Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

A batalha pela verdade: mídia é a instituição menos confiável globalmente

O estudo global EDELMAN TRUST BAROMETER 2018, realizado por uma das maiores agências de relações públicas do mundo, aponta que, pela primeira vez, a Mídia (que engloba produtores de conteúdo e plataformas) é a instituição menos confiável globalmente.

“Em 22 dos 28 países, ela (a mídia) se encontra no território da desconfiança. O Brasil (43%) está entre as nações que registraram as maiores quedas, ao lado da Índia (61%) e dos Estados Unidos (42%) – a confiança na Mídia nas três sociedades caiu 5 pontos”, aponta a pesquisa.

As fake news são fundamentais para entender essa queda. Com o aumento da produção e disseminação das notícias falsas, a instituição Mídia sofreu a perda de confiança em nível global, mas as outras instituições pesquisadas também sentiram o impacto (Governo, empresas e ONGS).

A pesquisa da Edelman traz dados interessantes sobre a relação dos brasileiros com as fake news e também sobre a confiança deles nestas instituições: 58% dos brasileiros não sabem diferenciar o que é verdade do que é mentira; 67% das pessoas comuns não sabem distinguir o bom jornalismo de boatos ou mentiras; 68% não sabem em quais políticos confiar e 48% não sabem em quais companhias ou marcas confiar; 75% têm medo que as fake news sejam usadas como armas.

Alguns outros dados interessantes da pesquisa:

  • Quando perguntados sobre o que eles entendiam por mídia, os brasileiros definiram como tudo que envolve conteúdos e também plataformas (veículos, marcas, redes sociais, buscas, curadores e influenciadores);
  • 74% dos entrevistados acreditam que os veículos de imprensa estão mais preocupados em atrair uma grande audiência do que em noticiar;
  • 71% dos entrevistados apontaram que os veículos sacrificam a exatidão para serem os primeiros a dar uma notícia;
  • 67% acreditam que os veículos apoiam uma ideologia ao invés de informarem o público;
  • 64% afirmam que está ficando difícil saber se uma matéria foi produzida por um veículo de imprensa respeitado;
  • Global: 65% recebem notícias por meio de plataformas como feeds de mídias sociais, buscas ou aplicativos de notícia. No Brasil, a confiança nas plataformas caiu 5 pontos. A maior queda foi nos EUA (11 pontos); 
  • Uma pessoa comum ainda é eleita pelos entrevistados como a pessoa mais confiável como porta-voz (70%). Ou seja, as pessoas ainda continuam acreditando e sendo influenciadas por seus pares. O porta-voz menos confiável, na visão dos brasileiros, é a autoridade de governo (28%).

Diante desses dados, a pesquisa aponta que as duas instituições que andam sofrendo mais com a descrença das pessoas são o Governo, que despencou 6 pontos, chegando aos 18%, e a Mídia, que perdeu 5 pontos, agora com 43%. Segundo o Trust Barometer, 81% dos brasileiros acreditam que o Governo é a instituição mais corrompida das quatro pesquisadas (além de mídia, as pessoas votaram sobre a confiança em empresas e ONGs).

Porém, a descrença caminha ao lado da expectativa. Os brasileiros esperam que estas instituições dialoguem com seus públicos de forma transparente. E isso é uma bela dica para nós, comunicadores, que estamos diariamente pensando como transmitir informações que provoquem engajamento em nossos públicos-alvo. A produção de conteúdo nos diversos canais de comunicação da empresa é uma ação estratégica fundamental para conseguir colocar essa transparência em prática e entregar conhecimento para os públicos da empresa sem insistir apenas na venda de serviços e/ou produtos. Não esqueçam o que diz a pesquisa: a queda de confiança na instituição Mídia também recai sobre as empresas, já que os entrevistados entendem “marcas” e “redes sociais” como parte desse grupo. No estudo completo, inclusive, é possível ver os dados também sobre a instituição Empresas.

“A confiança só será recuperada quando a verdade voltar para o centro do palco. As instituições devem atender ao apelo do público para fornecer informações precisas e oportunas e se juntarem ao debate público”, conclui Richard Edelman, presidente e CEO global da Edelman.

Acesse o estudo completo.

Leia também: A popularidade tem um preço? Conheça os fakes influencers

Kadydja Albuquerque é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócia do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.