Todo mundo parece querer bombar na internet. Mas, na disputa diária pela atenção do público, a busca incessante por números cada vez maiores pode ser muito desgastante e acabar atrapalhando a construção de uma marca.
E por que estamos falando disso? Porque números são importantes, mas são consequência de um trabalho estratégico e constante.
Cuidamos das redes sociais do presidente da edtech Gran, Gabriel Granjeiro, há mais de 7 anos e, há 5, lançamos também o seu canal no YouTube, o Imparável, em que ele entrevista semanalmente aprovados em concursos públicos. Sem falhar uma semana sequer, já são quase 300 vídeos publicados no canal. Além disso, alguns cortes vão para o Instagram.
Essa trajetória abriu portas para que o juiz Kleiton Ferreira, que viralizou a partir das publicações de suas audiências e tem mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram, aceitasse o convite para ser entrevistado pelo Gabriel.
Qual a estratégia, então?
- Conectamos Gabriel a um personagem com enorme presença digital;
- Antecipamos a estratégia de divulgação;
- Resgatamos o material viralizado do juiz e trouxemos uma mensagem inspiracional, que é o foco do Gabriel no Instagram, sem avisar que ele seria entrevistado;
- Nos comentários, inúmeros pedidos para convidá-lo. A partir daí, usamos trechos da entrevista já gravada para revelar que o juiz era o próximo entrevistado.
- Demos sustentação ao tema gerando identificação e quebrando o padrão de publicações do Gabriel, que usou em fotos e vídeos um elemento muito característico da persona do juiz alagoano nas redes: o chapéu de couro nordestino.
- Aproveitamos o alcance do entrevistado para colaborar com ele na publicação do corte no Instagram.
É claro que a gente fica feliz quando o conteúdo explode. Mas os aplausos são todos destinados à estratégia e à constância na produção de conteúdo.
Quer saber como a gente faz isso? Nós sempre nos perguntamos:
- O que diferencia esse cliente dos demais produtores de conteúdo do seu nicho?
- O que e como o público dele gosta de consumir os assuntos dos quais ele trata?
- Acreditamos que o conteúdo constrói tanto para a marca que deve ser postado ainda que não bombem os números?
- Quais riscos queremos correr e vamos assumir em nome da inovação?
Por trás de todo grande perfil há sempre uma estratégia bem planejada e executada.
Chame a gente no inbox ou pelo WhatsApp (link na bio) e descubra como a comunicação estratégica pode gerar excelentes resultados para sua marca.
Rodrigo Rocha é Gestor de mídias sociais e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada