Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como Beyoncé conseguiu agitar a internet mais uma vez?

Beyoncé Renaissance

Que Beyoncé é conhecida por fazer lançamentos inesperados e repentinos já não é mais novidade. A cantora, inclusive, consegue desenvolver os seus projetos sem que nada “vaze” na internet antes do momento, o que é algo que martela na minha cabeça sempre: como ela consegue manter tudo sob sigilo já que com a tecnologia de hoje é tudo muito fácil de ser gravado e divulgado na Internet simultaneamente? 

Para se ter uma ideia, em 2013 a cantora lançou, sem nenhuma divulgação, o seu álbum ‘Beyoncé: The Visual Album’, que contava com 14 faixas inéditas e todas acompanhadas por um videoclipe. A Internet, claro, foi à loucura, visto que ela já estava há dois anos sem lançar material inédito. O que me impressiona nem é tanto a questão da Beyoncé lançar um álbum de forma repentina, mas como, até o momento, nada tinha sido divulgado na Internet, principalmente, porque não se tratava apenas de um álbum, mas de dezessete vídeos que foram gravados em Nova York, Los Angeles, Paris e até mesmo no Brasil. 

Outro fato interessante de se mencionar aqui é o clipe que Beyoncé lançou com o seu marido, Jay-Z, para a música APESHIT, gravado no Louvre. Ninguém soube dessas gravações, não até o momento em que foi lançado. Continuo me perguntando: COMO? Mobilizar toda uma equipe e gravar algo no maior museu do mundo, sem ter nada divulgado na Internet? É para poucos. Ou talvez, apenas para Beyoncé.

Se tem algo que não podemos negar é que Beyoncé tem um impacto incrível no mundo musical e, além de tudo, realiza de maneira impecável. A cantora está sempre atenta a cada detalhe e perfeccionismo no que se propõe a fazer (virginiana, né, mores?), e é isso que deixa os fãs ainda mais com vontade de consumir seus trabalhos. 

Mas, chega de enrolação. Hoje estou aqui para falar do seu mais novo trabalho, o álbum Renaissance, que foi lançado nesta madrugada e já deu o que falar na Internet devido às estratégias que a cantora adotou para o lançamento. Beyoncé sabe do seu impacto e que o que ela se propõe a fazer vai causar burburinho. 

E se tem algo que ela gosta de fazer, é sair do óbvio. Como já mencionei acima, ela lançou o seu álbum Beyoncé de forma repentina e, na época, afirmou “Não queria lançar minha música como já fiz anteriormente. Sinto que sou capaz de falar diretamente com meus fãs. Não queria que ninguém fizesse o anúncio de que meu disco ia sair. Queria apenas que fosse lançado quando estivesse pronto, e que fosse de mim para os meus fãs”. Quem pode, pode, né?

Então, bora falar que estratégias foram essas?

Redes Sociais

No dia 10/6, a cantora retirou a foto de perfil de todas as suas redes sociais, o que já começou a gerar um burburinho entre os seus fãs de que uma nova era estava por vir. Apagou as informações em sua bio, que continha um link que direcionava para a sua linha de roupas Ivy Park. Pronto! Foi o suficiente para a internet ir à loucura e até cogitar um suposto lançamento naquela mesma noite. Não demorou para que o assunto ‘BEYONCÉ IS COMING’ se tornasse um dos mais comentados no Twitter.

Apesar de todo a agitação, Beyoncé não disse nada em suas redes sociais, mas, em seu site oficial, deixou uma mensagem um tanto debochada que, em tradução livre, significa ‘Nós quebramos a internet. Tente novamente’.

Mensagem no site oficial de Beyoncé
Mensagem no site oficial de Beyoncé

No dia 11/6, os fãs começaram a procurar por pistas no site da cantora. Ao pesquisar por ‘B7’ – representação do sétimo álbum de estúdio de Beyoncé – ou ‘June 11’, apareciam duas publicações. No entanto, ao clicar nas imagens, aparecia a mensagem ‘Esta página não é nada. Tente de novo’. Brincalhona, né?

