Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como planejar o conteúdo de suas redes sociais (e 1 tabela para isso!)

Meu objetivo hoje é simples, mas nem por isso fácil. Quero compartilhar com você algumas estratégias importantes para ajudá-lo a fazer um bom planejamento de conteúdo para redes sociais.

A primeira delas, aliás, é esta: acredite no planejamento e coloque a sua execução como meta permanente na rotina de trabalho. Mas esteja sempre pronto para o inesperado. Vamos às dicas:

1. Defina e/ou atualize a sua persona

Para dialogar com as pessoas, seu perfil nas redes sociais precisa se posicionar com personalidade. É disso que trata a persona: quem eu sou? Como eu falo? Sou formal? Informal? Quais são os meus assuntos de interesse? Como me posiciono? Sou engraçado? Sou sério? Uso gírias? Quais são as palavras da minha preferência? Quais palavras eu não uso? As respostas para estas e outras perguntas vão nortear o seu comportamento nas redes e facilitar a compreensão dos seus seguidores e fãs.

2. Estude o seu público

Se o seu negócio já está na rede (o que é muito provável), observe regularmente o perfil do público que acompanha o que você diz. Mais homens? Mais mulheres? De que idade? Quais interesses esse público possui? Essas são realmente as pessoas com quem você quer conversar ou será preciso adaptar o conteúdo para atrair um novo segmento de público? Apesar de parecer óbvio, não custa repetir: você precisa saber com quem está falando.

3. Conheça as especifidades de cada rede

Não adianta querer direcionar as pessoas para seu site publicando um link na legenda da foto no Instagram porque os textos ali não são clicáveis. Para isso, é melhor usar o Story (recurso do Instagram, Facebook e Whatsapp que permite o compartilhamento de imagens, vídeos e links por até 24 horas). Também não está entre as melhores estratégias publicar um vídeo no YouTube e compartilhá-lo no Facebook porque a entrega ao usuário será pequena: o Face não quer que você saia dele. Assim, conhecer as características de cada rede é fundamental.

4. Diversifique os formatos

Um card, uma foto, um vídeo, um GIF… variar o formato do seu post e testar o resultado deles é importante para entender como o seu público prefere receber informação. Também é importante compreender a entrega de cada formato em cada rede. O Facebook não revela publicamente o funcionamento de seus algoritmos, mas com um olhar atento você identifica, por exemplo, que os links externos têm menos alcance do que o conteúdo postado dentro da rede.

5. O que preciso dizer X o que atrai likes e cliques

Um dos dilemas de quem produz conteúdo para rede sociais é tornar atraente para o usuário aquilo que a empresa quer dizer, mas que, em algumas situações, não é necessariamente algo tão interessante para o persona do negócio na rede. Num momento como esse, é importante avaliar: é melhor seguir a linha de discurso já criada? Vale romper completamente com essa linguagem e criar algo inusitado? São avaliações subjetivas e essenciais. Um lembrete: o sucesso de uma postagem com essas características deve ser mensurado de acordo com seus objetivos do seu negócio na rede e do post especificamente. Não há uma fórmula geral de sucesso que sirva para todo mundo ou para a sua rede sempre.

6. Prepare-se para impulsionar posts

Produzir conteúdo com potencial de compartilhamento (vídeo > vídeo curto > vídeo curto engraçado > vídeo curto engraçado com meme da Gretchen…) é uma das maneiras de aumentar o alcance de suas redes, mas saiba: não existe rede social gratuita. Cada vez mais redes como o Facebook e o Instagram restringem o alcance dos posts para forçar o usuário a investir em divulgação. Já está em teste, por exemplo, a separação entre posts de amigos pessoais e páginas de empresas no Facebook. Será como se você tivesse 2 timelines: uma para amigos e outra para empresas.

7. Como organizar os conteúdos?

Para que você comece a planejar seus conteúdos, quero deixar aqui um exemplo de tabela bem eficiente para ajudá-lo a organizar as ideias, controlar os horários, redes, tipos de post, etc. O modelo prevê dois posts diários, mas fique à vontade para adaptá-lo à sua realidade.

Baixe aqui a tabela e comece agora a planejar seus posts!

Descubra: Dica para planejamento de redes sociais

Rodrigo Rocha
Especialista em Cibercultura e Gestão da Comunicação nas Organizações, e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.