Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como as novas mudanças no Facebook, Instagram e WhatsApp impactam sua empresa?


O Facebook vai mudar sua interface, o Instagram vai omitir os números de likes e talvez até de seguidores, o WhatsApp está expandindo suas funcionalidades para a comercialização de produtos. Sim, tudo muda o tempo todo quando se trata de redes sociais e cada mudança impacta o seu negócio.

Para ajudar você a entender as transformações anunciadas por Mark Zuckerberg na última terça, dia 30, vou fazer aqui uma primeira avaliação sobre os impactos que elas podem provocar. A ideia é permitir que você compreenda melhor e reflita sobre as decisões que precisará tomar.

Facebook: mais comunidades e interações com significado

Apesar de ter sido criada pelo hoje dono também do WhatsApp e Instagram, o Facebook parecia abandonado. Há tempos a rede não recebia grandes investimentos e não apresentava inovações. Agora, após os escândalos de vazamentos de dados e da falta de privacidade, a aposta é na privacidade, nos laços comunitários e na conexão entre pessoas.

Sim, parece uma retomada do objetivo inicial do Facebook. E isso tem a ver com o fato de que a rede foi tomada pelas empresas, perdeu seu caráter pessoal e se tornou um ambiente altamente “comercial”, provocando uma tendência de saída, migração de usuários para outras redes ou mesmo de abandono do perfil (mesmo que ele permaneça ativo). A sensação de que o Facebook está morrendo tomou conta das pessoas e torná-lo mais intimista é o caminho escolhido por Mark Zuckerberg.

A nova proposta fortalece os Stories, as publicações pessoais, os grupos e comunidades para debate de temas específicos (saudades Orkut?). Para as empresas, o estado é de alerta porque a tendência de baixa entrega de publicações nas fan pages parece ter aumentado.

O que muda:

– Mais destaque para grupos e comunidades.
– Foco em interações significativas.
– Comunidades passam a ser tão importantes quanto amigos.
– Cai o alcance e relevância de fan pages.

Para considerar:

– Será necessário investir ainda mais para conversar com os usuários?
– Qualificar os Stories será o melhor caminho?
– Sair da rede e investir em outra pode ser a melhor estratégia?

WhatsApp: catálogo de produtos e pagamento dentro do próprio app

Para quem já usa o WhatAspp Business , ferramenta repleta de recursos para facilitar o relacionamento com clientes, a novidade agora fica por conta do catálogo de produtos. Inicialmente, a implementação deve ser similar ao iFood, por exemplo, onde é possível ver e escolher os pratos que deseja comprar.

O que muda:

– Criação de um catálogo de produtos.
– Pagamento realizado dentro do próprio app.
– Haverá novidades no serviço de Stories (ainda não anunciadas).
– O envio de arquivos efêmeros (que desaparecem depois de um tempo ou de um determinado número de views, como já ocorre no Instagram, deve ser implementado).

Para considerar:

– Comece a pensar em que produtos pretende comercializar na plataforma, se já os têm ou se precisa formatá-los especificamente para isso.

Instagram: números de likes e seguidores serão omitidos publicamente

Uma das mudanças mais interessantes entre as anunciadas é, sem dúvidas, a omissão do número de likes e até de seguidores dos perfis. Calma! Os dados não serão eliminados. A ideia é que eles fiquem aparentes apenas para os donos de cada perfil. A razão para isso é curiosa: o Instagram quer contribuir para reduzir a ansiedade que a necessidade de curtidas de muitos seguidores provocam, especialmente nos adolescentes.

Se os testes forem realmente levados para o usuário final, a atenção ao conteúdo e sua qualidade pode se tornar ainda mais relevante. Posts muito curtidos ou comentados nem sempre entregam conteúdos que faz a pessoa comprar seu produto, certo? Neste sentido, a chamada métrica da “vaidade” pode dar lugar a algo mais interessante: a busca por interações realmente qualificadas e que gerem conversões.

Como poderemos, então, reconhecer influenciadores digitais? Por enquanto, o que parece é que eles terão que expor suas métricas para serem reconhecidos como tal. Todavia, uma mudança parece valorizá-los: a nova aba “Shopping”. Ela vai permitir que as compras via app sejam facilitadas e virá também com um diferencial: será possível adquirir produtos direto dos perfis dos influenciadores que os anunciarem.

O que muda:

– Número de curtidas e seguidores omitido da visualização pública.
– Nova aba shopping facilitará as transações comerciais.
– Será possível adquirir produtos diretamente nos perfis de influenciadores.

– Pagamento realizado dentro do próprio app.
– Haverá novidades no serviço de Stories (ainda não anunciadas).
– O envio de arquivos efêmeros (que desaparecem depois de um tempo ou de um determinado número de views, como já ocorre no Instagram) deve ser implementado.

Para considerar:

– Comece a pensar em que produtos pretende comercializar na plataforma, se já os têm ou se precisa formatá-los especificamente para isso.
– Intensifique e até repense a avaliação das métricas enviadas pelos influenciadores com os quais sua marca trabalha.
– Treine sua equipe ou estruture um time para trabalhar com as vendas via Instagram.
– Planeje estratégias voltadas a essa aplicabilidade da ferramenta.

Leia também: “Eu não vou investir em redes sociais”, disse o empresário enquanto comia moscas

Rodrigo Rocha é sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa e especialista em Cibercultura e Gestão da Comunicação nas Organizações

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.