Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como a produção de conteúdo impacta os resultados do seu negócio?

A Rock Content, uma dos maiores hubs de produção de conteúdo do Brasil, acaba de lançar mais uma edição do seu relatório sobre as tendências sobre marketing de conteúdo, ferramenta fundamental para quem não quer ficar à margem do mercado e acredita em dois princípios:

1) relevância se conquista com relacionamento;.
2) um bom relacionamento com clientes e potenciais clientes não pode dispensar o diálogo e troca de informações úteis e de qualidade.

O “Content Trends – tendências do marketing de conteúdo 2018” foi elaborado a partir das respostas a um questionário dadas por mais de 3.000 pessoas em todo o país, integrantes de empresas que já utilizam ou não o MKT de Conteúdo como ferramenta. Como ele traz muitos dados, resolvi extrair insights interessantes que podem ser utilizados pela sua empresa para expandir seus negócios. Vem comigo!

1. Quem usa

A adoção de estratégias de MKT de Conteúdo vem crescendo com o passar dos anos e, entre 2015 e 2018, passou de 67,2% para 73%. Entre os que ainda não fazem uso ainda da ferramenta, 61,8% dizem que têm a pretensão de utilizá-la.

Ou seja, se você não investir o quanto antes em MKT de Conteúdo, em breve estará isolado no mercado e terá que se esforçar muito mais para correr atrás do prejuízo.

2. Para quê?

Ok, você entendeu que o MKT é uma tendência real (e irreversível). Mas o que fazer com ele? Descomplicando, pense sempre em gerar conteúdo relevante com 3 objetivos centrais: atrair, converter e reter clientes.

Você pode fazer isso de diversas formas, sempre a partir da produção de conteúdo autoral. E quanto mais conteúdo multimídia, melhor! Invista em textos, fotografias, vídeos, infográficos, GIFs, podcasts, e-books, redes sociais… mas não se esqueça de mirar no alvo certo.

De nada adianta produzir tudo isso se seu público prefere ou está mais interessado em um ou outro formato. Concentre esforços no que interessa.

Olha só esses dados sobre empresas que adotam o MKT de Conteúdo:

– 58,8% sabem quantos visitantes mensais recebem em seus canais;
– 43,0% conhecem quantos leads (registro de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço) são gerados mensalmente;
– O MKT de Conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads para as empresas que o adotam.

3. O que isso significa?

Quando você gera relacionamento no ambiente digital, a extração de dados pode ser tão poderosa que você conseguirá oferecer ao seu cliente ou potencial cliente produtos pelos quais ele realmente se interessa.

Uma conclusão bem interessante: empresas que produzem mais de 13 conteúdos por mês conquistam até 1,8 vezes mais visitas do que as que realizam menos publicações. Além disso, possuir um blog é básico. As que usam a ferramenta recebem, em média, 2 vezes mais visitas do que as que não usam.

4. Redes Sociais

Sim, elas merecem um tópico exclusivo. Apesar de o algoritmo do Facebook exigir investimentos cada vez mais maiores para que as postagens alcancem as pessoas, ele continua sendo a rede em que as empresas estão mais presentes. 97,7% dos pesquisados disseram estar lá.

A rede de fotografias e vídeos Instagram aparece em segundo lugar (80,8%), a rede profissional LinkedIn em terceiro (61,3%) e o YouTube, segundo motor de busca mais utilizado no mundo inteiro – atrás apenas do Google -, aparece em quarta posição (51,9%).

5. Hábitos de consumo

– 98,9% consomem conteúdos de forma online;
– 89,5% acessam esses conteúdos por meio do smartphones;
– 86,7% utilizam a busca orgânica no Google para encontrar conteúdos e informações;
– 74,6% preferem consumir conteúdos por posts nas redes sociais.

Aqui, os dados falam por si e a imagem abaixo é uma das que você precisa colar na sala para nunca esquecer. Acredito, inclusive, que ela vale um artigo por si só. O que você acha?

Há muito mais dados e insights possíveis dentro do Relatório da Rock Content. Ele é realmente riquíssimo. Recomendo fortemente a leitura e quero trocar ideias com você sobre o assunto. Deixe seu comentário e vamos conversar!

Leia também: Por que revisão de conteúdo é tão importante para as publicações de uma empresa?

Descubra: Conteúdo para bombar nos stories

Abraços,

Rodrigo Rocha
Especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações sócio do Conversa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.