Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como usar as redes para monitorar assuntos e sair na mídia?

Identificar pautas de oportunidade é uma das principais estratégias de assessoria de imprensa para conseguir emplacar um cliente na mídia.

Quando este artigo foi escrito (na segunda-feira, dia 18 de setembro), um dos principais assuntos comentados no Twitter era uma decisão de um juiz do DF determinando que terapias de “reversão sexual” não podem ser proibidas pelo Conselho Federal de Psicologia. Com a hashtag #HomofobiaÉDoença, milhares de usuários da rede ainda estão compartilhando notícias e opiniões sobre o assunto.

A repercussão sobre o tema vai gerar suítes (matérias complementares) e, caso você tenha algum cliente que possa falar sobre o assunto (ou você mesmo seja uma fonte), este seria um bom momento para sugeri-lo (se) como fonte.

E como este tema, tantos outros entram no agenda-setting (agendamento de temas) todos os dias. É importante que o assessor de imprensa, ou o empresário que cuida da sua própria imagem como referência em determinados assuntos, realize um monitoramento sistemático desses assuntos.

Mas, como fazê-lo? No meu artigo de hoje, darei dicas de como ficar por dentro dos principais assuntos discutidos nas redes sociais e na imprensa.

1) Twitter: trending topics pautam

O número de pessoas que usam a rede de microblog no Brasil ao menos uma vez por mês avançou 18% no país, na comparação entre o último trimestre de 2016 e o mesmo período de 2015. O país ficou na terceira colocação dos países que mais cresceram em número de usuários.

O Twitter é muito usado por veículos e formadores de opinião. É uma rede que elenca os principais assuntos em dois ambientes: em uma coluna fixa na lateral esquerda, onde é possível consultar os tópicos mais comentados (trending topics) e na seção Moments, onde são destacados os principais assuntos do dia. Além disso, a pesquisa do Twitter também categoriza por Notícias e Pessoas, e você pode escolher os tweets com maior destaque.

Você não precisa ser um tuiteiro assíduo, mas se quiser saber o que anda sendo repercutido pelos veículos e pelos internautas mais ativos da rede, precisa monitorá-lo diariamente.

2) Facebook: veja primeiro

Oito em cada 10 brasileiros estão no Facebook. Veículos e organizações também estão. A maior rede social do mundo não pode ser desconsiderada quando o assunto é monitorar o agendamento de temas. Na ferramenta de pesquisa, é possível acessar os principais artigos (notícias) sobre um assunto.

Além disso, recomendo que você siga as páginas de interesse e utilize o recurso “Ver Primeiro” para ficar por dentro do que anda sendo postado.

3) Alertas do Google

Ao pesquisar sobre notícias no Google, é possível eleger palavras-chave para criar alertas que serão enviados para seu e-mail.

Você pode definir o alerta com relação à frequência, às fontes, ao idioma, à região, e ao número de resultados que serão enviados.

4) Ative as notificações dos sites

É importante selecionar os principais portais que dialogam com o seu trabalho ou com o do seu cliente e ativar o recurso de notificações. A partir daí, é possível receber notificações em janelinhas à medida que as notícias estão sendo postadas nesses sites.

5) Crie uma rotina diária de monitoramento

Sim, todo dia. Em tempos de caos informacional, os assuntos entram e saem de destaque com muita velocidade. Quanto mais tempo você demorar a identificar os temas que estão na crista da onda, menos chance terá de emplacar a indicação de fonte.

6) Identifiquei uma oportunidade e agora?

A imprensa e as redes sociais estão falando sobre um assunto que você (ou seu cliente) domina? O primeiro passo é entender que todo buzz tem uma curva de repercussão. E é importante sentir esse timing. Não perca tempo. Formule uma apresentação da fonte (ou sua), indicando que ela é apta a falar sobre determinado assunto, eleja os veículos e entre em contato. A minha sugestão, nesse caso, é sempre fazer o primeiro contato via telefone ou whatsapp (meios mais rápidos), e depois enviar um e-mail com a indicação de fonte.

Na verdade, se você é fonte, e não assessor, o ideal é que tenha um profissional habilitado para monitorar esse agendamento e desenvolver estratégias eficientes para inserir você ou seu negócio na imprensa.

Caso queira conversar mais sobre isso, estamos à disposição! 🙂 Entre em contato conosco!

Leia também: Coletiva de imprensa: saiba quando fazer?

Descubra: 3 estratégias de comunicação imprescindíveis para uma boa comunicação

Kadydja Albuquerque é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócia do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.