Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

A mídia social do seu negócio não existe sem você

Não leve o título deste artigo ao pé da letra. Encare-o como um mindset necessário: sem o seu envolvimento, a presença do seu negócio nas mídias sociais não é tudo o que ela pode ser. Melhor assim? Então vamos lá.

No dia a dia, eu trabalho na gestão de diversos perfis de clientes do Conversa em mídias como Instagram, Facebook e LinkedIn. Em todas elas, quanto maior é o envolvimento do cliente na definição do planejamento e produção de conteúdo, maior é o engajamento das pessoas em torno das conversas que queremos provocar.

“Ah, Rodrigo, mas isso é óbvio!”

Sim, é. Todavia, é muito — mas muito comum — que uma organização contrate uma agência pensando que vai se livrar da tarefa de pensar sobre suas mídias sociais. Não vai! Pelo menos não se quiser explorar todo o potencial da mídia.

Algumas táticas são essenciais para quem deseja ter sucesso nesta área e, neste post, vamos dar algumas dicas do que você, cliente, precisa fazer para impulsionar seu desempenho no ambiente digital.

1. Ofereça inputs para a agência

Uma das principais estratégias para se tornar relevante em qualquer mídia social é produzir conteúdo autoral. O insumo de informações que você envia para a agência pode ser a virada necessária entre um post morno e algo realmente relevante para seu público, afinal, ninguém sabe mais sobre seu negócio do que você mesmo.

Especialmente em empresas que não possuem profissionais de comunicação em seu quadro, é muito comum que excelentes oportunidades de geração de conteúdo se percam porque o time não soube identificar que determinado fato ou agenda eram importantes para a Comunicação.

Uma boa solução para isso é reservar um momento na semana para discutir a pauta com a equipe, mostrar o que vai acontecer na agenda do negócio (e na dos seus integrantes). Esse insumo é essencial para que a agência produza um bom planejamento, exequível e diversificado.

2. Discuta o planejamento

Uma excelente maneira de manter a sua mídia social pulsante é se envolver na sua gestão desde a etapa de planejamento. É comum que os gestores não encontrem tempo para isso, mas criar uma rotina de discussão do que está sendo planejado faz toda a diferença nos resultados.

O que está acontecendo no seu negócio? Quais as suas próximas metas comerciais? Que assuntos devem ser abordados esta semana, este mês? Por quê? Depois de oferecer essas informações à agência, ela vai apresentar a você um planejamento de publicações.

Reserve um tempo para avaliá-lo, questione, mostre o que sente e pensa a respeito dele. Somado à técnica dos especialistas, a sua avaliação e sentimento sobre o planejamento fazem com a agência incorpore cada vez mais personalidade ao conteúdo, aproximando cada post dos reais valores do seu negócio.

3. Participe da produção de conteúdo

As pessoas seguem empresas, obviamente, mas elas seguem, sobretudo, pessoas. O seu negócio precisa ser humanizado para chegar ao coração dos seguidores e, para alcançar este objetivo, nada substitui a humanização do conteúdo.

Se você tem uma clínica, por exemplo, é importante que os médicos apareçam nas publicações e interajam com os seguidores. Se você tem uma escola, seus professores podem ser excelentes produtores de conteúdo. Quem está nas mídias sociais quer conversar com pessoas. Parta desse princípio e envolva sua equipe na geração de conteúdo.

A fórmula exata de sucesso não existe, mas incorporar essas práticas à gestão da sua mídia certamente fará com que ela seja mais relevante para as pessoas com quem você deseja conversar.

Leia também: Redes sociais: 10 ferramentas essenciais para trabalhar em 2020

Descubra: Conteúdos para bombar nos stories

Rodrigo Rocha é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.