pelos consumidores digitais: Facebook (97%); Instagram (70%); Twitter (52%); LinkedIn (48%); Pinterest (42%) e Snapchat (36%);
  •             71% dos consumidores acessam o Facebook diariamente, e apenas 3% nunca acessam;
  •             Mulheres acessam o Facebook 14% mais que os homens;
  •             Instagram, a segunda mais acessada, tem alta adesão dos jovens entre 18 e 24 anos (51,97%) e pós-graduados (42,86%);
  •             O Twitter tem destaque entre pós-graduados (acessam 58% acima da média) e no Norte do Brasil (55% acima da média);
  •             O Snapchat tem maior adesão entre jovens (93% tem até 24 anos) e classe alta (59% de classe A).

Leia também: Usar dados para as suas estratégias nas redes sociais é um caminho sem volta. E a gente te explica o porquê.

Descubra: O que é E-commerce? Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso!

Bruno Aguiar é gestor de Comunicação, pesquisador em Markerting Digital e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.