Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Quero divulgar minha empresa no Instagram. O que devo fazer?

Dizem que o Instagram é a rede social do momento. São 800 milhões de usuários em todo mundo, sendo 50 milhões no Brasil (e só cresce! Somos a segunda maior comunidade do mundo, perdendo apenas para os EUA). Uma das causas para ele ter largado na frente do Facebook foi a compra pelo próprio e o lançamento da função Stories, que antes era uma marca apenas do Snapchat (#rip).

Então, natural que as empresas queiram marcar presença por lá. Mas, o que fazer para atrair público e alcançar resultados expressivos? Neste artigo, reúno alguns pontos que precisam ser levados em consideração. Vamos lá?

O Instagram pode não ser para sua empresa

Sim, não é porque é a rede que mais cresce no Brasil que sua empresa precisa estar lá. O Instagram é uma rede social visual e seus usuários valorizam mais conteúdo que esteja relacionado com lifestyle (estilo de vida) e áreas agregadas como cultura, moda, turismo, artes, gastronomia, comportamento, etc.

Se a sua empresa não vai conseguir prover conteúdo nessas áreas, talvez o melhor seja focar em outras redes. Não esqueça que o Facebook tem, hoje, 102 milhões de usuários no Brasil. Ainda é um canal expressivo para empresas, apesar de condicionar, cada vez mais, resultados a investimentos. Para decidir se a rede será eficiente para sua empresa, é importantíssimo também conhecer seu público e como ele se comporta no Instagram.

Produza conteúdo (audio)visual

Encher seu perfil apenas de cards (imagens diagramadas com informações) é furada. As pessoas querem ver imagens, dia a dia da empresa, produtos bem fotografados, e o melhor recebido pelo público: vídeos.

O tipo de conteúdo mais visto no Instagram é o vídeo, com crescimento de 129% em visualizações em relação a 2016 e com produção quatro vezes maior. Não é preciso que todos os vídeos sejam profissionais, mas é importante considerar investimento em construir uma identidade para esses vídeos e que eles respeite senso estético. Não esqueça: o conteúdo que sua empresa disponibiliza está diretamente relacionado à construção da marca e à credibilidade que está (ou não) associada a ela.

Use a função Stories

A média de usuários ativos no Stories diariamente é de 290 milhões em todo mundo. Não é estranho uma marca perceber que consegue mais visualizações nos stories do que curtidas no feed. As pessoas tendem a passar mais tempo acompanhando o conteúdo temporário. Então, tenha um planejamento de conteúdo também para este ambiente.

Falando em planejamento…

Aqui no Conversa sempre batemos na tecla com nossos clientes de que o sucesso de um trabalho de Comunicação tem muito a ver com planejamento. Criar um perfil comercial no Instagram não garante que todos (a não ser sua família e amigos) vão te seguir, curtir, comentar e comprar (se sua empresa tiver a função e-commerce ativada).

É preciso estudo de público, definição de posicionamento, planejamento de conteúdo e… constância. Tem que entregar conteúdo com frequência e saber engajar seu público. E, quando somos donos do nosso negócio, às vezes fica difícil dar conta desse tal de Instagram, não é mesmo? O melhor a fazer é contratar profissionais especializados.

Sim, dá pra vender pelo Instagram!

Desde março deste ano, o Instagram habilitou a função Shopping para os perfis comerciais brasileiros. Para cadastrar sua loja virtual, é necessário integrar o catálogo de produtos na Loja do Facebook. Existem vários sites que ensinam a fazer isso.

Esta nova função permite marcar os posts com etiquetas de preços clicáveis e os interessados serão levados à loja virtual.

https://www.youtube.com/watch?v=uPTgB9eYNDM

De novo, não custa falar: faça fotos profissionais do seus produtos. Invista no visual, em fazer imagens que mostrem os seus produtos sendo usados. Assim, você terá mais chances de converter seus posts em vendas.

Alguns dados interessantes sobre o Instagram que eu encontrei no site Marketing Digital Massivo:

– A média de usuários ativos no Instagram diariamente é de 498 milhões;
– A média de usuários ativos no Stories diariamente é de 290 milhões;
– O Instagram é utilizado por 52.1% das marcas;
– A média de fotos postadas diariamente é de 95 milhões em todo mundo;
– 32% de toda a Internet mundial está no Instagram;
– Posts com pelo menos uma hashtag tem em média um aumento de 12.6% no engajamento. As hashtags são utilizadas no Instagram para agregar imagens em torno de um mesmo tema. Isso facilita aos usuários encontrarem conteúdos relacionados aos seus interesses.

Dito tudo isso, é sempre importante lembrar que qualidade é fundamental para conseguir engajamento. E construir um perfil com conteúdo de qualidade passa por pensar em estratégias, planejar ações e monitorá-las constantemente. O melhor caminho é sempre desenvolver esse trabalho ao lado de profissionais que conheçam a rede e estejam sempre atualizados em relação a novas funções e aos comportamentos dos usuários.

Descubra: Conteúdos para bombar nos stories

Kadydja Albuquerque é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócia do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.