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A gigantesca estratégia de marketing para o filme da Barbie

A gigantesca estratégia de marketing para o filme da Barbie

Só se fala em uma coisa: o filme da Barbie. Desde que foi anunciado que a boneca mais famosa do mundo teria o seu filme live-action nas telas do cinema, o assunto tomou conta das redes sociais, programas de TV e aparece no marketing de diversas marcas. Boa parte da expectativa é em saber como essa história será retratada; muitas pessoas acreditam que será 8 ou 80.

A aposta no filme tem sido gigante, e o marketing feito é algo que não vejo há muito tempo nos cinemas. Geralmente, em lançamentos de filmes, a gente tem o costume de ver redes de fast-food lançarem um combo especial e bonecos colecionáveis, os cinemas lançarem o seu próprio combo com copo e balde de pipoca personalizado e algumas pequenas ações nas redes sociais.

Com o filme da Barbie, as estratégias saíram do digital e foram para o offline para fazer com que ainda mais pessoas se sintam pertencentes à Barbie Land, o famoso mundo da boneca, atraindo mais público e despertando a curiosidade das pessoas em irem ao cinema para assistir ao filme.

Mas, sem mais delongas, vamos conferir essas ações?

Avatar para redes sociais

Em abril, para divulgar as diversas Barbies e os diversos Kens que estarão presentes no filme, os produtores lançaram um avatar que trazia o nome da(do) atriz/ator, sua foto e profissão. Com isso, diversos usuários das redes sociais começaram a entrar na onda e, logo, as redes estavam repletas de postagens com o avatar da Barbie.

Avatar Barbie para Instagram

Identidade visual

A cor rosa é predominante desde sempre no mundo da Barbie. Seja nas caixas das bonecas, capas dos dvds dos filmes infantis ou acessórios, o rosa é a cor principal. E o marketing do filme tem tanta confiança nessa associação, que fez outdoors todos em tela rosa, com a fonte da marca, incluindo apenas a data de lançamento do filme, que será dia 21 de julho nos Estados Unidos.

Outdoor da Barbie

As marcas entraram na onda

O Burger King é a rede de fastfood que mais tem gerado buzz nas redes sociais após lançar o seu combo especial para o filme. O que mais chamou a atenção das pessoas foi a caixa personalizada e o molho rosa. Nas redes sociais, vários  usuários começaram a publicar as suas experiências ao consumir o produto. Ah! E não para por aí: o Burger King personalizou toda uma de suas lojas em São Paulo com a temática do filme. 

Outra marca que também entrou na onda foi a Zara, que desenvolveu uma linha exclusiva para o filme.

Loja do Burger King com a temática Barbie

Até transporte público entrou na onda

A Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo, personalizou alguns dos seus trens na cor rosa para a divulgação do filme. 

Publicação da CPTM nas redes sociais

Casa da Barbie em Malibu

Algo que chamou a atenção das pessoas e da mídia foi a casa da Barbie disponível em Malibu. Ela havia sido reformada em 2019 para uma ação da Airbnb/Barbie em comemoração aos 60 anos da boneca e agora foi utilizada para a divulgação do filme. Já pensou em se hospedar na casa da boneca e ter ainda mais essa experiência? 

Conheça a casa da Barbie em Malibu

Jogo de video-game

O jogo de corrida também entrou na onda e desenvolveu dois carros para que os seus jogadores pudessem escolher: o da Barbie e o do Ken. Para interagir ainda mais com seus clientes, eles pediram que postassem fotos com o carro em diversas situações com a hashtag #FH5BarbieTheMovie e participar de um pacote de prêmios que inclui até controle personalizado do filme.

Tour pela casa da Barbie

Para ajudar na divulgação, em parceria com o perfil Architectural Digest, foi realizado um tour pela casa produzida para a gravação do filme. Nele, a Margot Robbie, que deu vida à boneca, mostra todos os detalhes. Tem também uma entrevista com a diretora do filme, Greta Gerwig, que dá maiores informações. Uma maneira de fazer com que as pessoas se sintam no filme e, claro, despertem a vontade de viver esse mundo. Atualmente, o tour já conta com 10 milhões de visualizações.

Conheça a casa da Barbie projetada para a gravação do filme

Google

A maior rede de pesquisas do mundo também entrou na onda do filme e, ao digitar o nome dos atores principais, diretora ou Barbie, e concluir a pesquisa, aparecem flashes rosas e a tela faz uma transição para a mesma cor. Já testou por aí?

Essas foram algumas das ações que lembrei e que foram usadas para a divulgação do filme, além, claro, das diversas premieres e a expectativa das pessoas em saber quais seriam os looks usados por Margot Robbie, que fez alusão a diferentes Barbies, chamando ainda mais a atenção e despertando a curiosidade das pessoas.

No Brasil, o filme tem previsão de estreia para o dia 20 de julho,  junto com o Oppenheimer, que também promete sucesso nas bilheterias. Mas, fazendo uma comparação, ao tentar comprar o meu ingresso para Barbie, um dos cinemas de Brasília disponibilizou 37 sessões para o filme, enquanto para o seu concorrente foram disponibilizadas apenas duas. 

Ansiosos para a estreia?

José Henrique é publicitário e Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.