O Que é a Cultura de Uma Marca?
A cultura de uma marca é a representação da sua identidade por meio dos relacionamentos entre as pessoas que integram a sua “tribo”.
Essa materialização acontece a partir de três pilares fundamentais:
- Comunicação inteligível
- Crenças compartilhadas
- Conversas estruturadas
Mas o que isso tem a ver com comunicação? Tudo!
A comunicação é o que conecta tudo isso para desenvolver a competência de conviver com as diferenças. Elas devem ser vistas como possibilidades, e não ameaças.
Para esquentar essa conversa, vamos a três reflexões fundamentais:
1. Sua marca precisa ser quem diz que é
Não adianta projetar na comunicação características que não se refletem na prática. Se sua marca se diz acolhedora, mas as relações internas e com os clientes são frias e impessoais, não há inteligência relacional.
A autenticidade é essencial. A comunicação deve espelhar a realidade cultural da organização, criando confiança e coerência.
2. A cultura são as pessoas, não um manual
A cultura não é um conjunto de regras engessadas, mas sim o resultado da interação humana. Ela se constrói a partir de:
- Participação intensa – Relacionamentos intencionai;
- Comunicação intensa – falar a partir de mim mesmo;
- Respeito mútuo – conviver pacificamente com as diferenças;
- Inovação e criatividade – desobediência geradora.
3. A cultura também é o cliente
O cliente pode não fazer parte da organização, mas é uma extensão da cultura da marca. Aqui, o desafio é entender que marca e cliente podem não compartilhar a mesma cultura específica, mas é na construção desse relacionamento que surge uma terceira cultura – um espaço comum que orienta a comunicação e fortalece a conexão.
Uma marca que investe em cultura e comunicação alinhadas não apenas fortalece sua identidade, mas também cria relacionamentos mais autênticos e duradouros – seja com colaboradores, seja com clientes.
A pergunta que fica é: sua marca está pronta para transformar diferenças em possibilidades?