Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Fim das fake news? WhatsApp ganha robô que desmente notícias falsas

O WhatsApp ganhou a fama que nenhuma rede social gostaria de ter: ele é, atualmente, a maior plataforma disseminadora de notícias falsas do mundo. Mas isso parece começar a mudar. O aplicativo ganhou nesta terça-feira, 4 de agosto, um chatbot para checar se aquela “notícia” que chegou no grupo da família ou do trabalho é falsa ou enganosa. O robô funciona como um leitor de conversas e foi desenvolvido pela Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN). Até então, estava disponível em inglês, espanhol e hindi em mais de 70 países. Agora, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), ganha a sua versão em português.

Nesta primeira fase, a ferramenta atende apenas casos de boatos relacionados à pandemia do novo coronavírus. Mas em breve o robô checará outros assuntos. Como a fase inicial durará até a pandemia acabar, ela deve cruzar com as eleições municipais de 2020. Assim, tudo o que for de eleição, política e que cruze com Covid-19 aparecerá no robô, funcionando como um caçador de candidatos que espalharem fake news sobre o coronavírus.

O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Basta adicionar à sua lista de contatos o número +1 (727) 291 2606 ou clicar aqui. Depois envie um “oi” que o chatbot vai iniciar a conversa. No menu principal, ele sugerirá: 

  • A busca por uma checagem específica;
  • A apresentação das checagens mais recentes;
  • Dicas de como combater a desinformação.

O chatbot vai explicar como realizar a busca, que pode ser feita a partir de uma simples palavra-chave ou de perguntas. O robô chega com exatas 2.260 checagens em português. O material foi produzido por 24 organizações que fazem parte da rede internacional de verificadores de fatos, sendo quatro delas brasileiras e duas portuguesas. Conteúdos feitos por entidades de países de língua espanhola, mas relevantes para seus vizinhos que falam português, também foram traduzidos para aumentar o banco de informações.

Leia também: O que faz as pessoas evitarem notícias?

Bruno Aguiar é pesquisador em Comunicação Digital e sócio do Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada 

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.