Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Reputação: não existe privacidade na Era Digital

Saiba o que você pode fazer para construir uma boa reputação online

De acordo com o relatório Digital 2019: Q4 Global Digital Statshot, mais da metade (4,4 bilhões) da população mundial acessa a Internet. No Brasil, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, 144 milhões de pessoas estão na rede. 

O mundo, o tempo inteiro, está acessando ou postando informações. A empresa DOMO lançou o infográfico 2020 do Data Never Sleeps (“Dados não dormem nunca”, em tradução livre) e revelou o que acontece na Internet a cada minuto.

 Infográfico 2020 do Data Never Sleeps

Por exemplo, no Instagram são postados 347 mil novos Stories; 147 mil fotos são publicadas no Facebook; 41 milhões de mensagens são trocadas no Whatsapp; e o TikTok é instalado 2.074 vezes. 

O que isso tem a ver com reputação? Tudo. Mas para explicar isso, preciso voltar um passo e explicar o conceito da palavra. Reputação é a avaliação social de uma pessoa, de um grupo de pessoas ou de uma organização. No dicionário, ela é definida como qualidade geral ou caráter de alguém como visto ou julgado por pessoas em geral.

Portanto, reputação não é visibilidade. É uma construção que conta com a percepção do outro. É o que as pessoas veem, falam e pensam sobre alguém. A reputação é construída por você, mas validada pelo outro.

Na Era Digital, a coisa complica. Com o volume de informações que circula diariamente, ainda que você proteja seus perfis, não existe privacidade. Estamos sendo vistos e julgados o tempo inteiro. Quanto mais você usa a Internet, mais pegadas você deixa. E isso tem uma relação direta com o perfil de pessoa que redes e mecanismos de pesquisa constroem com base nos sites que você acessa e nos posts que curte. Quem nunca pesquisou um curso na rede e depois começou a receber anúncios similares? Sendo assim, o que você procura, curte, comenta e posta na rede constrói o seu perfil on-line, que pode ser usado por empresas ou validado pelas pessoas que te acessam. 

Quanto mais você produz e compartilha na Internet, mais você está sujeito ao julgamento social. Ou seja, o que você faz online é como os outros vão te ver e te julgar. Sua atividade on-line se tornará sua reputação digital. 

O que eu faço para construir uma boa reputação digital?

Foca nos 4 Cs: conteúdo, congruência, constância e coexistência. 

T, de Truthful (confiável); H, de Helpful (útil); I, de Inspiring (inspirador); N, de Necessary (necessário); e K, de Kind (gentil)


Quando pensar em postar um conteúdo, você pode usar o acrônimo THINK para avaliar se a postagem é necessária: T, de Truthful (confiável); H, de Helpful (útil); I, de Inspiring (inspirador); N, de Necessary (necessário); e K, de Kind (gentil). 

E o que é congruência? Significa correspondência de caráter ou qualidades. Ou seja, é preciso que haja uma harmonia entre o que você vive com o que você posta. De forma bem simples: se você tem um perfil que prega saúde e qualidade de vida, não pode ser flagrado na “vida real” fumando ou comendo no McDonald’s. Ninguém está a salvo de ser flagrado e sofrer um escrutínio digital, principalmente figuras públicas e marcas de empresas com grande visibilidade. Atenção: sua persona não pode ser um personagem. 

Para que você construa uma boa reputação digital, é preciso compartilhar um bom conteúdo de forma constante. Reputação não se constrói do dia para a noite, e sim no dia a dia. O volume precisa ser equilibrado. Nem 8 nem 80. 

Reputação Digital


A coexistência é outro fator fundamental para construir uma boa reputação. As pessoas estão de olho sobre o quê e como você se posiciona. Sendo assim, coexista no mundo, posicione-se sobre temas que são relacionados à sua área, mas também sobre os que desafiam mudanças na sociedade. Vou arriscar uma rima: empatia não é moda da pandemia. É necessário ser empático e não parecer deslocado da realidade, das pautas que são discutidas no agenda setting das redes sociais e da imprensa.

E quando a crise vem?

Fugir nunca será uma opção. Seguem algumas dicas para lidar com uma crise de imagem nas redes sociais ou na imprensa.

1. Identifique os canais onde ela aconteceu e está repercutindo.

2. Entenda o tamanho da crise.

3. Posicione-se rápido dentro dos canais onde ela está acontecendo.

4. Evite responder aos comentários odiosos.

5. Monitore diariamente (ou até em espaços de tempo menores, a depender da proporção da crise).

Como dicas finais, sugiro que você saia do mundo comoditizado. Valorize sua individualidade. Também é importante construir network. Quanto melhor for o seu, melhor será sua reputação. Atenção: preocupe-se sempre com quais pessoas farão parte do seu conteúdo nas redes. A crise nem sempre começar por você. 

Por último, invista nos seus perfis. Compartilhe suas ideias. Seja autêntico. Fuja do BLÁ BLÁ BLÁ que define a conversação na Internet hoje. 

Leia também: Os 10 erros mais comumente cometidos por marcas e influenciadores

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.