Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

A ansiedade está te deixando menos produtivo?

Ansiedade é excesso de futuro. Ouvi uma vez esta frase, não me lembro de quem, mas nunca mais a esqueci. Todo ansioso vive no amanhã, nos cenários que podem acontecer e que, geralmente, não são bons. 

Um estudo da Universidade de Cornell, por exemplo, apontou que 85% das situações com as quais as pessoas se preocupam nunca acontecem. E das 15% que se concretizam, 79% das pessoas lidaram melhor com o problema do que imaginaram.

Como na definição no dicionário, a ansiedade provoca um “grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia”. Quem é ansioso sabe que não é possível ter ansiedade em apenas uma área da sua vida. Não é um interruptor que você desliga quando sai de casa ou do trabalho. Ela é uma companheira fiel e insistente. 

A ansiedade é tóxica. Ela ataca nossa qualidade de vida e atinge o nosso desempenho profissional. E é sobre isso que eu quero falar. 

Ansiedade é inimiga da produtividade

Vamos entender produtividade não como fazer o máximo de coisas no menor tempo, mas como a execução de atividades que importam e de maneira eficiente. 

Como a ansiedade prejudica a produtividade:

  • Desempenho aquém no ambiente de trabalho. 
  • Relacionamento conflitivo ou superficial com os colegas.
  • Queda da qualidade das atividades de trabalho.
  • Relacionamento conflitivo com os gestores.
  • Tomada de decisões equivocadas.

Como gestora, lido com pessoas ansiosas todos os dias e vejo os pontos acima acontecerem o tempo todo. Lido com empatia, porque eu também sou uma pessoa com ansiedade crônica. Às vezes sinto que falhei comigo e que falhei com elas por não poder ajudar mais. Afinal, um dos mitos da liderança é de que nós, líderes, conseguimos superar nossos próprios problemas em prol do bem da equipe. O que seria um absurdo, já que o verdadeiro líder reconhece sua condição de humano e, portanto, de um ser que erra, que também tem medo , que anseia. 

Venho aprendendo a lidar com a ansiedade no trabalho de forma mais empática. Primeiro comigo, como quem coloca a máscara de ar em si para depois poder ajudar os outros. Sempre que a ansiedade ataca, lembro que gastar energia com preocupações significa perder um tempo valioso para estar aberta à criatividade para resolução dos problemas. 

O que as empresas podem fazer para ajudar seus colaboradores?

Um passo importante é criar uma cultura de acolhimento para que seus colaboradores se sintam à vontade para falar sobre o assunto e não sintam medo de serem retaliados por não estarem conseguindo ser tão produtivos. Muitos funcionários sofrem de ansiedade sozinhos, com medo de parecerem frágeis e de serem punidos. Em tempos pandêmicos, uma lupa é colocada sobre nossos sentimentos e tudo aflora em maior grau. Uma empresa comprometida com as pessoas e seus resultados precisa considerar isso.

O acolhimento passa também por conhecer melhor cada colaborador e se interessar por ele individualmente. Sabendo o que cada um passa, é possível evitar problemas graves, como a síndrome de Burnout. 

Especulações causam ansiedade. Como gestor, seja transparente em relação às ações da empresa, como ela está, para onde ela vai. E tão importante quanto: como ela pode repensar processos de trabalho (flexibilidade de horários, redução do número de reuniões, revisão de metas e prazos, entre outros). 

O que fazer quando a ansiedade no trabalho bater?

Vivemos um momento onde nada é certo. Estamos isolados, desamparados, ansiosos pelo dia que isso tudo vai acabar. E como isso não vai afetar o nosso desempenho no trabalho, que agora, para grande parte das pessoas, é executado em casa? 

Tenha consciência da sua ansiedade e se pergunte se ela faz sentido e como você pode resolvê-la com a ajuda de colegas de trabalho e de gestores. Às vezes, é só falta de informação sobre determinado projeto, falta de orientação ou ainda uma percepção errada sobre o seu trabalho. 

Um relato pessoal sobre como a ignorância não é amiga da ansiedade e do medo e por que eles tendem a ir embora quando os encaramos de frente. Eu tinha fobia de voar e, por muito tempo, precisei de remédios para conseguir estar lá em cima. Hoje, eu adoro aviões. Como consegui mudar isso? Com informação. Comecei a ler sobre mecânica de aviões e vi o quanto é um meio de transporte seguro. Adeus, medo!

O trabalho remoto nos possibilitou flexibilizar nossos horários e intercalar atividades profissionais com agendas pessoais. Sendo assim, busque momentos de descompressão, pequenas janelas durante o dia que te ajudem a desviar o foco do problema. 

O velho óbvio que todo mundo já fala, mas que sempre precisa ser dito: adote comportamentos saudáveis, como atividades físicas, alimentação saudável, meditação e integração com amigos – sejam do trabalho ou da vida pessoal. 

E, por último, mas talvez o mais importante para uma pessoa ansiosa: abrace o erro como um aprendizado. O ansioso martela o futuro buscando saídas perfeitas e elas não existem. Errar faz parte da condição humana e é necessário para o amadurecimento. Então, acolha os erros, aprenda com eles, coloque-os no seu devido lugar no passado e encare o presente. 

Ansiedade é um excesso de futuro que não existe, que não pode ser controlado e que, provavelmente, vai ser bem menos trágico do que você imaginou.

Leia também: Como a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde mental na pandemia?

Descubra: O que a vida quer da gente é só coragem?

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.