Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

O futuro é diverso e inclusivo. A sua marca está preparada?

O futuro é diverso e inclusivo. A sua marca está preparada?

Muito se fala sobre as marcas só pautarem o orgulho LGBTQIAPN+ em junho e, este ano, elas aparentemente recuaram ainda mais na abordagem do tema.

Segundo Ricardo Sales, fundador e CEO da consultoria Mais Diversidade, isso pode ter acontecido porque a agenda ESG, que inclui pautas sociais como as voltadas às minorias, se tornou alvo de movimentos ultraconservadores que atacam sistematicamente as marcas que tratam desses temas.

Marcas como a Target, Bud Light, M&M’s e Starbucks, sofreram boicote e críticas por demonstrarem apoio à comunidade LGBTQIAPN+.

A Valor Econômico fez um vídeo explicando o boicote que a cerveja Bud Light sofreu por incluir uma mulher trans como garota propaganda da marca

Trans, cerveja, gritaria: A polêmica propaganda da Bud Light que sacudiu os EUA (e a AB Inbev)

No Brasil, críticas como essa não são exatamente uma novidade.

  • Em 2015, O Boticário foi alvo de críticas após divulgar comercial que mostra dois casais homoafetivos trocando presentes. A peça foi retirada da TV e ficou disponível apenas no YouTube.
  • Em 2022, a Volkswagen também recebeu ataques pelo mesmo motivo.
Comercial O Boticário veiculado em 2015

Dia dos Namorados O Boticário

Cancelamento e boicote são alguns dos motivos que podem levar as marcas a repensar campanhas que apoiem a comunidade LGBTQIAPN+. Mas será que é isso que os consumidores, especialmente os das gerações mais novas, esperam?

Uma pesquisa realizada pela Horowitz Research, mostra que 48% dos consumidores com idade entre 18 e 34 anos e 43% da geração Z dizem que as alianças e iniciativas de apoio à comunidade LGBTQIAPN+ são importantes para eles.

Posicionar-se a favor de uma causa é uma decisão necessária, mas que precisa de planejamento e comprometimento em longo prazo.

Veja o exemplo da Amstel que, desde 2019, assumiu um posicionamento favorável à comunidade LGBTQIAPN+ em suas redes sociais, comerciais de TV e eventos como a Parada do Orgulho, encarando todas as consequências negativas para a marca.

Campanha Amstel com artistas e influenciadores LGBTQIAPN+

Reflexões importantes antes de assumir um posicionamento:

  • De que forma a causa dialoga com meu público?
  • Estou disposto a realizar ações afirmativas como alterar a composição da equipe, para materializar meu apoio?
  • Mapeei adequadamente os impactos da minha decisão e me preparei para sustentá-la em médio e longo prazos?

O que mais você acrescentaria a essa lista?

José Henrique é Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.