Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Estamos registrando memórias ou esperando a validação alheia?

Estamos registrando memórias ou esperando a validação alheia

Festivais, shows, viagens, experiências gastronômicas, entre outros. Diversos são os momentos que a vida nos proporciona, seja para vivermos sozinhos ou compartilharmos com pessoas que amamos. Pensando nisso e também na dinâmica da Internet, fica o questionamento: será que as redes sociais estão fazendo com que a gente deixe de curtir esses momentos com a intensidade que deveríamos?

Há muitos relatos nas redes sociais de pessoas que vão a shows e não conseguem ver o artista. Muitas vezes não conseguem ver nem mesmo o palco! Elas alegam que a plateia fica o tempo todo com os celulares para cima para filmar grande parte do espetáculo. Vídeos que, posteriormente, podem ser armazenados para nunca (ou raramente) serem vistos. 

Há também um clássico que até virou puada entre  produtores de conteúdo do Instagram que postam reels brincam com a situação de quando você vai a restaurantes, lanchonetes e afins, e fica por um grande tempo aguardando que a sua companhia faça vídeo ou foto de um prato, sem que você sequer possa tocar na comida porque vai deixá-la feia para uma publicação nos stories. 

É inegável que os celulares e as redes sociais se tornaram parte das nossas vidas. Nesta última é quase uma segunda vida em que precisamos mostrar para os nossos seguidores o que estamos fazendo. Seja para registrar um copo de cerveja no boteco no fim de semana ou uma viagem para o exterior. Mas qual a finalidade? 

Queremos realmente deixar essas memórias registradas? Queremos que as pessoas saibam o que estamos fazendo? Que elas validem as nossas experiências? Queremos mostrar para alguém em específico o que estamos conquistando e que estamos nos saindo bem?

Bom, o fato é que muitas das vezes deixamos de estar 100% focados em uma experiência e nos preocupamos em compartilhar tudo em tempo real com os nossos seguidores. O que não está errado, não estou dizendo isso. De forma alguma! Mas é algo a se pensar, visto que a abertura de um show, por exemplo, poderia ter uma memória muito maior e impactante caso a gente mergulhasse de cabeça nessa experiência.

Recentemente, o cantor Manuel Turiz ficou incomodado com a quantidade de pessoas filmando o seu show ao invés de curtir o momento e ameaçou pará-lo: “Curtam a festa. Guardem seus celulares, senão não canto nada e vou embora daqui”. Outro exemplo: a banda Coldplay, em determinado momento do show para a músicaA Sky Full Of Stars e pede para que todos curtam o momento e que pelo menos naquela música fiquem sem filmar e com os celulares guardados. 

O The Weeknd, cantor canadense, realizou três apresentações no Brasil e diversas foram as publicações nas redes sociais reclamando da quantidade de celulares levantados durante o show. Na ocasião, muitos dos pagantes não conseguiram ver direito. Outros alegaram precisar ver o show através de telas, pois era grande a quantidade de pessoas realizando longas filmagens durante todo o evento.

As opiniões dividiram a internet. Alguns acreditam que as pessoas devem, sim, filmar, afinal elas pagaram pelo ingresso e se querem registrar o show do seu artista favorito, elas devem fazer. Outros acreditam que pessoas que ficam o tempo todo filmando estão estragando a experiência das outras que foram apenas curtir o show.

Enfim, as experiências estão aí para ser vividas, cabe a cada um entender qual a melhor forma de aproveitá-la, mas, claro, com a consciência de que muitas das vezes você não está vivendo essa experiência sozinho(a). Por mais que você esteja apenas em sua companhia no momento, existe todo um conjunto de outras pessoas ao seu redor também querendo aproveitar. E cabe o questionamento: estamos realmente registrando as experiências para memórias ou esperando a validação dos outros?

José Henrique é publicitário e Coordenador de Comunicação, Eventos e Comunidade do Conversa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.