Só se fala em uma coisa: o filme da Barbie. Desde que foi anunciado que a boneca mais famosa do mundo teria o seu filme live-action nas telas do cinema, o assunto tomou conta das redes sociais, programas de TV e aparece no marketing de diversas marcas. Boa parte da expectativa é em saber como essa história será retratada; muitas pessoas acreditam que será 8 ou 80.
A aposta no filme tem sido gigante, e o marketing feito é algo que não vejo há muito tempo nos cinemas. Geralmente, em lançamentos de filmes, a gente tem o costume de ver redes de fast-food lançarem um combo especial e bonecos colecionáveis, os cinemas lançarem o seu próprio combo com copo e balde de pipoca personalizado e algumas pequenas ações nas redes sociais.
Com o filme da Barbie, as estratégias saíram do digital e foram para o offline para fazer com que ainda mais pessoas se sintam pertencentes à Barbie Land, o famoso mundo da boneca, atraindo mais público e despertando a curiosidade das pessoas em irem ao cinema para assistir ao filme.
Mas, sem mais delongas, vamos conferir essas ações?
Avatar para redes sociais
Em abril, para divulgar as diversas Barbies e os diversos Kens que estarão presentes no filme, os produtores lançaram um avatar que trazia o nome da(do) atriz/ator, sua foto e profissão. Com isso, diversos usuários das redes sociais começaram a entrar na onda e, logo, as redes estavam repletas de postagens com o avatar da Barbie.
Identidade visual
A cor rosa é predominante desde sempre no mundo da Barbie. Seja nas caixas das bonecas, capas dos dvds dos filmes infantis ou acessórios, o rosa é a cor principal. E o marketing do filme tem tanta confiança nessa associação, que fez outdoors todos em tela rosa, com a fonte da marca, incluindo apenas a data de lançamento do filme, que será dia 21 de julho nos Estados Unidos.
As marcas entraram na onda
O Burger King é a rede de fastfood que mais tem gerado buzz nas redes sociais após lançar o seu combo especial para o filme. O que mais chamou a atenção das pessoas foi a caixa personalizada e o molho rosa. Nas redes sociais, vários usuários começaram a publicar as suas experiências ao consumir o produto. Ah! E não para por aí: o Burger King personalizou toda uma de suas lojas em São Paulo com a temática do filme.
Outra marca que também entrou na onda foi a Zara, que desenvolveu uma linha exclusiva para o filme.
Até transporte público entrou na onda
A Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo, personalizou alguns dos seus trens na cor rosa para a divulgação do filme.
Casa da Barbie em Malibu
Algo que chamou a atenção das pessoas e da mídia foi a casa da Barbie disponível em Malibu. Ela havia sido reformada em 2019 para uma ação da Airbnb/Barbie em comemoração aos 60 anos da boneca e agora foi utilizada para a divulgação do filme. Já pensou em se hospedar na casa da boneca e ter ainda mais essa experiência?
Jogo de video-game
O jogo de corrida também entrou na onda e desenvolveu dois carros para que os seus jogadores pudessem escolher: o da Barbie e o do Ken. Para interagir ainda mais com seus clientes, eles pediram que postassem fotos com o carro em diversas situações com a hashtag #FH5BarbieTheMovie e participar de um pacote de prêmios que inclui até controle personalizado do filme.
Tour pela casa da Barbie
Para ajudar na divulgação, em parceria com o perfil Architectural Digest, foi realizado um tour pela casa produzida para a gravação do filme. Nele, a Margot Robbie, que deu vida à boneca, mostra todos os detalhes. Tem também uma entrevista com a diretora do filme, Greta Gerwig, que dá maiores informações. Uma maneira de fazer com que as pessoas se sintam no filme e, claro, despertem a vontade de viver esse mundo. Atualmente, o tour já conta com 10 milhões de visualizações.
A maior rede de pesquisas do mundo também entrou na onda do filme e, ao digitar o nome dos atores principais, diretora ou Barbie, e concluir a pesquisa, aparecem flashes rosas e a tela faz uma transição para a mesma cor. Já testou por aí?
Essas foram algumas das ações que lembrei e que foram usadas para a divulgação do filme, além, claro, das diversas premieres e a expectativa das pessoas em saber quais seriam os looks usados por Margot Robbie, que fez alusão a diferentes Barbies, chamando ainda mais a atenção e despertando a curiosidade das pessoas.
No Brasil, o filme tem previsão de estreia para o dia 20 de julho, junto com o Oppenheimer, que também promete sucesso nas bilheterias. Mas, fazendo uma comparação, ao tentar comprar o meu ingresso para Barbie, um dos cinemas de Brasília disponibilizou 37 sessões para o filme, enquanto para o seu concorrente foram disponibilizadas apenas duas.
Ansiosos para a estreia?
José Henrique é publicitário e Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada