Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

9 passos para escrever um artigo de opinião relevante

Por ser bastante pertinente, muitas pessoas escrevem artigos, o que faz com que a concorrência em diversos assuntos seja uma verdadeira guerra. Para se tornar mais relevante, alguns passos precisam ser seguidos, aumentando as chances de viralização e melhor aproveitamento do material.

Confira!

1 – Identifique uma oportunidade e um tema de domínio

Parece óbvio, mas não é. Seu artigo só se tornará relevante se você for especialista neste assunto e, salvo algumas exceções entre personalidades públicas, se sua opinião for muito requisitada, mesmo em assuntos com pouca afinidade.

Já sabe quais os assuntos onde a sua opinião é relevante? Ótimo, agora busque uma oportunidade para trazer mais noticiabilidade sobre o assunto.

2 – Esboce

Você deve ter muito para falar sobre o assunto, mas as pessoas querem ler a síntese de tudo isso. Risque, rabisque, experimente e chegue à construção mais adequada e enxuta do que quer transmitir.

3 – Embase-se

Sua opinião pode ser muito relevante, mas se for apenas palavras, a chance de ser interpretada como achismo é grande. Busque dados e validações nas opiniões de pessoas notáveis. Argumente!

4 – Não se auto referencie

Artigos de opinião não devem referenciar a empresa do autor ou o próprio autor para não tornar o texto pura publicidade. Se sua opinião for relevante e bem embasada, o conteúdo referenciará você e sua empresa de forma indireta.

5 – Seja objetivo

Chegou a hora de escrever! Lembre-se do passo dois e não se perca no meio do caminho.

6 – Desburocratize

Não adianta ter a mais relevante opinião se só você e seus pares conseguem ler o que está falando. Não estamos lidando com um artigo científico. Artigos de opinião precisam ser didáticos e palpáveis para o maior público possível. Pode acontecer de seu público ser bem específico, mas ainda assim limitar somente a ele pode inibir o compartilhamento do conteúdo.

7 – Conclua confirmando a ideia principal

As últimas linhas devem reafirmar a ideia central e resumir de forma concisa tudo o que foi construído nas linhas anteriores. Você pode se perguntar “que mensagem eu quero deixar gravada?” e fechar com call to action nesse sentido. Frases de impactos podem (e devem) aparecer nesse momento!

8 – Saiba escolher o título

Teste vários! A opção escolhida deve percorrer o caminho que você quer e ser assertivo, mesmo que você opte por algo mais lúdico e menos objetivo.

9 – Revise

Erros de ortográficos podem eliminar a credibilidade do seu artigo. Já que chegamos até aqui, não custa nada reler em busca de erros e falhas na argumentação. Se você tiver assessoria de comunicação, deixe a revisão final com ela.

Ao final desses passos, você terá um artigo de opinião bem estruturado e relevante para ser trabalhado na mídia pela sua Assessoria de Imprensa e nos seus canais institucionais pela sua Assessoria de Comunicação. Afinal, artigo de opinião de nada vale na gaveta, né?

Leia também: Por que revisão de conteúdo é tão importante para as publicações de uma empresa?

Descubra: Dúvidas sobre escrita

Bruno Aguiar é sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa e especialista em Assessoria de Imprensa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.