Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Reputação: como construir uma imagem positiva por meio da comunicação?

Reputação como construir uma imagem positiva por meio da comunicação

No último dia 12 de março, bati um papo com o Rafael Camilo, apresentador do Holdercast, sobre os desafios de construção de reputação feminina. Rendeu tanto assunto que eu resolvi escrever sobre o tema e dividir com os leitores em dois artigos. 

Mas, vamos “começar do começo” e falar um pouco sobre reputação no geral.

O que é reputação?

Reputação é a AVALIAÇÃO SOCIAL de uma pessoa, de uma marca ou de um grupo. É como as pessoas os veem e falam sobre eles.  Dificilmente, a reputação é algo unânime porque, apesar de ser possível construir ativamente um caminho para uma imagem positiva, ela não é validada pela pessoa cuja imagem está sendo avaliada, e sim pelos outros. Então, a forma como ela é construída depende de como cada um a recebe. E isso pode ser bem frustrante em alguns momentos. 

É possível ter controle na construção dessa reputação?

A reputação nunca esteve em um terreno tão frágil: o domínio das redes sociais, a crescente vigilância das ações de uma pessoa ou de uma marca, a facilidade de ter acesso aos fatos que comprovem que aquela imagem não é verdadeira, a desinibição do julgamento do outro sempre a postos para o cancelamento, o uso de fake news e até a inteligência artificial. 

E é por isso que nenhuma marca ou pessoa deve deixar que sua reputação seja construída sem direcionamento. Apesar dessa construção ser feita por meio de um trabalho integrado de várias frentes, a comunicação é uma das avenidas de construção dessa reputação e é sobre ela que eu quero focar neste artigo. 

Por que nos preocupamos tanto com a reputação? Existe uma preocupação maior hoje do que antigamente?

Na minha avaliação, o nosso comportamento em relação à reputação continua praticamente o mesmo, inclusive em ambientes digitais. Desde sempre as pessoas se reuniam em grupos para falar sobre suas vidas, mostravam álbuns com fotografias de viagens, julgavam o vizinho. O que muda é que a tecnologia amplia isso pra escalas gigantescas. Como consequência, transforma todos em canceladores em potencial e requer que a comunicação esteja mais alerta e pense em estratégias mais efetivas para a reputação de uma marca ou de uma pessoa. 

Aqui acontece um fenômeno interessante: com as redes, eu me ocupo mais com a vida do outro. E por saber que faço isso, sei também que o outro se ocupa mais com a minha vida. Então, eu me preocupo mais com minha reputação (avaliação social) pela projeção que uma crise de imagem pode tomar.

Afinal, como construir uma boa reputação por meio da comunicação?

Eu costumo considerar 4 Cs na hora de considerar estratégias para a construção de reputação positiva dos meus clientes.

Conteúdo relevante

A construção de autoridade passa pela produção de conteúdos relevantes, ou seja, que entreguem aos seus públicos informações que façam diferença na vida deles, que possibilitem que tomem melhores decisões em suas vidas.

Em tempos de fake news, esse conteúdo precisa estar comprometido com a verdade, que contribua para o debate na esfera pública e seja transmitido de forma muito clara. Além disso, é imprescindível que a comunicação estimule seu cliente a diversificar narrativas para mostrar domínio e capacidade de falar sobre os assuntos a partir de novas perspectivas. 

Constância

É impossível construir reputação positiva aparecendo de vez em quando. E cabe à comunicação garantir que a marca esteja sempre em voga.  Sempre que a marca aparece, novas pessoas passam a ter conhecimento dela, mas isso não quer dizer que elas vão considerá-la. Então, existe um caminho a ser percorrido para que o conhecimento vire consideração, e isso só se faz com narrativas constantes de autoridade. 

Coerência

Eu não corroboro a máxima “você não precisa ser, apenas dizer que é”. Considerando o que eu disse anteriormente, que a reputação hoje é construída em um terreno frágil, é muito fácil desmascarar uma marca, seja ela uma pessoa ou uma empresa.

É claro que, no processo de construção de uma reputação, existe uma criação de persona, que pode ser 100% focada no que a marca já é, mas também pode contemplar algumas atribuições de valor que ela gostaria de ter e que está no caminho para conquistá-las.

No entanto, vender o que a marca não é só amplia o risco de cancelamento. Portanto, é melhor que seja construída com calma, avaliando estratégias de acordo com os objetivos. 

Conexão

Não se constrói reputação sem conexão. Se a marca não se conecta com seu propósito e, por consequência, com o seu público, suas credenciais não são validadas. Se isso acontece, o público não advoga em sua causa. E se não há uma base defensora da marca, sua reputação é apenas o que ela diz. Vira uma declaração, um statement que, ao tentar ser confirmado pelos outros, não se sustenta. 

E agora, por que é mais difícil para as mulheres construir boa reputação?

Partindo do conceito de que reputação é avaliação social, é muito mais difícil para a mulher construir uma reputação porque somos um gênero que estamos em constante observação. 

A nossa construção social e cultural vem sendo feita (validada) desde o início dos tempos pelo terceiro, pelo homem. E quando quem avalia está conosco em uma dinâmica de poder, não tem como ser um caminho fácil. 

Mas isso é papo para o artigo da próxima semana! 

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.