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Como Taylor Swift se tornou a pessoa mais influente no Twitter

Streaming e Redes: como Taylor Swift se tornou a pessoa mais influente no Twitter

Como Taylor Swift se tornou a pessoa mais influente no Twitter

O ano de 2018 está finalizado, mas muito do que foi realizado nele pode ser aprendido e reproduzido nos próximos meses. Um bom exemplo disso foram as ações executadas pela cantora-compositora Taylor Swift, eleita a pessoa mais influente no Twitter, com pouquíssimas publicações nos últimos 12 meses. A norte-americana foi também destaque na plataforma de streaming Netflix ao lançar um especial de sua turnê, a Reputation Stadium Tour. O mais interessante nessas conquistas é que ambas estiveram conectadas e foram planejadas com excelência.

O brilhantismo na estratégia de Taylor no Twitter (@TaylorSwift13) deu-se devido ao “engajamento” estabelecido entre a artista e seus fãs que a adicionaram em suas respectivas redes. Assim, de acordo com os estudos da empresa de monitoramento de mídias sociais Brandwatch, Taylor foi a entidade que não só conquistou um grande número de seguidores, mas que também conseguiu mantê-los envolvidos. Ou melhor, engajados. O fato colocou-a no topo da lista, com 98 na pontuação estabelecida pela Brandwatch, número que supera em duas unidades a influência do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conhecido por polemizar assunto na mesma plataforma.

A grande sacada de Taylor para o ano de 2018 esteve não só em selecionar a dedo quais formatos de publicação eram mais efetivos em cada rede social, mas também escolher o conteúdo certo a ser viralizado – principalmente no Twitter, um plataforma conhecida por ter um feed de notícias com um grande fluxo de postagens. Taylor optou por mostrar pequenos “spoilers” de novos videoclipes, compartilhar sua playlist personalizada no Spotify com os fãs e obviamente, divulgar sua turnê.

Songs I’m loving right now ????https://t.co/K62TYfJht6

— Taylor Swift (@taylorswift13) 5 de fevereiro de 2018

Além da playlist criada pela cantora, também foi disponibilizado no Spotify uma versão vertical (formato que, a propósito, foi uma dos grandes destaques do ano) do clipe de “Delicate”. Assim, Taylor conseguiu migrar sua grande audiência das redes sociais para uma das maiores plataformas de streaming de músicas, o Spotify. Bingo! E a cantora não parou por aí.

Em 13 de dezembro, dia em que todos os holofotes possíveis estavam voltados para a cantora por conta de seu 29º aniversário, ela decide presentear os fãs com uma produção que gerou grandes expectativas e não desapontou: o trailer oficial de “Taylor Swift: Reputation Stadium Tour”, um evento global da Netflix de duas horas que estaria disponível na virada de ano. Tal publicação resultou em cerca de 220 mil curtidas, 65 mil retweets e 14 mil comentários (que vão desde “Feliz Aniversário, Taylor!” a comemorações de fãs).

Thanks so much for all the birthday wishes! Today I finally get to show you something we’ve been working on for a while… the trailer for the Reputation Stadium Tour! The entire concert film will premiere on @Netflix at 12:01AM PT December 31. pic.twitter.com/ZL3Kx2OUx8

— Taylor Swift (@taylorswift13) 13 de dezembro de 2018

Tradução: Muito obrigada por todos os desejos de feliz aniversário! Hoje, finalmente vou mostrar para vocês algo em que nós [equipe] estamos trabalhando há algum tempo… o trailer da Reputation Stadium Tour! Toda a apresentação vai estrear na @Netflix às 12:01 no dia 31 de dezembro.

Não só disponibilizar a apresentação realizada em Dallas na Netflix foi uma ação digna de muitos parabéns, mas também a escolha da data: 31 de dezembro. No álbum base para seus shows e para o conteúdo audiovisual, o “Reputation”, a última música traz em sua letra um sentimento de saudosismo bastante comum no pós “Festas de Ano Novo”, com taças de champanhe e glitter espalhado pelo chão após a contagem regressiva. Assim, Taylor encerra o ano do mesmo jeito que encerrou o próprio álbum: com uma canção intitulada “New Year’s Day” (Dia de Ano Novo).

Em resumo, aprendemos com Taylor Swift que o planejamento estratégico para a publicação em redes vai além da seleção de conteúdos a serem divulgados, uma vez que pode ser bastante potencializado a partir de uma inteligente escolha de datas para publicação, interação entre diferentes mídias sociais com seus respectivos públicos e fidelidade aos mesmos.

Para 2019, fiquemos todos atentos a como as celebridades e influenciadores usarão os recursos digitais e compartilham inferências com seus seguidores. Você e as suas ideias também constituem uma marca e podem aprender mais do que imaginam com as ações atuais da indústria musical.

Leia também: Case Adidas x Ivy Park, um exemplo de branding

João Correia é estudante de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília (Comorg/UnB) e estagiário de Assessoria de Imprensa e Gerenciamento de Mídias no Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.