Mensagem no site oficial de Beyoncé

A pegadinha virou assunto nas redes sociais. Diversas pessoas começaram a comentar sobre o B7 que havia no site da cantora. Pouco tempo depois, o site publicou: ‘What is a B7?’ (O que é um B7?, em tradução livre). Haja coração pra ser fã, né?

Os fãs então pesquisaram, dentro do site da cantora, pelo nome do estilista francês, Thierry Mugler, e se depararam com uma mensagem de pêsames (Beyoncé constuma publicar em sua rede notas de pesar dedicadas a fãs, pessoas próximas ou que trabalharam com ela e que vieram a falecer). Na ocasião, os fãs-detetives também se depararam com mais outros links, inclusive, um que direcionava para  um B8. Vêm dois álbuns aí?

Divulgação da data de lançamento do álbum

Se é pra causar, ela vai causar. No dia 16/6, Beyoncé resolveu divulgar de uma forma não muito convencional o lançamento do seu novo álbum de estúdio, intitulado Renaissance. Ainda com suas redes sociais sem foto, a cantora não fez publicação em feed, não fez story, não fez nada. Apenas escreveu em sua bio do Instagram o texto ‘act I      RENAISSANCE     7.29’. Claro que a internet surtou e Beyoncé entrou nos assuntos mais comentados das redes sociais, de novo.

Perfil oficial de Beyoncé no Instagram
Perfil oficial de Beyoncé no Instagram

Simultaneamente, a cantora divulgou diversas fotos de um ensaio realizado para a Vogue, que traz ela com figurinos mais coloridos, representando uma estética mais disco e que remete às pistas de danças. Na primeira foto, inclusive, ela está sentada em um cavalo. Estaveio a ser a estética da capa do álbum, mas falaremos sobre posteriormente.

Break My Soul

No dia 20/6, seguindo pela mesma estratégia, Beyoncé alterou a bio do seu Instagram para anunciar, de forma repentina, o seu mais novo single, intitulado Break My Soul. Publicou em sua bio do Instagram ‘6. Break My Soul midnight ET’, o que significava que a música seria lançada meia-noite (1h no horário de Brasília). Ansiedade a mil, Beyoncé trouxe um trabalho que, de início, deixou muitas pessoas com opiniões divididas, visto que a música tem uma pegada mais disco, techno, diferente de tudo que ela já fez.

Pronto! Sem nenhum esforço, Beyoncé conseguiu causar alvoroço na internet novamente, já que anunciou que viria música nova aí, praticamente, confirmando o lançamento de um novo álbum. Também foi lançado em seu canal do YouTube, um lyric video – formato em que aparece a letra da música enquanto ela é reproduzida. Ainda não ouviu? Clique aqui!

A música, inclusive, ultrapassou o mundo musical e criou um movimento ainda maior. Em determinado trecho,  Beyoncé canta ‘Acabo de me demitir Vou achar outra motivação Caramba, eles me fazem trabalhar duro demais!’. A música foi apontada pela CNN internacional e outros veículos como o símbolo de um movimento chamado ‘A Grande Renúncia’, que começou após a pandemia, já que muitos americanos não se sentiam satisfeitos com suas situações de trabalho ou queriam encarar novos projetos.

Depois do lançamento de Break My Soul, diversos memes surgiram nas redes sociais. No entanto, muitas pessoas declararam que a coragem de largar os seus atuais empregos veio após o lançamento. “Não estou brincando que assim que a Beyoncé disse ‘Me demitir’, eu sabia que não voltaria para o trabalho no dia seguinte!”, disse Gisele, que trabalhava como barista para uma cafeteria no Texas, para o BuzzFeed EUA. 

Será que Beyoncé se inspirou nesse movimento para a gravação de Break My Soul?

Beyoncé divulga a capa do álbum

Sem divulgações de Break My Soul, apenas organicamente em perfis de fãs, Beyoncé não disse nada mais sobre um novo álbum. Entretanto, no dia 30/6, trouxe mais uma surpresa para os fãs ao apresentar, em seu Instagram, a capa do projeto, intitulado Renaissance. Foi a primeira vez que a cantora falou um pouco sobre o álbum, trazendo o que a inspirou e qual era o seu propósito com ele.

