Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como avaliar as redes sociais do seu negócio

A gente bate na tecla de que, periodicamente, é preciso dar um tempo no ritmo frenético do trabalho para monitorar e avaliar tudo o que se faz, especialmente em Comunicação. Como diz Lulu Santos, “tudo muda o tempo todo no mundo”.

Nas redes sociais, onde a dinâmica é mais acelerada, a importância de avaliar o resultado de cada esforço é ainda maior. Com base nas avaliações periódicas que realizamos todos os meses dos nossos clientes, decidi trazer esta semana uma pequena lista dos principais aspectos para monitorar nas redes sociais.

Algumas dessas dicas eu decido a Carola Oliveira e Laísa Guedes, integrantes do Conversa com quem tenho trocado muitas ideais e aprendido ainda mais sobre esse fascinante mundo do monitoramento de redes sociais. Vamos lá!

1. Avalie se o conteúdo produzido ajuda a atingir seus objetivos

Você quer se tornar conhecido? Atrair pessoas para seu site? Vender produtos?Quais as suas prioridades nas redes sociais? Com as respostas para essas perguntas, analise se o conteúdo que você produz está, de fato, ajudando a alcançar suas metas. De nada adianta querer gerar fluxo para o site se o que você diz nas redes não oferece o caminho para que o usuário chegue até sua página, por exemplo.

2. Verifique se sua marca está presente em todos os posts

A rede social do seu negócio serve, antes de qualquer objetivo específico, ao fortalecimento geral da sua marca. E isso só acontece se as pessoas que acompanham suas postagens conseguirem perceber pelo menos duas coisas: que aquele conteúdo tem utilidade para ela (ainda que seja pura diversão); que ele foi produzido por você (ou seja, está de alguma forma vinculado ao seu negócio e isso está claro). Não é incomum vermos algo que nos interessa e depois, ao comentar com um amigo, não sabermos dizer onde vimos, certo?

3. Entenda se seu comportamento constrói sentido

Numa avaliação períodica, é preciso monitorar o sentido que a sua marca está construindo nas redes. Se você quer ser referência em inovação, mas não traduz em seu conteúdo o quão inovador você é, dificilmente as pessoas farão essa conexão espontaneamente. Seja criativo na linguagem e formatos, mas muito ‘óbvio’ nas intenções.

4. Compreenda quais os formatos de maior sucesso

Não existe fórmula de sucesso, mas o cruzamento de dados sobre forma e conteúdo X interação e engajamento pode – e deve – orientar sua produção. O que tem gerado mais engajamento? Vídeo? Foto? GIF? Em que horários? Sobre que assuntos? O que as pessoas mais comentam? O que elas mais compartilham? Do que mais gostam? Coletar e avaliar esses dados tornará cada vez assertiva a sua produção de conteúdo.

5. Sentimentalize os comentários

Você precisa criar categorias e definir métricas de sucesso para categorizar as interações das pessoas com seus posts. Os comentários mostram um entendimento sobre a marca e o negócio? Falam de outros assuntos? Há queixas sobre o que você faz ou postou? Quantificar e categorizar essas interaçoes é uma ótima estratégia para entender a qualidade da relação dos seus seguidores/fãs com o que é produzido.

6. Monitore links

Utilizar links encurtados e monitorar a quantidade de cliques permite que você entenda se o que está sendo postado mobiliza as pessoas e gera o fluxo que você pretende para seus conteúdos. Ao anunciar um produto, por exemplo, importante saber quantas pessoas clicaram no link postado para saber mais sobre ele, certo?

7. Fique atento à canibalização de posts

Você posta em horários muito próximos? Posts menos importantes em sua rotina estão tirando a visibilidade dos que se alinham mais aos seus objetivos estratégicos? É fundamental compreender o papel de cada postagem dentro da sua meta para evitar que posts secundários canibalizem os principais e acabem diminuindo a atenção do público do que verdadeiramente lhe interessa.

Fique atento ao monitoramento de suas redes sociais e esteja pronto para mudar, testar novos formatos. O aprendizado é constante e só há um caminho a seguir: o da avaliação permanente.

Leia também: Como seria uma marca sem investir em redes sociais?

Descubra: Conteúdos para bombar as stories

Rodrigo Rocha
Gestor de Comunicação nas Organizações e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.