Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

TikTok: por que as marcas devem considerar o fenômeno?

As possibilidades para as marcas são tão amplas quanto os recursos do TikTok.

Vamos por partes. O que é o TikTok?

O TikTok é o segundo aplicativo mais baixado do mundo, batendo a marca de mais de 1 BILHÃO de instalações durante a quarentena, no fim de março, apenas na loja do Android. A rede social funciona basicamente assim: os usuários gravam vídeos curtos e podem escolher entre um banco de dados de músicas e efeitos visuais ou sonoros. Eles também podem fazer upload de seus próprios sons para sincronizar uma dublagem com o vídeo original de outra pessoa.

TikTok: por que as marcas devem considerar o fenômeno?

Em um primeiro momento, o TikTok não parece muito diferente do Snapchat, Vine (in memorian) ou Dubsmash. Mas algumas diferenças o tornam irresistível: o seu algoritmo de inteligência artificial torna os conteúdos altamente virais e há uma variedade sofisticada de efeitos, o que oferece muito mais possibilidades criativas para criadores e marcas.

Mas como as marcas podem surfar nesta onda?

Os consumidores estão presos em suas casas aguardando o fim da crise da Covid-19 e os estrategistas de marca estão procurando maneiras de se conectar com os seus públicos. O TikTok teve um aumento meteórico nos últimos meses, com algumas celebridades e marcas obtendo sucesso com o formato. É uma plataforma viciante!

As possibilidades para as marcas são tão amplas quanto os recursos do TikTok. Recentemente, a Nestlé fez o primeiro recrutamento da marca dentro da plataforma no Brasil. O processo foi realizado internamente e o candidato ao posto de gerente de marketing da Nescau deveria criar um vídeo de até 60 segundos com uma música que o representasse, uma breve descrição pessoal, por que queria concorrer àquele cargo e o que poderia agregar à empresa.

[newsletter_code]

O próprio TikTok está animado com a adesão brasileira à ferramenta. A rede social instalou um dos 12 escritórios globais da empresa em São Paulo. Em entrevista recente,  o community manager do TikTok no Brasil, Rodrigo Barbosa, disse que a plataforma está muito entusiasmada com “a resposta esmagadora de nossos usuários brasileiros e com tendência contínua de crescimento no país”.

Rodrigo diz ainda que “as marcas mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade e a autenticidade da comunidade. O conteúdo no TikTok é único. O que mais repercute são os momentos da vida real, então a prática que recomendamos para as marcas é que permaneçam fiéis à sua essência, garantindo que o conteúdo seja autêntico para o formato”.

Quais os primeiros passos?

Antes de começar a usar o TikTok, busque entender como o aplicativo funciona. Baixe em seu Android ou iPhone, descubra quem são os influenciadores mais populares e que conversam com os seus públicos-alvo, se familiarize com a ferramenta e aprenda o que pode e o que não pode ser feito nela. Dedique algum tempo apenas para praticar e ver o que outras marcas e influenciadores estão fazendo.

Você não está no Facebook, Instagram ou LinkedIn. Ou seja, nada de posts polidos ou seguindo as fórmulas batidas das outras redes. Aproveite a natureza autêntica do TikTok para experimentar novas maneiras de produzir conteúdo.

E planeje! Toda a comunicação de uma organização precisa de planejamento, e aqui não é diferente. É nessa etapa que você definirá as estratégias e as métricas de sucesso. 

Ficou com dúvida de como usar essa ou outras soluções de comunicação para alavancar o seu negócio? Converse com a gente! Vamos adorar ajudá-lo a vencer os desafios atuais com estratégias de comunicação integrada. 

Leia também: 4 caminhos para sua marca sobreviver à pandemia.

Bruno Aguiar é gestor de Comunicação e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.