“Criar este álbum me permitiu um lugar para sonhar e encontrar uma fuga durante um período assustador para o mundo. Permitiu que eu me sentisse livre e aventureira em uma época em que pouco mais se movia. Minha intenção era criar um lugar seguro, um lugar sem julgamento. Um lugar para ser livre de perfeccionismo e pensamento excessivo. Um lugar para gritar, soltar, sentir liberdade. Foi uma bela jornada de exploração. Espero que você encontre alegria nesta música. Espero que inspire você a liberar o movimento. Ah! E para se sentir tão único, forte e sexy quanto você.”, disse a cantora na publicação.

Foto reprodução: capa do álbum Renaissance
Foto reprodução: capa do álbum Renaissance

Trilogia de discos?

Sim! A própria Beyoncé já confirmou. No dia 9/7, a Amazon Itália havia divulgado que Beyoncé lançará três álbuns comemorativos de música e cultura negra e que o Renaissance, que conta com 16 faixas, será o primeiro. O que fez todo sentido visto que Beyoncé ao divulgar o álbum o chamou de  Ato I.

Os fãs especulam que, por ser a Amazon que fez essa divulgação, a cantora possa estar trabalhando em um projeto visual de todas as faixas e que será lançado na plataforma. Vale lembrar que todos os últimos trabalhos de Beyoncé  tiveram clipes para todas as faixas e, inclusive, um foi em parceria com o serviço de Streaming Disney+, com o projeto ‘The Lion King: The Gift’.

Beyoncé cria conta no TikTok

Beyoncé está antenada ao que acontece no mundo digital e como fazer para que as músicas viralizem para um público maior – apesar do seu já enorme alcance.  Por isso, criou uma conta no TikTok, a fim de trazer a divulgação do seu álbum na plataforma. Somente no dia 14/7, fez a primeira publicação e, atualmente, a conta já está com 3,9 milhões de seguidores. 

A primeira delas, trechos de vários fãs dançando e dublando o seu mais recente single, Break My Soul,  está com mais de 26 milhões de visualizações. A cantora também publicou um segundo vídeo, divulgando o encarte do vinil de Renaissance. Ainda não segue a cantora por lá? Aqui está o perfil. 

Compositores e encarte

No dia 21/7, Beyoncé divulgou uma imagem em que traz todos os compositores presentes nas 16 faixas do Renaissance, o que deixou os fãs ainda mais ansiosos, visto que conhecem o trabalho da grande maioria e ficaram na expectativa de como poderiam ser essas faixas. 

Já no dia 22/7, Beyoncé divulgou um vídeo em seu Instagram onde mostra duas mãos manuseando um vinil, mostrando o encarte e o disco. Assista aqui!

Mesclando estratégias on-line e offline, mas mantendo tudo com uma aura de surpresa, algo que virou uma marca muito individual dela, a cantora mostrou, mais uma vez, como usar as plataformas que possui a seu favor e causar burburinho na internet. Seja lançando um disco de forma repentina ou fugindo dos padrões que artistas costumam utilizar para fazer o lançamento dos mais recentes trabalhos. 

Confesso que me dá uma certa agonia, pois gosto de consumir materiais a todo o tempo e Beyoncé vem soltando tudo de forma espaçada e sem aprofundar muito na divulgação do que já foi lançado. Fãs, inclusive, disseram que o comeback da cantora é o primeiro em formato EAD da história, visto que está sendo feito todo digitalmente. 

Mas, conhecendo Beyoncé, sabemos que muita coisa está por vir e, como sempre, ela não irá decepcionar. O disco foi lançado nesta madrugada e, digo com tranquilidade, é um dos melhores trabalhos dela. Vamos ver o que nos aguarda daqui pra frente, né? Termino com o sentimento de: BEYONCÉ, VEM PARA O BRASIL!

Leia também: Como Britney Spears foge dos padrões do Instagram?

José Henrique é Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.