Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Há crises que vêm para o bem

Fuja de uma crise de imagem. Mas, se ela vier, use-a como uma plataforma que impulsione a sua reputação positivamente. O processo não é fácil. Ataques chegarão até você da mesma forma, mas ainda assim é possível dar a volta por cima e sair de uma crise com mais ganhos do que perdas. Alguns casos nos mostram isso.

Um bom exemplo de crise de imagem bem revertida envolve o grande ator e comediante Paulo Gustavo, que faleceu no dia 4 de maio de 2021. Semanas antes de lançar no cinema o filme “Minha Mãe é uma Peça 3”, vazou a informação de que não haveria beijo entre os dois homens que se casariam no longa. Uma grande crise foi gerada por conta disso. Muita gente achou que ele estava pecando em não exibir um beijo gay, ele mesmo sendo gay. 

Foto do filme Minha Mãe é uma peça 3

Essa crise fez com que a divulgação do filme fosse massiva e tornasse o “Minha Mãe é uma Peça 3” a maior bilheteria da história do cinema nacional, com R$ 143,9 milhões arrecadados. Além disso, os críticos que assistiram ao filme acharam a história tão linda, com uma mensagem de tolerância tão forte, que tornou o beijo dispensável.

Em 2007, aconteceu uma tragédia. O voo 3054 da Latam caiu e deixou 199 mortos. O Airbus A320-233 causou uma das maiores crises de imagem para uma marca daquela década. Mas o gerenciamento dessa crise foi eficaz e assertivo. Alguns dos passos foram: a Latam assumiu o seu erro, respondeu a imprensa com agilidade, deu todo suporte às famílias das vítimas e criou protocolos mais rigorosos de manutenção e checagem das suas aeronaves. Resultado? Ganhou a confiança do seu público e teve um aumento exponencial nos anos seguintes.

Madonna em show da The Confessions Tour

Outro caso de sucesso em gerenciamento de crise é o início da carreira de Madonna. Nos anos de 1990, a Rainha do Pop bateu de frente com o Papa e seus milhões de seguidores e se viu em um grande embate com a Igreja Católica, a maior religião do mundo. . Madonna foi oficialmente rejeitada pelas autoridades religiosas do Vaticano em três momentos: quando colocou fogo em uma cruz, no clipe de Like a Prayer, dos anos 1990, quando se masturbava no palco na turnê Blond Ambition e quando se crucificou no show Confessions, de 2006.

Mas essa crise constante fez da cantora uma antagonista às ideias da Igreja Católica e a consolidou com o público que a segue até hoje. Um grande exemplo de como as crises de imagens não são apenas terrenos minados. São também terrenos férteis. 

É difícil saber quando uma crise de imagem pode ser revertida. Geralmente é um processo longo e doloroso. Requer etapas muito bem construídas e cada crise tem suas peculiaridades, não existem padrões a serem seguidos. Existem estudos de casos que podem servir de base para nortear o gerenciamento, mas cada crise requer estratégias específicas.

Se você está passando por uma crise de imagem, tem acesso a uma audiência. Parte dela trará prejuízos. Outra parte te defenderá e outros serão apenas espectadores. Você precisa entender como se comunicar de forma eficiente com todos. E, fazendo o caminho correto, tendo paciência, consistência e honestidade, as chances de reverter a seu favor são muito grandes.

Nós, do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada, estamos à disposição para ajudá-lo neste processo. Entre em contato conosco. Vamos vencer essa crise juntos!

Descubra: Karol Conká: o que vem depois da crise?

Leia também: A mídia social do seu negócio não existe sem você

Bruno Aguiar é jornalista, gestor de crises de imagem e CEO do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.