Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como descobrir o que está impedindo sua marca de crescer

Aparecer em listas de destaque. Ser notícia em veículos nacionais e até internacionais. Virar referência não apenas no seu segmento direto, mas para o mercado da sua área-mãe. Construir reputação fora do seu nicho. Ser notada por potenciais parceiros.

Os itens acima são parte da lista de desejos de muitas empresas e marcas, algumas delas, inclusive, campeãs de venda. Mas, para que deixem de ser aspirações e se tornem realidade, é preciso muito mais do que um grande volume de clientes consumidores. É preciso fazer a gestão completa da marca, o famoso branding. 

“Mas toda empresa faz isso, não faz?” Não! Acredite. Muitas empresas conquistam clientes sem necessariamente agir para tornar a marca amplamente conhecida, admirada e desejada. Quando isso acontece, é comum que em algum momento a marca se pergunte: se eu vendo tanto, por que eu não sou notada/ referenciada/ desejada da forma como gostaria?

Primeiro, é preciso lembrar que estamos no chamado mundo VUCA:

Volátil: tudo muda muito rápido, a todo tempo.

Incerto (de uncertain): não temos garantias, temos muitas incertezas.

Complexo: não é linear, está confuso e ansioso.

Ambíguo: temos muitas opções e os limites se dissolveram.

O grande desafio é gerar valor para chegar à terceira fase: 

1) marcas com discurso voltado à venda.

2) marcas que conseguem criar conexões emocionais.

3) marcas que criam um ecossistema de valor com propósito e pessoas engajadas.

Se você deseja chegar lá, atente-se às dicas que deixarei a partir de uma experiência que estou vivendo neste momento. 

1. Pesquise: o que você acha que sabe pode não ser verdade

Eliminar achismos vale ouro e é essencial para adotar as estratégias certas. A sua percepção sobre sua marca pode não estar realmente refletida na percepção das outras pessoas.

Pesquisar permitirá que você conheça com profundidade os perfis de pessoas interessadas ou não por seus produtos ou área de atuação. E a interpretação correta dos dados vai gerar insights muito ricos e qualificados.

Com profissionais competentes, você pode construir o racional de uma pesquisa que oriente os entendimentos sobre os perfis de público: demográfico, com informações sobre sexo, idade, classe social, orientação sexual, identidade de gênero, estado civil, moradia, background educacional e trajetória profissional etc., e psicográfico/atitudinal, com dados sobre consumo de mídia on- e off-line, conteúdos de interesse, facilitadores e barreiras para a escolha, fatores que influenciam a compra, entre outros.

2. Revise: um diagnóstico especializado acelera a derrubada das barreiras da marca

Uma equipe profissional experiente também poderá realizar a segunda etapa de um bom trabalho de autoconhecimento de marca, cruzando os dados da pesquisa a um diagnóstico que poderá mapear as inconsistências possíveis.

Elas podem ser, por exemplo, relacionadas ao nome da marca, à sua arquitetura, à estratégia de conteúdo para posicioná-la. Esse diagnóstico irá fazer também uma avaliação das causas de valores da marca, contextualizar cenários e tendências, explorar e dissecar riscos e oportunidades etc.

3. Estude as personas da marca, e não apenas as de quem compra o que você vende

Com entrevistas qualitativas em profundidade, realizadas ao vivo e direcionadas por especialistas, há muitas oportunidades de fazer novas descobertas sobre o perfil emocional do público da marca. Caso seja do seu interesse, podemos fazer também.

Os insumos colhidos dão origem aos clusters da marca, ou seja, grupos nos quais os públicos da marca se encontram. Dentro de cada cluster é possível dissecar as características e construir as personas. Um trabalho assim pode orientar o desenvolvimento de novos produtos, a construção estratégica da Comunicação da marca com ações on e off e até influenciar a cultura da empresa.

Leia também: Porque é importante criar a voz e a identidade verbal do seu negócio?

Descubra: É isso que a gente chama de branding de sucesso

Seria impossível listar todas as possibilidades para o gerenciamento da sua marca, mas espero que os passos que listei aqui o ajudem a agir na derrubada das limitações que estão impedindo a sua marca de crescer como você deseja.

Vamos continuar esse papo? Deixe seu comentário e a gente vai conversando… 

Abraços,

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.