Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Fake news, inteligência artificial, fechamento do escritório do X e fortalecimento do Bluesky no Brasil

FAKE NEWS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, FECHAMENTO DO ESCRITÓRIO DO X E FORTALECIMENTO DO BLUE SKY NO BRASIL

Como tudo isso impacta as eleições e a nossa democracia?

Com o início das propagandas e das eleições municipais, é preciso prestar ainda mais atenção na veracidade dos conteúdos que surgem o tempo todo na internet. Para se ter uma ideia:

  • Aumento de 830% em inteligência artificial no Brasil entre 2022 e 2023*;
  • 4 em 10 brasileiros afirmam receber fake news diariamente.**

Mas como isso pode impactar a nossa percepção sobre o que é verdade e, consequentemente, as nossas escolhas?

* Relatório Sumsub Identity Fraud Report 2023
** Poynter Institute

Inteligência artificial

Como tentativas de manipular a opinião dos eleitores, esse recurso vem sendo utilizado cada vez mais. Diálogos não existentes, falso apoio e troca de rostos são algumas das possibilidades.

À medida que as eleições se aproximam, menor se torna o tempo para conseguir desmentir os conteúdos.

Como detectar o uso da inteligência artificial em vídeos?

  • Verifique se a imagem do vídeo está com alto nível de nitidez;
  • Analise ruídos e outras falhas;
  • Preste atenção nas expressões pouco naturais e faces distorcidas;
  • Observe a sincronia entre a fala e o movimento da boca.

Fake news

Reviver notícias antigas, adulterar, deturpar e modificar informação ou fato são exemplos. Dessa forma, esses falsos conteúdos são replicados, fazendo com que as pessoas acreditem no que estão consumindo e que os resultados sejam diretamente impactados.

Por isso, sempre certifique-se de que o conteúdo é verdadeiro antes de replicá-lo.

Como saber se um conteúdo é fake news?

  • Verifique a data da publicação;
  • Utilize sites que analisam o conteúdo (Ex: fato ou fake);
  • Preste atenção na fonte da sua informação;
  • Confira a URL da notícia;
  • Confirme o conteúdo em mais de um portal.

X fecha escritório no Brasil

Com o fechamento do X no país, o Bluesky se tornou uma alternativa para os brasileiros. No entanto, a plataforma também precisará cumprir as decisões judiciais, a fim de evitar a disseminação de conteúdos falsos.

Recentemente, o STF solicitou que suas contas não oficiais na plataforma fossem apagadas e a plataforma acatou a decisão.

A internet e as redes sociais podem ser excelentes aliadas para você conhecer mais sobre os projetos dos políticos da sua cidade, no entanto, é necessário ter cuidado com o que consome para que não gere confusão nas suas decisões, devido a desinformação e manipulação.

Pesquise, informe-se e tome a melhor decisão!

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.