Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

7 dicas para dar um feedback eficaz

Na hora de dar um feedback, muitos gestores cometem erros que podem prejudicar a relação com o funcionário. Em muitas ocasiões, é possível evitar essa situação, basta seguir algumas dicas de como utilizar a comunicação clara para que o feedback seja eficaz. 

1. Demonstre interesse pela vida da pessoa fora do trabalho

Cultivar um relacionamento com o colaborador é uma base importante para que ele receba um feedback de forma mais positiva. Interesse-se pela vida do colaborador fora do ambiente de trabalho, mostrando que você o vê como um indivíduo. Faça perguntas sobre sua vida pessoal sempre que o encontrar, mostre um interesse genuíno. Mesmo que isso tome um pouco do seu tempo, a conexão que é estabelecida vale muito a pena. 

2.Fique atento aos pedidos de atenção

Eles podem vir de todas as formas: perguntas, gestos, olhar, toque. Dê atenção até aos pedidos mais sutis. Muitos de nós negligenciamos esses pedidos porque há uma tendência de dar menos atenção a deixas sociais de pessoas sobre as quais exercemos autoridade. Não se esqueça de que esse também é um passo para construir conexão com o colaborador. 

3. Elogie sempre que possível

Segundo Gottman e Joan DeClaire, em seu livro “Relacionamentos: 5 passos para uma vida mais feliz na família, no trabalho e no amor”, em uma relação bem-sucedida, a proporção entre interações positivas é 5:1. Sempre que possível, elogie o trabalho do seu colaborador e faça isso de forma sincera e com gratidão. Evite fazer um elogio para depois trazer um feedback negativo. Deixe cada um para seu momento. 

4. Prepare o cenário

De acordo com Ed Batista no livro “A  arte de dar feedback”, muitos líderes negligenciam o ambiente em que é dado o feedback ao colaborador. Em tempos de trabalho remoto, isso pode ser ainda mais agravado. 

Seguem algumas dicas que o autor dá para preparar o momento de feedback:

  • marque deliberadamente uma sessão de feedback: o começo ou o final do dia são momentos ideais, pois as pessoas estão menos envolvidas com as tarefas;
  • pense no tempo da conversa se ela correr bem, mas também se correr mal. Não dá para cortar a comunicação porque você tem outro compromisso;
  • escolha um lugar menos opressivo, como uma sala de reunião, um café ou até ao ar livre;
  • procure sentar próximo ao seu funcionário, no mesmo lado da mesa. 

5. Concentre-se em fatos e não em suposições

Essa é uma das bases da comunicação assertiva, que deve ser empregada na hora de dar um feedback. Um grande caminho a ser evitado é querer dar um feedback que não seja objetivo e provoque a sensação no outro de que você está sendo injusto. Segundo Ed Batista, o feedback “deve abordar objetivos e metas que vocês estabeleceram juntos no começo do ano”. 

6. Emoções podem ser positivas ou negativas na hora da conversa

Saber administrar as emoções faz diferença na hora do feedback. Nem 8 e nem 80. Coloque-as no lugar em que precisam estar. Você deve evitar uma conversa fria, mas também um papo extremamente emotivo pode provocar reações defensivas ou hostis. É importante identificar o quanto a outra pessoa está aberta às suas emoções e deixar fluir. 

7.Repita com periodicidade

Estabeleça uma cultura de feedback periódico em sua empresa. Não adianta achar que criar um momento de feedback uma vez por ano vai construir uma comunicação eficaz com seu colaborador. Estruture feedbacks periódicos (sugiro, pelo menos, duas vezes ao ano), mas também não se esqueça dos feedbacks diários ou sempre que surgir oportunidade. Você e seus colaboradores vão se acostumando com essa prática e você vai aperfeiçoando a sua técnica. 

É sobre conexão. Não se constrói uma cultura de pessoas em um ambiente de trabalho sem, de fato, encará-las como indivíduos e estar sempre atento às suas demandas e ao seu desempenho. 

Leia também: Quatro desafios da liderança pós-pandemia

Descubra: É preciso cuidar dos seus colaboradores na pandemia

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.