Que as redes sociais, em especial o TikTok, têm causado impacto no consumo de músicas, não é novidade.
De acordo com relatório da Marterch Winiin, 7 entre as 10 músicas mais ouvidas do Spotify viralizaram primeiro no TikTok. Momentos icônicos de seriados também são uma vitrine para as músicas viralizarem nas redes sociais e, consequentemente, nas paradas musicais.
Separamos algumas músicas que hitaram depois de aparecerem em seriados. E, acredite, tem música que só teve sucesso 37 anos depois.
Blood Mary – Lady Gaga (2011)
A música se tornou um sucesso após um usuário do TikTok inseri-la por cima de um vídeo da Wandinha dançando no baile de formatura.
Mesmo sem estar na trilha sonora do seriado, a música alcançou o Top 50 Global do Spotify e acumulou mais de 2,3 milhões de streams.
Sucesso, né?
Running Up the Hill – Kate Bush (1985)
Após 37 anos do seu lançamento, a música teve seu ápice quando apareceu na 4ª temporada de Stranger Things.
Atingindo o 4º Top 50 Global do Spotify, a canção alcançou quase 2 bilhões de visualizações no TikTok, já que os usuários a utilizaram – e muito – em seus vídeos na plataforma.
Envolver – Anitta (2021)
Lançada em novembro de 2011, a música só atingiu o 1º lugar do Top 50 Spotify Global quando uma parte da coreografia feita por Anitta no clipe se tornou um sucesso no TikTok.
Chamado de “El paso de Anitta”, o viral foi reproduzido por gente de todo o mundo, em diversas ocasiões, fazendo a música alcançar mais de 6 milhões de streams em apenas um dia.
CUFF IT – Beyoncé (2022)
Sem nenhuma divulgação do seu novo álbum, ‘Renaissance’, a música CUFF IT se tornou um sucesso após um vídeo com dancinha viralizar no TikTok.
Foram mais de 500 mil criações nas redes sociais. Além disso, a faixa entrou no top 30 das mais tocadas no ranking global do Spotify.
Imagina se Beyoncé divulgasse, hein?
Love Story – Taylor Swift (2008)
A música voltou a ser sucesso após uma trend no TikTok, em que mães e pais pedem aos filhos para gravá-los dançando a música. Teve gente pedindo até para os cachorros.
As reações fofas fizeram a música explodir novamente e teve vídeo que alcançou mais de 51 milhões de reproduções.
E por aí, qual música mais hitou devido à alguma trend nas redes sociais?
Leia também: Será que finalmente entramos na era da publicidade orgânica?
Descubra: E a Anitta, hein? Será que ela acertou na estratégia de marketing?