Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Por que você precisa construir agora a buyer persona do seu negócio?

Para quem você produz seu conteúdo? Que público deseja atingir em suas estratégias? Saber as respostas para essas duas perguntas pode parecer fácil e você pode até achar que já as tem. Mas, acredite: construir a buyer persona do seu negócio é fundamental para aproveitar ao máximo todos os seus esforços — e investimentos.

O recente podcast realizado pelo Comunique-se ajudou a jogar luz sobre o assunto que, para nós, é peça-chave para o sucesso de qualquer comunicação por uma razão muito simples: sem a construção da buyer persona (ou audience persona, caso seu produto seja mais subjetivo, como conteúdo, por exemplo), você não tem como saber ao certo com quem está conversando.

Segundo Adele Revella, fundadora do Buyer Persona Institute e uma das mais respeitadas autoridades da atualidade no assunto, construir o ‘personagem do comprador’ é a estratégia mais importante para saber como atender suas necessidades e conhecer seu processo de tomada de decisões para efetuar uma compra.

Para a pesquisadora, que atua há 25 anos na formação de profissionais de marketing, a utilidade essencial do personagem do comprador é informar o que os potenciais clientes estão pensando e fazendo enquanto ponderam suas opções para resolver um problema que sua empresa resolve.

A persona ajuda a identificar as atitudes, preocupações e critérios específicos que levam os potenciais clientes a escolherem você ou seu concorrente. O propósito é entrar na mente das pessoas e entender o que elas querem saber e o que é útil para elas.

Quando você tem informações sobre o que seus compradores pensam sobre fazer negócios com você, incluindo citações verbais de pessoas que recentemente tomaram a decisão de resolver um problema similar, você tem o conhecimento necessário para atender as expectativas do seu comprador e alinhar suas decisões de marketing, definir posicionamentos, enviar mensagens eficazes e habilitar vendas efetivas.

“Quando você sabe como ajudar os compradores a avaliar sua abordagem em seus próprios termos, você constrói um vínculo de confiança que os competidores não podem combinar.”

Adele Revella, fundadora do Buyer Persona Institute

E na prática? O que isso significa em números?

Segundo a empresa norte-americana Cintell, 71% das empresas business-to-business (B2B) que ultrapassaram suas metas de vendas e de leads documentaram suas buyer personas. Ou seja, conhecê-las pode se converter, de fato, em mais vendas.

Os dados da pesquisa também revelaram que 64,7% das empresas que superaram suas metas de receita atualizaram suas buyer personas nos últimos 6 meses, contra 18,4% das que apenas bateram metas e 8,7% das que ficaram abaixo delas.

Sucesso e fracasso

O podcast do Comunique-se apresentou 2 cases relacionados ao assunto: o fracasso da Apple na venda do primeiro iPhone no Japão; e o sucesso da plataforma de envio de e-mails Mailchimp.

No caso da Apple, a venda do primeiro iPhone sem câmera (em 2007) no Japão foi um fiasco. A expectativa de sucesso era altíssima, já que o país é, tradicionalmente, um grande consumidor de tecnologia e, em 2006, havia consumido cerca de 50 milhões de celulares.

Por que, então, a Apple vendeu apenas 200 mil unidades de seu telefone por lá naquele ano? Porque não se atentou ao uso que o japonês fazia do celular, ou seja, não conhecia a sua buyer persona. Os japoneses já usavam telefones com câmera. Para eles, o iPhone (ainda sem esse recurso) não interessava.

Já no caso do Mailchimp, a forma como eles se comunicaram foi o diferencial. Eles dividiram a construção da buyer persona em duas etapas: fizeram entrevistas com a equipe da empresa para saber como eles enxergavam os clientes e foram a quatro países entrevistar os próprios clientes.

Com o resultado do material, criaram cartazes com imagens que representavam essas pessoas e adicionaram a ela nuvens de palavras. Em seguida, espalharam cartazes por toda a empresa para que os funcionários soubessem com quem estavam lidando.

A construção de buyer personas é um universo fascinante. Por isso, no próximo artigo trarei mais detalhes sobre os processos que a envolvem. Até breve!

Leia também: 7 passos para produzir um ótimo planejamento de comunicação

Rodrigo Rocha
Especialista em Cibercultura e Gestão da Comunicação nas Organizações e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.