Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

3 mentiras que já te contaram sobre comunicação estratégica

A comunicação estratégica é essencial para qualquer negócio que deseja construir uma marca forte e se conectar com seu público. No entanto, ainda existem muitos mitos que confundem profissionais e empreendedores. Vamos desvendar três das maiores mentiras que você já pode ter ouvido sobre o tema.

1. “É quase impossível medir os resultados.”

Mentira. Os resultados em comunicação são perfeitamente mensuráveis — desde que você utilize as métricas adequadas.

  • Quantas inserções na imprensa sua marca teve no mês?
  • Em quais tipos de veículos (jornais, portais, revistas)?
  • Quais foram os principais temas abordados?
  • Nas redes sociais, o objetivo é crescimento de seguidores, aumento nas vendas ou maior reconhecimento da marca?

Com ferramentas de análise e indicadores claros, é possível (e necessário) acompanhar o desempenho de cada ação.

2. “A agência vai te livrar do trabalho de comunicação.”

Meia-verdade. Uma agência especializada é uma grande aliada, mas não substitui totalmente o papel da empresa.

  • O que você deve fazer junto? Definir a estratégia e alinhar os objetivos.
  • O que pode delegar à agência? A operação, como produção de conteúdo e relacionamento com a imprensa.
  • Do que nunca pode abrir mão? Do monitoramento dos resultados e da avaliação contínua.

A comunicação eficiente exige parceria, não terceirização total.

3. “É só escolher um pacote no site e pronto.”

Mentira. Comunicação estratégica não é um produto pronto para consumo.

Não se trata de escolher entre o “Combo 1, 2 ou 3”, mas sim de:

  • Entender os desafios específicos da sua marca.
  • Mapear os públicos de interesse.
  • Definir objetivos claros.
  • Desenvolver uma solução personalizada — que pode incluir desde posts em redes sociais e press releases até gestão de crise e eventos.

Cada empresa tem necessidades únicas, e a comunicação deve refletir isso.

E aí, qual foi a maior mentira sobre comunicação estratégica que já te contaram?

Muitos mitos ainda circulam no mercado, mas a verdade é que uma comunicação bem planejada e executada faz toda a diferença para o sucesso de uma marca. Se você já ouviu (ou acreditou) em alguma dessas mentiras, agora é a hora de repensar e ajustar sua estratégia!

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.