Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como Lil Nas X usou o lançamento do seu álbum para apoiar os movimentos negro e LGBTQIA+

Um dos nomes mais comentados no mundo da música, atualmente, sem sombra de dúvidas, é o do rapper Lil Nas X. No dia 17 de setembro de 2021, lançou o seu álbum MONTERO e transformou o lançamento em uma série de estratégias em prol do movimento negro e da causa LGBTQIA+, duas pautas que ainda são fortemente discutidas nos Estados Unidos e no mundo.

Vamos lá?

Lançamento de tênis sem autorização

Aproveitando o hype do seu videoclipe MONTERO, o cantor, em parceria com o coletivo de arte MSCHF, lançou 666 pares do Satan Shoes, uma versão do tênis Nike Air Max 97, repleto de referências satânicas e uma injeção de sangue na bolha de ar do solado. 

O problema nisso? O rapper e a empresa responsável não tinham a autorização da marca para o lançamento, o que resultou em um processo contra o coletivo.

O julgamento a seu favor

Com toda essa repercussão, o cantor resolveu utilizar essa história como algo positivo para as causas que ele acredita. Para o lançamento do seu single Industry Baby, cujo clipe se passa todo dentro de uma cadeia intitulada MONTERO (nome do single anterior), Lil Nas X começou a utilizar as suas redes sociais para anunciar que iria ao tribunal para o processo que a Nike estava promovendo contra ele. 

No TikTok, o cantor postou um vídeo em que brinca: “Quando você tem julgamento na segunda-feira e pode ir para a cadeia, mas sua gravadora diz para você continuar fazendo TikToks”. 

No Twitter, outra rede utilizada constantemente por Lil Nas X, ele também brincou: “piadas à parte, não acredito que vou para a cadeia. quem vai fazer tweets meio engraçados sobre ser gay enquanto eu estiver fora”

Com o julgamento repercutindo bastante e os fãs apreensivos se o cantor seria ou não preso, a tag #FreeLilNasX logo chegou aos assuntos mais comentados nas redes sociais. Com receio da história ir longe demais, o rapper postou em seu canal no YouTube um prelúdio que, de fato, representa um julgamento movido pela Nike. 

O prelúdio começa com o juiz falando que está entediado, pois iria fazer o julgamento entre a Nike e um “gayzinho”. O suposto advogado da gigante esportiva segura o tênis nas mãos, passando-o pelas mãos de todo o júri, que faz diversas expressões de nojo, já que se trata de um tênis com referências satânicas. O advogado da marca, no entanto, fala que o julgamento é sobre muito mais do que um tênis, e pergunta ao cantor se ele é gay. O cantor mostra indignação do porque aquilo teria alguma relevância no julgamento, visto que trata da sua orientação sexual. O advogado então reformula a pergunta e o questiona se a mãe dele sabe que ele é gay. Ao responder que sim, uma das pessoas do júri fala “tomara que o prendam e joguem fora a chave”. Logo, o juiz dá a sentença de que o cantor irá cumprir sentença de 5 anos na prisão.

Aqui, podemos notar que o cantor faz uma crítica ao fato da orientação sexual ser algo que influencia na opinião de outras pessoas sobre quem você é enquanto indivíduo. A pergunta do advogado sobre a mãe dele saber ou não se ele é gay retrata o fato de pessoas LGBTs esconderem isso de suas famílias por ser considerado algo errado, que os pais não apoiam. Se estes não dão apoio, imagina a sociedade?

Uma das declarações do cantor sobre a música é, justamente, ressaltar para as pessoas que ele é gay. Inclusive, em um dos trechos ele canta: I don’t fuck bitches, I’m queer”. Numa tradulção livre: “Eu não faço sexo com vadias, eu sou queer”.

O cantor ainda declarou: “Eu sinto que isso foi importante, porque eu já sabia que essa música seria muito mais uma música de rap pesado. E eu sabia o tipo de público que iria escutar. Então eu quis dar certeza de quem se tratava, porque muitas pessoas têm dito, ‘Oh, bem, eu gosto da música dele, mas ele é suspeito’. Foi tipo, eu queria dar a certeza para eles que eu sou gay. Este sou eu avançando. Não foi um momento, sabe? Na verdade, não estou tentando garantir que o público que está ouvindo minha música se sinta confortável. Eu vou fazer para mim e não espero que ninguém ame”.

