Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

As 5 macro tendências da comunicação empresarial para 2018

O ano novo chegou e, com ele, novas metas empresariais. A Comunicação da sua empresa já está organizada e alinhada à sua estratégia para 2018? É hora de tomar decisões e garantir que os resultados deste ano sejam melhores que os do ano passado e não há uma receita padronizada para isso.

Cada empresa, inserida em seu ramo de atividade e em um contexto específico, demanda ações personalizadas, mas podemos adiantar algumas tendências para 2018.

Multiplicidade de canais e formatos

Dizer que o digital é o principal formato de comunicação com os públicos de uma empresa é uma afirmação óbvia. A questão é que as organizações precisam diversificar ainda mais os canais digitais de comunicação com o seu público e entregar formatos personalizados para cada canal.

Vídeo continua como o formato mais visualizado pelos usuários de redes sociais e também com maior alcance. Até 2019, vídeos serão 80% do tráfego na internet, segundo pesquisa da Cisco. Invista em ações que valorizem esse formato: vídeos produzidos, stories (histórias), lives.

No entanto, outros recursos digitais precisam estar no radar das empresas: SEO (estratégias para melhorar ranqueamento), ações para mobile, atendimento digital, comunicação geolocalizada.

Comunicação que gera impacto na comunidade

A comunicação é uma atividade-meio em uma empresa, mas ela pode auxiliar na promoção de ações que gerem impacto na comunidade onde aquela organização está inserida. As grandes empresas já entendem isso, mas é preciso que as pequenas e médias criem (ou até patrocinem) uma agenda que promova impacto social, ambiental, etc. A comunicação deve servir para além da promoção dos serviços e dos resultados da empresa.


Mais uma vez, para não esquecer: gere impacto, contribua para uma sociedade melhor, mas é importante que essas ações façam parte de um programa, sejam constantes, e estimulem a construção de uma rede de colaboradores. A partir daí, comunique essas ações e agregue valor à sua marca.

Conteúdo além do institucional

Produzir conteúdo sobre serviços, ações, programas, resultados da empresa é importante, mas cresce a necessidade das organizações “entregarem” informações que transcendam o institucional.

Para 2018, as empresas precisam investir em produção de conteúdo que compartilhe conhecimento e que sejam de utilidade para seus públicos. Isso pode ser feito por meio de porta-vozes com artigos de opinião, artigos para blog, newsletters, posts em redes sociais (e por aí vai), ou por meio da produção de pesquisas/estudos que compilem informações úteis para seus públicos e que sejam distribuídas nos canais da empresa.

Comunicação Interna: invista no gestor

Já falei sobre isso em outro artigo e citei uma pesquisa da SocialBase que traz o gestor de comunicação interna como o principal canal para as ações de comunicação interna. Apesar do estudo revelar tendências de 2017, a comunicação face a face com o gestor em cargo de liderança continua sendo uma boa aposta para este ano, aliada a estratégias de tornar a comunicação interna mais digital, imediata e com maior eficácia de retorno para a empresa e seus funcionários.

Veja os dados de 2017: nas pequenas empresas, o aumento da comunicação face a face é a principal tendência, visto que gestor imediato (45%), colegas multiplicadores (42%) e alta liderança (36%) estão entre as iniciativas mais intensificadas em 2017; as médias empresas seguem a tendência, e na sequência das intensificações dos canais vêm intranet (45%), e-mail e rede social corporativa (33%).

Nas grandes, o face a face também ganhará relevância em 2017 e essa abordagem será intensificada na comunicação por gestor imediato (62%), alta liderança (59%) e colegas multiplicadores (58%). Neste público, a intranet também será bastante fortalecida (62%). Ainda merecem destaque a rede social corporativa (39%) e a newsletter/revista digital (37%).

Assessoria de Imprensa < Relações Públicas

Este ano ainda não veremos o fim da assessoria de imprensa (e nem acredito que isso vá acontecer um dia), mas estamos caminhando para um modelo mais aberto e que abarca não apenas a mídia tradicional, mas outros atores importantes na disseminação de notícias/informações. São os usuários-mídia ou, como muitos chamam, os influenciadores digitais.

No entanto, é bom ressaltar que influenciador digital não é sinônimo de celebridade. É claro que muitas celebridades são influenciadoras, e muitos influenciadores viraram celebridades, mas o crucial para uma organização é encontrar quem são as pessoas que influenciam o seu público, e elas podem estar bem longe dos holofotes do show business.

Neste contexto, é importante para as empresas reavaliar suas estratégias tradicionais de assessoria de imprensa e partir para um escopo de trabalho que atenda mais à gestão de relações públicas.

Uma dica para inovar em sua comunicação empresarial é criar um plano de ações que encontre um equilíbrio entre os verbos “divulgar, vender, promover” e “entregar, estimular, impactar, dividir”.

Ao longo das próximas semanas, trarei mais informações sobre cada tendência em detalhe, dando dicas de evoluir e por em prática cada uma dessas tendências. Até lá!

Quer começar o ano quando um novo direcionamento de comunicação para a sua empresa? Entre em contato conosco! As melhores ideias surgem de uma boa conversa.

Leia também: 10 tendências criativas para comunicação na pandemia

Descubra: 3 estratégias de comunicação para uma boa comunicação interna

Kadydja Albuquerque é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócia do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.