Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

A narrativa por trás do lançamento da cantora Juliette

Hoje, às 21h, “A BONITA” vai se aventurar no mundo da música e lançar o seu primeiro EP. Sim, estou falando da ex-BBB Juliette Freire! Neste artigo vou comentar a estratégia que já alcançou o recorde absoluto de pré-saves da história da música digital no Brasil: até ontem, já eram 222 mil somente no Spotify. Somando todas as plataformas, já eram mais de 600 mil inscritos.

A gente meio que já se acostumou a ouvir falar de números gigantes e recordes quebrados em se tratando de Juliette. Então, vou focar aqui em algumas características que me chamaram a atenção na construção da narrativa de Juliette cantora no pós-Big Brother.

1. A madrinha Anitta

Assim que percebeu a possibilidade e viu o tamanho dos números, Anitta e sua produtora Rodamoinho não hesitaram e fecharam contrato para fazer a gestão da carreira de Juliette quando ela saísse do programa. A relação ficou tão íntima que a mãe de Juliette foi pra casa da Anitta e viu a final do BBB lá, com a família da artista.

Quando Juliette saiu da casa, falou com Anitta logo que chegou no quarto do hotel (por vídeo) e as duas trocaram mensagens públicas nas redes sociais. Começamos a entender ali que, sim, era verdade que a carreira musical de Juliette poderia se tornar realidade.

Juliette e Anitta

2. Lives juninas

Como uma forte representante do Nordeste no BBB e por causa das cantorias na casa, Juliette já saiu do programa convidada a fazer parcerias musicais de todos os tipos. A estratégia foi muito bem construída e ela foi “testada” em lives nos festejos juninos ao lado de grandes nomes da música como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Wesley Safadão e outros.

Ali notamos o quanto era viável a construção de uma carreira sólida e toda a comunicação mostrava o quanto os grandes nomes estavam orgulhosos de tê-la por perto. Gilberto Gil chegou a se emocionar e foi às lágrimas, um momento importantíssimo de espontaneidade que sedimentou passos muito importantes na caminhada da futura cantora.

3. A abertura do documentário de Juliette na Globoplay

A chegada do documentário “Você nunca esteve sozinha”, na Globoplay, também apresentou com muita força o lado cantora de Juliette. Já na abertura, o tema era cantado por ela mesma: a música “Disparada”, originalmente gravada por Jair Rodrigues e, depois, regravada por ícones nordestinos como Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho.

4. As parcerias musicais no doc

Aliás, o próprio documentário dedicou muitas cenas às parcerias musicais de Juliette com artistas cujas músicas ela costumava cantarolar dentro do Big Brother. De todos eles, ouviu muitos elogios, recebeu afagos e até convites para gravações futuras.

Com Solange Almeida, ela cantou “La Belle de Jour”, clássico de Alceu Valença. Com a banda Francisco, el Hombre, cantou o hit  “Triste, Louca ou Má”. Com Elba Ramalho, cantou “Deus me proteja”, música de Chico César. 

Com Maria Gadu, cantou uma música da própria cantora, chamada “Dona Cila”. A canção foi composta em homenagem à avó de Gadu, mas Juliette sempre a cantou para lembrar de sua irmã, que morreu muito jovem vítima de um AVC. Já com Duda Beat, cantou o hit “Bixinho”.

Juliette e Duda Beat

5. O tempo para estudar

Uma jogada de mestra, ainda dentro do documentário, foi mostrar como Juliette leva a sério sua tarefa, agora “missão”, de cantar. A todo tempo, os bastidores das lives no doc mostravam como ela estava nervosa e insegura, mas também se preparava intensamente para cada participação.

Um produtor foi contratado para acompanhá-la e ensaiar, aguçar seu instinto musical e prepará-la vocalmente para as canções que interpretaria. Num dado momento do documentário, ela deu o recado e avisou que ia parar para estudar, voltando a cantar apenas depois disso, quando estivesse mais segura. 

6. A participação de Juliette no Criança Esperança

O Criança Esperança foi a etapa derradeira para apresentar a cantora Juliette em seu primeiro “videoclipe”. Cantar “Anunciação” ao lado de Wesley Safadão ajudou a legitimar a nova carreira da maquiadora e advogada perante todo o país e criou a expectativa necessária ao anúncio que viria em seguida: o lançamento do primeiro EP, com seis canções, que serão liberadas hoje, às 21h.

Leia também: 8 curiosidades que podemos aprender com o Instagram de Juliette

Descubra: Dicas de conteúdos para as suas redes sociais

E aí? Preparados para conhecer este primeiro trabalho? Por aqui, torcemos para que tudo dê certo.

Boa sorte, Juliette!

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.