Lançamento do single Industry Baby

O clipe acontece na prisão, pois o cantor aproveitou a oportunidade para falar de algo bastante problemático: o sistema carcerário nos Estados Unidos. Para usar a sua voz e lutar contra algo em que acredita, a estratégia do lançamento do single foi toda voltada para arrecadar fundos para ajudar a pagar fianças de negros que tiveram seus direitos de liberdade cerceados nos Estados Unidos devido a infrações leves e que não têm condições financeiras. 

Para isso, o rapper lançou o projeto Bail X Fund, em parceria com a instituição The Bail Project, que já ajudou mais de 17 mil pessoas com assistência financeira para pagamento de fianças. O projeto também ajudará em um dos maiores objetivos do The Bail que é acabar com o sistema de fiança em dinheiro no sistema judicial estadunidense.

“Liberdade de verdade requer uma mudança real em como o sistema judicial criminal funciona. Começando com o pagamento de fiança. Isso não é apenas uma teoria para mim. É pessoal. Eu conheço a dor que o encarceramento traz a uma família. E eu conheço o impacto desproporcional que a fiança em dinheiro tem em americanos pretos”, afirmou Lil Nas X, em carta divulgada à imprensa.

“Acabar com o pagamento de fiança é um dos mais importantes problemas de direitos civis do nosso tempo. Doe o que você puder para o Bail X Fund. Vamos levar as pessoas de volta pra casa e vamos lutar por liberdade e igualdade”, concluiu o rapper.

Vídeo sem censura

Uma das cenas do clipe oficial de Industry Baby, é Lil Nas X em um chuveiro coletivo dentro de um vestiário, onde aparece dançando, aparentemente nu, junto com outros dançarinos. As partes íntimas estão borradas. Para alavancar ainda mais arrecadações, o rapper foi certeiro em fazer uma promessa de um dos conteúdos que as pessoas mais gostam de consumir na internet: a nudez. Em seu twitter, o cantor publicou: “o vídeo sem censura de Industry Baby irá para o ponrhub se este tweet chegar a 200 mil curtidas” e anexado à publicação, incluiu o link do vídeo oficial no YouTube. 

Em menos de duas horas a publicação já havia alcançado mais de 60 mil curtidas. Uma estratégia inteligente, visto que, ao curtir uma publicação no twitter, o conteúdo aparece para as pessoas que seguem o seu perfil. Óbvio que o cantor conseguiu o feito e publicou em suas redes o link do vídeo sem censura, no entanto, ao chegar na parte da nudez, aparece uma tela simulando falha no carregamento, o que a essa altura já havia tido tempo o suficiente para contar como uma nova visualização. 

Outdoors espalhados 

As mídias offline também estão sendo essenciais para a divulgação do novo álbum. Foram espalhados quatro outdoors com mensagens diferentes pelos países. São elas: “Você é solteiro, sozinho e miserável?”, “Você sente falta da América real? Visite welcometomontero.com/babyregistry/ para saber como nós podemos ter o nosso país de volta”, “Você Odeia Lil Nas X?”, “Gay?”, e em todos os outdoors acompanha a frase “você pode ter direito a compensação financeira” e o site “https://www.welcometomontero.com/babyregistry/”.

Dois outdoors são direcionados para pessoas tradicionais, que não gostam de ver movimentos LGBTQIA+ e negro ganhando força e estando em pauta e, dois outros outdoors são direcionados para pessoas LGBTQIA+, um deles, inclusive da forma que a sociedade enxerga essa comunidade, como pessoas solteiras, sozinhas e miseráveis. 

Ao acessar o site, todas as músicas do álbum são listadas e, em cada uma delas há uma uma organização associada. As instituições sem fins lucrativos fazem parte da Gilead COMPASS Initiative®, que trabalha para lidar com a epidemia de HIV / AIDS no sul dos Estados Unidos. Em cada organização, acompanha um texto contando um pouco sobre o trabalho desenvolvido e um link que possibilita que as pessoas façam doações para essas instituições.

No twitter, o cantor pediu para que quem visse os outdoors em suas cidades, que publicasse em suas redes e o marcasse, aumentando ainda mais a visibilidade do projeto. Ainda tenho dúvidas se os outdoor realmente foram produzidos, mas gerou burburinho na internet de que a estratégia foi incrível.

Todas as estratégias do cantor só reforçam o quanto é importante que artistas façam de seus trabalhos um ato político e usem as suas vozes para mudar os cenários de preconceito ainda tão presentes na sociedade. 

Leia também: A narrativa por trás da cantora Juliette

José Henrique é Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.