Uma dúvida muito comum entre quem contrata serviços de comunicação é entender que tipos de ganho é possível ter com eles. É óbvio que eu jamais esgotaria isso num artigo como este, talvez nem numa dissertação de mestrado. Mas se tem algo que sei que qualquer cliente Conversa pode atestar é que, quando você estrutura a Comunicação no seu negócio, você consegue mexer muito profundamente em tudo o que diz respeito a ele.
Isso acontece porque comunicar pressupõe convidar as pessoas a entrar na sua casa; é atrair olhares, chamar a atenção, expor-se. Ao fazer isso, você abre as portas para tudo, inclusive aquilo que talvez não esteja funcionando tão bem.
Quando eu penso naquilo que nós fazemos no Conversa – assessoria de imprensa, redes sociais e gestão de presença digital, além de ações de relações públicas e promoção de marca -, fica muito evidente que trabalhamos de maneira central com um ativo muito, mas MUITO, estratégico em qualquer organização: a sua REPUTAÇÃO. É disso que estamos falando o tempo todo, é com isso que jogamos a cada passo dado.
Claro, existem métricas de sucesso em cada uma das nossas áreas de atuação, e nós trabalhamos com todas elas de forma personalizada. Na assessoria de imprensa, temos o dashboard em que acompanhamos o perfil dos veículos, sua audiência, a frequência da exposição da marca dos clientes, a qualidade de cada inserção, o tempo ocupado etc. Nas redes sociais, tudo é planejado para conquistar alcance, engajar o público em narrativas consistentes, aumentar as oportunidades de negócio…
Mas, o que mais é possível gerar de valor para o business do cliente que contrata uma agência? Fiz uma lista de 7 ganhos que considero essenciais observar e acredito que, se bem aproveitados, eles fazem toda a diferença no crescimento de qualquer negócio.
1. Suporte à tomada de decisões: qualquer empreendedor precisa tomar dezenas de decisões por dia. Quando a Comunicação está organizada, isso fica mais fácil, porque a pergunta passa a ser: tomar esta decisão me aproxima ou me afasta dos meus objetivos?
2. Atração de clientes em novas regiões e mercados: quanto mais eu me organizo e apareço de forma estruturada, mais chances eu tenho de ser notado de forma positiva pelos meus pares, pelos meus concorrentes e pelos meus clientes, certo?
3. Economia de recursos: claro, quanto mais estruturada e planejada for a sua estratégia de comunicação, melhor canalizada é a distribuição de recursos e mais mensuráveis podem ser os resultados.
4. Inovar e corrigir: a partir dos feedbacks recebidos nos canais de comunicação, é possível avaliar produtos e serviços, desenvolver novos, corrigir erros, revisitar e melhorar processos… tudo isso de forma ágil e eficaz.
5. Alinhamento de cultura: uma boa Comunicação também dissemina a cultura em todos os níveis da organização. Aliás, uma boa Comunicação permite identificar e corrigir distorções nessa cultura, o que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
6. Atração e retenção de profissionais: a percepção sobre a sua marca e a sua organização, desde que atreladas à realidade, são fundamentais para atrair bons nomes do mercado e para manter bons quadros no seu time. Nem tudo é sobre salário!
7. Identificação de possíveis crises: este item está muito interligado com o de número 4. Quando sabemos o que pensam e dizem a nosso respeito, podemos antever crises e preveni-las. Mas não só isso. Como área-meio, transversal, a Comunicação tem potencial para identificar riscos que não estão na superfície.
—
E aí? O que achou da lista?
Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada