Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

SRM: extraia do cliente os melhores insumos para negócio

SRM

Em tempos de robôs, fake news e desinformação excessiva, o que sua empresa faz para se relacionar de forma direta e — porque não, íntima — com seus clientes nas redes sociais?

Apesar de ser uma atualização do CRM tradicional — modelo no qual um sistema é utilizado para reunir todas as informações relevantes sobre os gostos e hábitos de consumo dos clientes para a tomada de decisões empresariais — o Social Costumer Relationship Management (CRM Social) ainda deixa a desejar.

Isto porque, apesar de permitir segmentar clientes, planejar campanhas e analisar os seus processos de venda e de relacionamento, o modelo é um tanto frio e limitado porque trabalha com a coleta de dados de modo muito objetivo e uniforme, categorizando os comportamentos das pessoas de forma padronizada. A ferramenta é indispensável a uma boa estratégia de negócio, mas não basta.

Por isso, gosto tanto do que, aqui no Conversa, chamamos de Social Relationship Management (SRM). Quando adotamos esse mecanismo, partimos do pressuposto de que o trabalho “manual” de relacionamento um a um oferece resultados e percepções muito ricas. É a cereja do bolo, que subsidia a estratégia mecânica de CRM Tradicional trazendo para o conjunto de informações o que faltava: as particularidades sobre os sentimentos das pessoas em relação à marca.

Na prática, o que isso significa?

Em nossa rotina, o SRM significa ler 100% das mensagens que chegam em comentários e inboxes de redes sociais, e interagir também com 100% dos usuários que buscam algum tipo de feedback. Isso pode significar uma simples reação (like, amei, etc) ao que foi dito ou ser, de fato, um diálogo, uma troca, uma interação nível “ouro” por assim dizer.

Nessas conversas estão a riqueza do trabalho. Você consegue, em pouco tempo:

1) compreender exatamente o que seu seguidor/cliente deseja;
2) produzir insights interessantíssimos para criar novos produtos e serviços ou corrigir e melhorar os que já oferece;
3) estimular a formação de advogados da sua marca;
4) promover a sensação de proximidade e relevância para o negócio que todo cliente deseja quando consome seu produto;

Todo mundo quer se sentir especial

Esse é o grande diferencial de um SRM Social: quem está envolvido com sua marca está muito mais disposto a falar (bem ou mal) sobre ela. E seja lá qual for o tom da fala, ela será preciosa para o que você vai fazer em seguida, para os rumos que você quer dar ao seu negócio, sabe por quê? Porque você vai ter acesso às preferências e necessidades reais do seu cliente, ditas por ele, do jeito dele, com o sentimento dele naquele momento.

Quer investir no Social Relationship Management para as redes sociais do seu negócio? Converse com a gente!

Leia também: A mídia social do seu negócio não existe sem você

Rodrigo Rocha é sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa e especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.